Top Post

Maio/2018




15 . Mai . 2013

Cássio e a tal dinâmica da política (na Paraíba)

Em: Coluna

Certa vez, em entrevista concedida à TV Master, o senador Cássio Cunha Lima revelou que, logo após sua cassação, em fevereiro de 2009, muita gente de seu convívio enquanto governador da Paraíba passou a desprezá-lo, em decorrência daquela decisão da Justiça Eleitoral. Foi quando, então, ele decidiu ‘refugiar-se’ na Terra do Tio Sam.


De lá pra cá, passaram-se pouco mais de quatro anos e, como num toque de mágica, o cenário inverteu-se completamente. Considerado peça fundamental na vitória do governador Ricardo Coutinho em 2010, Cássio hoje é senador da República e figura política ‘bajulada’ até por quem tanto o desprezou e agrediu.

Antes de cassado, Cássio foi alvo de uma perseguição implacável por muita gente que hoje enxerga nele a única alternativa de apear o poder das mãos do governador Ricardo Coutinho.

O que se sabe nos bastidores do poder é que certas ‘figurinhas carimbadas’ da política e do jornalismo não fazem outra coisa durante o dia a não ser maquinar estratégias que posam ‘apimentar’ a relação entre Ricardo e Cássio. No fundo, o objetivo não é nem aguçar o temperamento dos dois líderes, mas sim atiçar os ‘exércitos’ que ambos comandam.

Um amigo alheio ao dia-a-dia da política, mas admirador declarado de Cássio, ao encontrar-me certo dia, desqualificou o comportamento de alguns políticos que antes “metiam o pau” no senador e que hoje vivem o “adulando”.

- Você que é metido em política me explique, por favor, como, de uma hora pra outra, gente como Manoel Júnior, Fernando Milanez, Vitalzinho, Trocolli Júnior, Anísio Maia, Frei Anastácio e até mesmo Maranhão passou a adular Cássio? Não era esse mesmo povo que vivia metendo o pau quando ele era governador? - questionou-me o amigo.

Sem me deixar responder, ele sacou outra pergunta em seguida:

- A agora como jornalista, me explique, por favor, por que aqueles caras que viviam criticando Cássio no rádio, na TV, no Jornal e nos blogs agora vivem enaltecendo o trabalho dele? Quer dizer que só agora esse povo descobriu que Cássio é a maior liderança política do nosso Estado?

- É a tal dinâmica da política - respondi ao amigo ‘cassista’ para em seguida mudar de assunto...

Rápidas & Diretas

- A ex-secretária de Saúde da Capital, Roseana Meira, não gostou nada de terem atribuído à gestão dela o surgimento da ‘fila do osso’ do Trauminha de Mangabeira.

- Por falar em Roseana, ela deve mesmo se candidatar a deputada estadual no próximo ano. Como a Coluna antecipou dias atrás, ela já anda arregimentado apoiadores.

- O vereador Djanilson da Fonseca, o popular ‘Faca Cega’ (PPS), está ‘bem na fita’ com os moradores do Jardim Cidade Universitária, em João Pessoa

- É que graças à persistência de ‘Faca Cega’, a Prefeitura iniciou a pavimentação da Rua Rejane Freire, uma das principais vias do Jardim Cidade Universitária.

- Pelo menos dois deputados estaduais do PEN devem deixar a legenda. Andam preocupados com a decisão do TRE-PB de negar ao partido acesso à propaganda eleitoral gratuita em 2014.

- Ainda sobre o PEN, informações dão conta de que o deputado estadual Ricardo Marcelo dificilmente vai se aventurar na disputa pela senatória em 2014. Deve concorrer a reeleição.

- O prefeito de Bayeux, Expedito Pereira (PSB), deve mesmo apoiar a candidatura da secretária Estela Bezerra (PSB) a deputada estadual no próximo ano.

- Quem também deve apoiar Estela é o ex-vereador Marquinho É 10 (PRB), que por pouco não venceu a disputa pela Prefeitura da cidade de Pitimbu, no ano passado.

- O vereador Zezinho Botafogo (PSB) bateu o martelo e decidiu concorrer a uma das cadeiras reservadas à Paraíba na Câmara dos Deputados.

A pergunta que não quer calar...
E se a tese levantada por alguns advogados prevalecer no âmbito da Justiça e o ex-prefeito Veneziano Vital do Rego ficar inelegível, quem será o candidato do PMDB ao Governo da Paraíba em 2014?

15 . Mai . 2013

Bianchi confia na sua estrela para eliminar o Corinthians

Em: Coluna

O Boca Juniors que o Corinthians vai enfrentar esta noite no Pacaembu é um time técnica e psicologicamente inferior àquele da final da Libertadores/2012, exceto por um detalhe: no banco de reservas, ao invés do bonachão Júlio Falcioni estará o sr. Carlos Bianchi, 64 anos, quatro vezes campeão Sul-americano e três vezes campeão Intercontinental.


O Boca atravessa talvez um dos piores momentos de toda a sua história. Está na antepenúltima colocação do Campeonato Argentino, sem ganhar um jogo há 11 rodadas, mas – como diz o jornal esportivo Olé de hoje – “Bianchi é Bianchi”. Na Libertadores, já cruzou sete vezes com times brasileiros e ganhou todas. Dos quatro títulos conquistados nesse torneio, três foram no Brasil.


Bianchi tenta mostrar respeito ao Corinthians e ao técnico Tite – a quem chama de “um ganhador” – mas acaba se traindo com frases do tipo: “Dá gosto jogar contra brasileiros”.


Além do mais, na opinião da mídia argentina, o jogo de hoje é o mais importante para Bianchi desde que assumiu o Boca Juniors, quatro meses e meio atrás.

12 . Mai . 2013

Sempre confiante

Em: Coluna

Apesar da queda de produção que o Botafogo apresentou no segundo turno do Campeonato Paraibano, o presidente Nelson Lira segue confiante na corrida pelo título da temporada. Admite que não vai ser fácil a disputa com os concorrentes na reta final, mas garante que o seu grupo de trabalho tem um poder de superação muito forte e que na hora mais importante vai mostrar isso para a sua calorosa torcida.


Nelson Lira está certo. Tem que pensar grande mesmo. Nada de desanimar, até porque formou um elenco que mostrou muitas qualidades no primeiro turno do Campeonato Paraibano. Caiu de produção no segundo turno, mas está voltando aos bons tempos. É por isso que Nelson Lira não esconde a sua confiança no trabalho que é coordenado pelo técnico Marcelo Vilar.


Eu só espero que Marcelo Vilar esteja aproveitando o tempo maior para treinar para consertar as falhas que o time vem apresentando no segundo turno. Na fase semifinal esse grupo tem que mostrar serviço mesmo, pois caso contrário vai perder a chance de disputar o título. Nelson Lira está marcando o grupo em cima, pois entende que o projeto que foi elaborado para 2013 precisa atender as expectativas do torcedor. Sendo assim, cabe ao técnico Marcelo Vilar fazer esse time jogar mais futebol na reta final da competição.

Em Cabedelo

Além da Circuito Paraibano Correios de Futsal, Cabedelo também vai sediar o Brasileiro de Luta de Braço. O secretário de esportes da cidade, Cristiano Zenaide, está empolgado nesse início de gestão.

Positivo

O diretor da Vila Olímpica Ronaldo Marinho, Antônio Meira Leal, está animado com as obras de recuperação daquele complexo esportivo. O campo de futebol começa a ganhar um novo formato e a grande expectativa está nareforma do parque aquático. Tudo indica que a Vila Olímpica vai se transformar num grande centro para a prática esportiva.

Negativo

Em cima de muitas dificuldades o Nacional de Patos está chegando ao final do Campeonato Paraibano. É que a diretoria mais uma vez contava com o apoio financeiro de alguns colaboradores da cidade, que infelizmente deixaram de cumprir com os compromissos assumidos. Para 2014 os dirigentes do time nacionalino prometem mudar essa realidade.

No Foco

O secretário adjunto de esportes de João Pessoa, Oscar Moura, prestigiou a fase final da Copa Paraíba de Futsal Nordeste, ao lado do prefeito Luciano Cartaxo e rasgou elogios a organização do evento.

Basquete

A Federação Paraibana de Basketball, através da sua diretoria técnica, definiu a Seleção Paraibana Sub-17 Feminina que disputará o Campeonato Brasileiro na cidade de Belém/PA no período de 28 deste mês até 1º de junho A fase de treinos para a competição começa esta semana em João Pessoa.

Copa Paraibana

A Copa Paraibana que é promovida pela Liga Paraibana de Futsal prossegue amanhã à noite, com mais uma rodada dupla na categoria sub-9. A partir das 19h15 jogam ACFC x AAPB e na principal ADRS x Associação Atlética PB. As duas partidas serão disputadas no Sindicato dos Bancários.

Fazendo Amigos

Depois do sucesso do Torneio Fazendo Amigos que abriu vagas para novos alunos para a Escolinha de Futsal, o presidente do Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar, Coronel Francisco de Assis, começa a planejar ações para movimentar todas as modalidades esportivas do clube. O objetivo maior é abrir mais espaços para a natação, hidroginástica, karatê, Krav Magá, Judô, futebol e natação. Uma reunião com todos os membros do setor de esportes vai definir a programação que será colocada em prática.
 

09 . Mai . 2013

Futsal talentoso

Em: Coluna

A Copa Paraíba de Futsal Nordeste atendeu as expectativas e a Paraíba mostrou que vive uma fase positiva nessa modalidade. Das seis categorias que foram disputadas este ano, o Benfica foi campeão no sub-8 e sub-9, enquanto que o Alice Coutinho de Campina Grande ganhou o título no sub-15. Foram três conquistas importantes e que só valorizaram o futsal paraibano em suas categorias de base.


O futsal pernambucano que veio para João Pessoa com Náutico, Santa Cruz e Sport, foi vencedor nas categorias sub-13 e sub-7 com o Clube Náutico Capibaribe, enquanto que o futsal cearense brilhou na categoria sub-11 com o Corpo de Bombeiros. É bom lembrar que Clube dos Oficiais, Cabo Branco e ADRS também chegaram à fase final, mas foram vice-campeões mostrando muitas qualidades.
 

O importante é que no contexto geral da Copa Paraíba de Futsal Nordeste os times da casa mostraram força e talento nas suas categorias de base. Quem acompanhou os três dias de competição, principalmente a fase final na Arena da Apcef, viu que a modalidade está em fase crescente, com técnicos mais qualificados e atletas com futuro promissor. Isso é bom e deve atrair mais patrocinadores para quem disputa jogos interestaduais.


Quem ficou satisfeito com tudo que viu foi o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, que prestigiou a fase final na Arena da Apcef. Elogiou e muito a organização e prometeu mais apoio. O presidente da Federação Paraibana de Futsal, João Bosco Crispim, também deixou a Arena da Apcef satisfeito com o nível dos jogos. Tudo isso significa dizer que valeu a iniciativa da Gesports Consultoria e Marketing Esportivo, do professor Rogério Velinho, que promete para o mês de outubro mais um grande evento .

Cabo Branco

O presidente do Cabo Branco, Antônio Toledo, ficou satisfeito com a campanha dos times que disputaram a Copa Paraíba de Futsal Nordeste e promete continuar apoiando a modalidade que também está em fase de crescimento no clube. Antes de deixar a Arena da Apcef no último domingo, com o título de vice-campeão na categoria sub-13, Antônio Toledo elogiou o trabalho da orgaização coordenado pelo professor Rogério Velinho.

Positivo

A Arena da Apcef-PB que sediou os jogos finais da Copa Paraíba de Futsal Nordeste foi alvo de muitos elogios, principalmente por parte das equipes que vieram de Recife, Fortaleza, Guarabira e Campina Grande. O ginásio tem uma qualidade dez. O presidente da Apcef-PB, Carlos Espínola, revela que a estrutura do equipamento é fruto do trabalho de toda a diretoria que pensa grande e com responsabilidade.

Negativo

E as figurinhas carimbadas que tentaram inviabilizar a realização da Copa Paraíba de Futsal Nordeste perderam mais uma. A competição foi um sucesso eo professor Rogério Velinho, coordenador geral só recebeu elogios de técnicos e dirigentes da maioria das equipes. Agora as figurinhas carimbadas terão que esperar para 2014, mas com a certeza de que o evento será bem melhor, pois a comissão organizadora vai trabalhar com mais tempo.

No Foco

O professor Rogério Velinho viajou para Belo Horizonte com a certeza do dever cumprido e muito satisfeito com o sucesso da Copa Paraíba de Futsal Nordeste. Apesar do pouco tempo que teve para organizar a competição, Rogério Velinho foi capaz de atedner bem as reivindicações dos clubes, contando com a experiência do professor Antônio Fernando (Mineiro) que foi o coordenador técnico da competição. A partir de agora Rogério Velinho começa a se planejar para promover a Taça Cidade João Pessoa de Futsal, no mês de outubro.

Kashima avança

Com três gols do atacante Marcelo e outro de Ricardinho, o Kashima goleou por 4 a 0 a equipe do Só Talentos e se classificou em primeiro lugar do grupo H para a próxima fase da Copa Paraíba Sub-15 de Futebol 2013, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer. A outra vaga ficou com o Vasco que venceu o Santos por 1 a 0. Santos e Só Talentos se despediram da competição. A diretoria do Kashima representada por Marcos Lima comemora a classificação.

Explicando

O fato de ter jogos programados pelo Campeonato Paraibano às segundas e quintas feiras, a Federação Parabana de Futebol diz que é para cumprir o que determina a Legislação devido ao intervalo entre um jogo e outro. Como em outros estados acontecem jogos decisivos no meio de semana a FPF acredita que o torcedor vai comparecer em grande número e lamenta não atender a realização aos domingos. É bom lembrar que o jogo final será num feriado, 30 de maio, dedicado Corpus Christi.

Clínica de Futebol

O professor Edivaldo Tacão, preparador físico do Sport de Recife, estará hoje à tarde, em João Pessoa, para divulgar a Clínica Internacional de Futebol que será realizada na capital pernambucana, na segunda quinzena deste mês. Tacão será recebido pelo presidente da Federação Paraibana de Beach Soccer, Ailton Cavalcante, que o acompanhará em visitas as instituições de ensino e veículos de comunicação. Os contatos podem ser feitos pelo telefone 8899 1743.
 

05 . Mai . 2013

A chance

Em: Coluna

O CSP tem tudo para se fortalecer ainda mais na briga por uma vaga na fase decisiva do Campeonato Paraibano se passar pelo Treze na partida de hoje, marcada para o estádio da Graça. Alguém pode até pensar diferente, mas não existe nada de impossível nessa possibilidade, pois o time comandado por Ramiro Sousa já mostrou que é bom e que merece muito mais na competição desse ano.


Como já superou adversários grandes e tradicionais no Campeonato Paraibano deste ano, se vencer o Treze não será nenhuma novidade. O CSP vive uma fase positiva na competição e precisa do resultado de hoje. Não vai ser fácil derrotar o Galo da Borborema, que já está garantido na fase decisiva, mas o CSP tem futebol para conquistar três pontos e acelerar o passo rumo à classificação para a fase seguinte do Paraibano.


Ramiro Sousa mostra mais uma vez que é um técnico de nível e que só precisa de condições de trabalho para mostrar suas qualidades. A diretoria do CSP aposta no projeto de Ramiro Sousa e com certeza não está arrependido. Independente do resultado no confronto diante do Treze, o CSP está em paz com a sua legião dos seus torcedores e com a certeza de que o trabalho está no rumo certo.

Fase final

O professor Rogério Velinho confirma para hoje, a partir das 8h00, na Arena da Apcef, a fase final da Copa Paraíba de Futsal Nordeste. Os jogos prometem reunir um bom público.

Positivo

O professor Jorge Carvalho, coordenador de educação física do IFPB, também deu um apoio significativo a realização da Copa Paraíba de Futsal Nordeste. Apesar de ser um profissional de grandes resultados no voleibol, Jorge Carvalho considera importante apoiar o esporte independente da modalidade. Ponto para o IFPB

Negativo

O estádio Amigão, em Campina Grande, estava lotado na partida em que o Flamengo derrotou o Campinense pela Copa do Brasil por 2x1. No entanto, foi divulgado um público com pouco mais de 16 mil pagantes. Sinceramente, no futebol da Paraíba continuam brincando com coisa séria. Alguém precisa mudar essa realidade.

No Foco

O presidente do Botafogo, Belson Lira, continua confiante na conquistado título e está cobrando mais futebol do time comandado por Marcelo Vilar. O caminho é esse e a torcida está empolgada.

Viva Praia

A Associação Viva Praia (AVP) completou um ano de fundação e o professor Roberto Lima está prometendo a realização de grandes eventos na temporada 2013. Participam da AVP atletas de vôlei de praia e futvôlei. A AVP funciona na praia de Tambaú com atividades nos sábados, domingos e feriados.

Cabo Branco

O professor Magno Cerqueira já retomou com força total as atividades da Escolinha de Futebol do Cabo Branco e destaca o apoio que recebe do presidente Antônio Toledo. Os interessados em participar dos treinos e jogos devem procurar a secretaria do clube que matricula alunos na faixa etária entre 5 e 15 anos.

Premiação

O secretário adjunto da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) Oscar Moura, vai representar o secretário de esportes de João Pessoa, Sérgio Meira, na cerimônia de premiação da Copa Paraíba de Futsal Nordeste, hoje de manhã, a partir das 8h00, na Arena da Apcef, no Altiplano Cabo Branco. Oscar Moura também tem incentivado e apoiado grandes eventos na gestão do prefeito Luciano Cartaxo, que quer o esporte de João Pessoa cada vez melhor. Isso é muito bom.
 

02 . Mai . 2013

Jornal Clarin vê o Corinthians de hoje como o Boca dos Velhos Tempos

Em: Coluna

Em artigo assinado por Waldemar Iglesias, o jornal Clarin, um dos mais tradicionais da Argentina, destacou a vitória do Boca Juniors sobre o Corinthians, ressaltando que o time de Buenos Aires “encontrou uma razão para voltar a sentir se Boca. Foi com esses mandamentos que ele atingiu o mais alto patamar da América. Lutou cada minuto como se fosse o último. E vai viajar para o Brasil com uma diferença escassa, é verdade, mas o suficiente para sonhar com a Libertadores, conviver que a rica história que, em grande parte, foi escrita com o golpe de Carlos Bianchi.


Mas o jornal fez altos elogios ao time brasileiro: “O Corinthians hoje se assemelha a Boca de ontem. Tem algumas particularidades do velho Boca ganhador de tudo nas Américas. Sabe como gerenciar todos os momentos, equilibra o jogo, mesmo em um território hostil como a Bombonera. E o campeão do mundo poderia ter empatado se o chute de Paolo Guerrero não tivesse acertado o poste. Mesmo apesar da expulsão de Ledesma, a sorte, ex-aliada parece que voltou a acompanhar Boca novamente. Como nos bons velhos tempos”.

01 . Mai . 2013

Nada de impossível

Em: Coluna

Se o Botafogo foi capaz de derrotar o Flamengo com todas as suas estrelas em pleno Maracanã, na década de 80, o Campinense que vive uma grande fase pode muito bem vencer o time carioca hoje à noite, no Amigão pela Copa do Brasil. Nada de anormal, pois no futebol tudo é possível e só exige disciplina tática para que os resultados aconteçam com naturalidade.


Depois da conquista da Copa do Nordeste com uma bela campanha, o Campinense caiu de produção no segundo turno do Campeonato Paraibano, mas driblou as adversidades e está liderando a competição. Isso significa dizer que o time pode complicar a vida do Flamengo hoje à noite, até porque o time carioca está vivendo um ambiente muito conturbado, com pouco futebol e a diretoria sem respaldo financeiro para investir nas grandes contratações. Pelo menos foi o que se viu após o fracasso no Campeonato Carioca deste ano.


Cabe ao Campinense se impor em campo, jogar o seu verdadeiro futebol e encarar o Flamengo com respeito e naturalidade. O caminho é esse e se for disciplinado em campo vai avançar sim na Copa do Brasil. O momento da Raposa é muito bom e ao seu lado estará a sua grande torcida que promete lotar o Amigão e proporcionar uma grande festa.


E por falar em torcida é importante que todos os paraibanos formem uma corrente verdadeira e forte nesse confronto de hoje à noite, para que o Campinense saia de campo com um resultado positivo. É o futebol da Paraíba que está em jogo e todas as torcidas devem se unir para que o Campinense possa fazer bonito na Copa do Brasil, como fez na Copa do Nordeste. Tudo é possível sim. Basta ter fé e priorizar a responsabilidade.

Circuito dos Correios

O presidente da Federação Paraibana de Futsal, João Bosco Crispim, marcou para os dias 18 e 19 de abril a abertura oficial do Circuito Paraibano Correios de Futsal. No sábado começam os jogos na categoria sub-13 e no domingo na categoria sub-15. As disputas serão realizadas no ginásio de esportes de Cabedelo. A fase final das duas competições está programada para o dia 25. João Bosco Crispim disse que os dois eventos têm como meta fortalecer a base do futsal paraibano.

Positivo

Foi muito bom o saldo da primeira rodada da Copa de Futebol de Seleções de Bairros, encerrada no último domingo. O secretário de esportes de João Pessoa, Sérgio Meira, só manifesta otimismo e destaca o empenho da equipe da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) em todos os jogos que aconteceram. Hoje de manhã tem mais e o futebol amador de João Pessoa está em alta.

Negativo

O Auto Esporte está mesmo descendo a ladeira nessa reta final do segundo turno do Campeonato Paraibano. Domingo passado o time foi massacrado pelo Campinense no estádio Amigão. Aquele torcedor que tanta festa fez no início dessa segunda fase do Paraibano, agora é só tristeza, saudade e dor. De repente o time automobilista deixou de lado o seu bom futebol. Agora luta desesperadamente para não cair para as últimas colocações.

No Foco

O professor Kleber Medeiros está entusiasmado com o crescimento do polo aquático na Paraíba, após alguns anos de poucas atividades. Ele espera que as escolas de João Pessoa incentivem mais a prática dessa modalidade, que está com atividades na Vila Olímpica Ronaldo Marinho e no Cabo Branco. Sábado passado, Kleber Medeiros vibrou com a realização do Campeonato Paraibano, que também contou com a participação de clubes do Rio Grande do Norte e Perrnambuco.

Botafogo no futsal

O time de futsal feminino do Botafogo conquistou um bom resultado no último domingo diante River Plate, em amistoso que aconteceu no Ginásio do Sesc, em Guarabira. O placar final foi 4 a 1 para o elenco botafoguense. Os gols do Botafogo foram marcados por Raiane (3) e Juliana. O pensamento da comissão técnica é acertar mais alguns jogos antes da bola rolar no Paraibano de Futsal. Paola Lacerda foi um dos destaques do time em Guarabira.

Escolinha do COPM

No próximo sábado a Escolinha de Futebol do Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar da Paraíba vai viver uma manhã especial, com o tradicional jogo entre Mães e Alunos. Essa partida de confraternização começa a partir das 8h00, dentro das comemorações antecipadas do Dia das Mães. Antes do jogo os alunos participarão de uma aula de fundamentos que vai começar as 7h00, para todas as categorias. Depois acontece a grande confraternização.

Apcef-PB

O presidente da Apcef-PB, Carlos Espínola, está animado com a fase de preparação das equipes que participarão dos Jogos das Apcefs que acontecerão no mês de agosto, em Teresina-PI. Ainda esta semana, Carlos Espínola vai se reunir com toda a sua diretoria para traçar a programação de viagem . O objetivo é superar os resultados que foram acumulados o ano passado em todas as modalidades. O clima é bom e ninguém relaxa nos treinos na  Apcef-PB.