Top Post

Maio/2016




17 . Mai . 2016

Atocharam

Em: Coluna

O momento é histórico, mas gera tristeza e grande. Do professor Jailton Miranda recebo a informação que o Bradesco está enviando um boleto bancário no valor de R$1.985,00, para o condutor que quiser ficar com a réplica da Tocha Olímpica. Sinceramente, é um absurdo e uma falta de respeito a quem tanto fez e faz pelo esporte em todas as suas dimensões.

Técnicos, dirigentes, atletas e os demais condutores escolhidos para a festa olímpica bem que queriam ficar com a réplica da tocha, mas quem não tiver dinheiro vai ficar na vontade e continuar trabalhando em cima de muito sacrifício quando for convocado para representar a marca do seu estado numa competição esportiva.

Sinceramente, até hoje não entendi porque pouco se faz pelo esporte e para quem faz esporte. A falta de valorização para a maioria dos técnicos, dirigentes e atletas é uma coisa fora do comum. Apesar das grandes conquistas, são tímidos os incentivos que aparecem. E quando surge uma festa como esta, da condução da tocha, logo vem um cobrança exorbitante aos seus condutores.

A cobrança é um absurdo e mesmo que a arrecadação ou parte dela seja destinada a uma ou mais ação social, os condutores não deveriam pagar tão alto, quando se sabe que as empresas patrocinadoras estão faturando alto com seus produtos. E os valores dos condutores pelas suas conquistas? Lamentável.

15 . Mai . 2016

Sem futebol

Em: Coluna

Um domingo sem futebol na Paraíba. É uma tristeza quase que geral. Culpa de um calendário mal elaborado e que contou com a conivência dos clubes, que sempre reclamam depois que estão no prejuízo. A cada dia o futebol profissional paraibano se torna mais amador, para o desespero geral daqueles que carregam essa paixão no peito.

A fase semifinal tinha tudo para ter sequencia na última sexta-feira, mesmo fora de época, mas uma nova decisão do STJD acabou anulando tudo, mais uma vez para a felicidade geral do Treze, que continua acusando o Campinense de se encontrar irregular na competição e quer a vaga para a semifinal.

O julgamento está programado para quinta-feira, lá no Rio de Janeiro. Tudo indica que sai a decisão para que a bola possa rolar e se defina o outro finalista do Campeonato Paraibano, pois o Botafogo está só na espera. Parece brincadeira, mas no futebol paraibano tudo é possível.

Infelizmente faz tempo que se vive essa realidade na Paraíba. São poucos que levam o futebol a sério. Muitos culpam a Federação Paraibana de Futebol e com razões. Mas os clubes têm culpa no cartório, pois não se planejam e balançam muito a cabeça em decisões importantes. É lamentável.

Desculpas

Nosso objetivo é sempre deixar o leitor bem informado. Mas na edição de sexta-feira do Correio da Paraíba, erramos por conta da falta de compromisso da FPF, que toma decisões sem medir consequências. A entidade marcou Campinense x CSP para sexta-feira, mas no silêncio da noite mudou de opinião e a decisão oficial saiu n sexta de manhã, cancelando o jogo.

Positivo

O presidente da Federação Paraibana de Beach Soccer, Ailton Cavalcanti, é só otimismo para a cerimônia de abertura da Taça Integração Nordeste, que começa na próxima sexta-feira, em Mamanguape. Ailton Cavalcante destaca o apoio que recebe da Prefeitura de Mamanguape, Cachaça Bandeira Branca e do empresário Fábio Fernandes.O evento promete ser um dos melhores dos últimos anos.

Negativo

Ainda com relação a esta bagunça que impera no futebol paraibano, o presidente da Federação Paraibana de Futebol, Amadeu Rodrigues, precisa reunir a sua diretoria com a máxima urgência e definir regras para divulgar as informações. Tem umas figurinhas carimbadas querendo passar por cima da assessoria de comunicação e só tem atrapalhado a gestão. Sinceramente, não tem assessor de imprensa que trabalhe neste clima.

Clube dos Oficiais

A diretoria do Clube dos Oficiais está trabalhando com o objetivo de abrir novos horários em diversas modalidades com preços promocionais. O presidente do COPM-BM, o Coronel Francisco de Assis, se reúne com os assessores na próxima semana para divulgar toda a programação. As vagas vão atender sócios e não sócios.

No Foco

O presidente da Apcef-PB, Carlos Espínola, confirmou para o próximo dia 5, a realização da Corrida Fenae do Pessoal da Caixa. O percurso será de 5km e os interessados nas inscrições podem ligar para 3226 3105 e 98844 6859.

Visita

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, fez uma visita na tarde de terça-feira a Academia da Saúde do Geisel. O espaço é nota dez e tem proporcionado vida saudável para quem participa das atividades. O equipamento funciona das 5h30 às 10h00 e das 15h às 19h30 com modalidades diversas para todas as idades.

13 . Mai . 2016

STJD faz a FPF cancelar jogo entre Campinense x CSP e julgamento do Tribunal Pleno não terá sequência

Em: Paraibano
A Federação Paraibana de Futebol fez muito mistério, mas no final da tarde de quinta-feira, marcou a primeira partida da fase semifinal do Campeonato Paraibano entre Campinense e CSP para esta sexta-feira, no Amigão, mas de nada valeu.

De forma surpreendente e no silêncio da noite, a FPF foi obrigada a acatar mais uma decisão do STJD, que depois de receber novas denúncias sobre as confusões e divergências durante a reunião do Tribunal Pleno na última quarta-feira, decidiu cancelar o jogo e a sequencia do julgamento.

A sessão extraordinária para dar sequencia com a ação de julgamento do mérito do Treze contra o Campinense, depois que a auditora Graça Almeida pediu vistas do processo, também não mais acontecerá no dia de hoje, por decisão do STJD que acatou denúncias de irregularidades durante a reunião em que o Campinense já vencia por 5x0. Agora caberá ao Pleno do STJD a responsabilidade de decidir quem está com a razão.
13 . Mai . 2016

Bagunça geral

Em: Coluna

Acreditar em quem? Sinceramente, aumentou de forma considerável a bagunça no futebol profissional da Paraíba, que está cada vez mais amador. Tudo é feito e decidido sem medir consequências. É uma brincadeira sem fim e que só prejudica a imagem do pobre futebol, que está cada vez mais distante de um dia chegar a Série A.

Até às 19h00 de ontem, estava tudo acertado para acontecer à partida entre Campinense e CSP pela fase semifinal do Campeonato Paraibano. Tudo certo mesmo, inclusive com o aval do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. E foi no silêncio da noite que tudo mudou e o jogo não vai mais acontecerá nesta sexta-feira.

E depois de criada nova polêmica por conta de irregularidades no andamento da reunião do Tribunal Pleno, também não vai acontecer a sequencia da reunião que estava programada para hoje. Agora a bagunça é generalizada e quem apostar no final feliz do Campeonato Paraibano pode acumular um grande prejuízo.

Por conta dos horários de fechamento, os jornais estão anunciando hoje o jogo entre Campinense e CSP e mais a continuação do julgamento. Repito que nada vai acontecer por decisão do STJD, que agora assume a responsabilidade do julgamento, onde o Treze aponta o Campinense com irregularidades e cobra a vaga na semifinal. A decisão só mostra que o nosso futebol está cada vez mais pobre. Um dia termina este Campeonato Paraibano de 2016.

12 . Mai . 2016

Belo resultado

Em: Coluna

Começar a segunda fase da Copa do Brasil com um resultado positivo fora de casa era tudo que o Botafogo queria. E o sonho se tornou realidade. Na noite de quarta-feira, no Estádio Albertão, em Teresina, o time comandado por Itamar Schülle venceu o River-PI por 1x0 e fez a sua torcida sorrir.

Além de ter conquistado um expressivo resultado, o Botafogo acabou com um tabu que lhe incomodava. Depois de quatro jogos contra o River-PI, com três derrotas e um empate, o time botafoguense acabou com o jejum e ganhou mais motivação para o jogo da volta.

E com a bela vitória o Botafogo vai jogar pelo empate no jogo de volta, marcado para a próxima quarta-feira, no Almeidão, para chegar pela primeira vez em sua história a terceira fase da Copa do Brasil. Eis um bom motivo para lotar o campo e empurrar o time botafoguense para cima do River.

O momento é bom e o Botafogo cresce no momento certo. Tem a final do Campeonato Paraibano pela frente, tem a chance de avançar para a terceira fase da Copa do Brasil e por fim vem o Brasileiro da Série C. A torcida está em festa e com certeza fará a diferença a partir da próxima quarta-feira, no Almeidão.

11 . Mai . 2016

Tem chance

Em: Coluna

Apesar do retrospecto ruim contra o River-PI, o Botafogo viajou confiante para começar a segunda fase da Copa do Brasil fora de casa. O técnico Itamar Schülle pede muita cautela ao seu elenco, pois entende que o adversário vai querer fazer o resultado em casa, mas aposta no poder da superação do seu grupo para retornar com um resultado positivo.

Como fez uma campanha negativa na Copa do Nordeste, o Botafogo está precisando fazer as pazes com a sua torcida na Copa do Brasil, já que no Campeonato Paraibano está de bem como a vida, só aguardando o seu adversário da decisão. Itamar Schülle também sabe que deve uma satisfação à torcida e por isso mesmo cobra muito empenho dos seus comandados.

E como vai jogar fora de casa e contra um adversário bem conhecido, o técnico Itamar Schülle está certo em pedir cautela, pois até um empate será bom para o seu time, que vai decidir a vaga no Almeidão. Cabe ao time se aplicar em campo, esquecer o bom momento no Campeonato Paraibano e tentar avançar na Copa do Brasil.

Acredito que com a motivação que ganhou domingo passado, o Botafogo vai atingir seu objetivo contra o River, em Teresina. Basta marcar forte e ser aplicado nos contra-ataques para acabar com o poderio do adversário. Todo cuidado é pouco. Como conhece bem o adversário, Itamar Schülle tem como aplicar o melhor para conquistar um resultado positivo.

09 . Mai . 2016

Comemorando

Em: Coluna

Mais uma vez o Botafogo fez o seu dever de casa sem maiores problemas. Precisava vencer o Sousa e venceu, para a alegria dos torcedores que foram ao estádio Almeidão. Foi uma vitória tranquila e valorizada pelo Dinossauro do Sertão, que também sonhava com vaga na fase final do Campeonato Paraibano.

Além de ter conquistado uma vaga na final do Campeonato Paraibano, o Botafogo também se garantiu na Copa do Brasil e Copa do Nordeste do próximo ano. São motivos para comemorar? Sim. Agora também precisa se planejar melhor para evitar os erros que fora cometidos este ano, principalmente na Copa do Nordeste, onde o time comandado por Itamar Schülle foi uma decepção.

Agora que está na final do Campeonato Paraibano, o Botafogo só vai esperar pelo fim da confusão que está em evidência no tapetão. O Treze acusa o Campinense de irregularidades e quer a vaga para a semifinal. A Raposa diz que está tudo certo. Agora cabe uma decisão no tapetão para saber quem vai disputar a semifinal e disputar o título do Paraibano.

Enquanto a confusão rola, o Botafogo concentra as atenções no River, em jogo com validade pela Copa do Brasil. O elenco de Itamar Schülle está motivado e isso anima a torcida para o novo desafio. O pensamento é anaçar na Copa do Brasil, mesmo sabendo que não vai ser nada fácil, até porque o adversário tem um retrospecto positivo em cima dos botafoguenses.

 

Luto

Depois de encerrar a carreira como jogador de futebol profissional, o atacante Ary emprestou a sua experiência a Escolinha do Santos, coordenada por Francisco de Assis(Didi). Era querido por tudo e por todos. Faleceu no último domingo e deixa saudades.

+ Positivo

O presidente do Conselho Deliberativo do Botafogo, Nelson Lira, comemora e com razão a classificação do time comandado por Itamar Schülle para a fase final do Campeonato Paraibano. Para Nelson Lira o Botafogo ganhou mais motivação após a vitória sobre o Sousa e se fortaleceu no momento certo. Agora resta saber quem será o adversário dos botafoguenses na decisão. Campinense e Treze aguardam o resultado no tapetão e o CSP tem vaga na semifinal.

- Negativo

A diretoria do Campinense adotou o silêncio antes da reunião que foi marcada para hoje, no Tribunal Pleno. A confusão é grande e ninguém se entende. Os diretores da Raposa garantem que o clube está regularizado, mas até ontem não tinha apresentado nenhuma prova concreta, o que gera muita desconfiança nos meios esportivos. Na reunião de hoje, a defesa promete acabar com todo este mistério para fazer a torcida sorrir. Será verdade?.

Mais futebol

Além da Escolinha de Futebol, com alunos na faixa etária entre 5 e 13 anos, o Clube dos Oficiais também terá suas equipes competitivas no Futebol de 7. A programação está sendo elaborada e será divulgada até o final do mês. O campo recebeu um novo gramado e toda a estrutura foi fortalecida para atender bem a garotada.

No foco

O presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, considerou positiva a participação do time no Campeonato Paraibano deste ano. Aldeone dispensou o elenco, mas confiante de que poderá convocar a maioria se for para a Série D.

Na Gerência de Desporto Escolar da Secretaria de Estado da Educação, o professor José Geraldo trabalha com a sua equipe para realização da edição 2016 dos Jogos das Escolas Estaduais. O calendário será divulgado ainda nesta primeira quinzena de maio. A competição  tem tudo para começar em junho e em grande estilo.

07 . Mai . 2016

Lucrando

Em: Coluna

Levando em consideração o investimento feito pelos clubes que estão na fase semifinal do Paraibano, o CSP está no lucro. Foi quem gastou menos e agora chega forte na briga por uma vaga na final da competição. Pode superar o Campinense ou qualquer outro adversário? Claro que sim. O futebol continua sendo imprevisível e o time comandado por Tazinho ganhou mais motivação após garantir a classificação.

Não foi por acaso que Francisco Diá poupou alguns titulares na partida da quinta-feira, contra o Cruzeiro pela Copa do Brasil. Pensou muito bem. A Raposa vem numa maratona muito forte nesta temporada e não vai ter moleza contra o CSP, se a partida for confirmada para amanhã.

Entre os quatro melhores da Paraíba, inclusive superando o Treze, o CSP é só alegria para esta fase semifinal do Paraibano. O técnico Tazinho conhece muito bem o seu adversário e com certeza vai marcar forte para manter a sua vantagem de jogar por dois resultados iguais,  até porque a decisão será no Almeidão. O momento é bom e o Tigre quer se aproveitar para continuar brilhando.

 

Clube dos Oficiais

Na terça-feira, o presidente do Clube dos Oficiais, Coronel Francisco de Assis, se reúne com os seus assessores para discutir a programação do futebol. O campo está recebendo um novo gramado e está quase pronto para os jogos dos Oficiais, a Escolinha de Futebol e o Futebol 7. Aguardem.

Positivo

Além de ter colaborado e muito com o sucesso da Copa Paraíba de Futsal Nordeste, o presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal da Paraíba (Apcef-PB), Carlos Espínola, comemora o bom momento dos times de futsal. Foi campeão nas categorias sub 8 e sub-10 e vice-campeão no sub-9. Carlos Espínola promete continuar apoiando o esporte e destaca a participação dos pais nos principais eventos desta temporada.

Negativo

Além de ter colaborado e muito com o sucesso da Copa Paraíba de Futsal Nordeste, o presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal da Paraíba (Apcef-PB), Carlos Espínola, comemora o bom momento dos times de futsal. Foi campeão nas categorias sub 8 e sub-10 e vice-campeão no sub-9. Carlos Espínola promete continuar apoiando o esporte e destaca a participação dos pais nos principais eventos desta temporada.

No Foco

Com relação a corrida pelo título do Campeonato Paraibano, Nelson Lira acredita que o Botafogo avança, mesmo respeitando o Sousa nesta fase semfinal. Nelson Lira quer a torcida lotando o Almeidão, amanhã.

Nelson Lira

O presidente do Conselho Deliberativo do Botafogo, Nelson Lira, comemora. A polêmcia sobre quem está regular ou não no Campeonato Paraibano não preocupa. Foi na gestão de Nelson Lira e contando com a competência do conselheiro Raimundo Nóbrega, que o time se tornou viável no campo administrativo.

Futsal campeão

Muito bom o nível técnico do time sub-12 do Clube dos Oficiais. Na partida final da Copa Paraíba de Futsal Nordeste, quando conquistou o título de campeão em cima do ECMP, o time comandado por Leucinho esbanjou categoria do primeiro ao último minuto do jogo. O futuro do grupo é promissor e o professor Leucinho comemora.

05 . Mai . 2016

Muito estranho

Em: Coluna

Parece que o Campinense não está muito interessado na Copa do Brasil não. Além de poupar alguns titulares no compromisso de hoje, em Belo Horizonte, contra o Cruzeiro pouco se fala em avançar na competição, o que é de se estranhar, pois mesmo fazendo bonito na temporada, o time ainda não ganhou nada.

Não sei o que passa pela cabeça do técnico Francisco Diá, mas é muito confusa essa ideia de poupar alguns titulares no jogo contra o Cruzeiro, que será um adversário bem mais exigente diante da sua torcida. Mas como cabe ao treinador escalar quem ele considera importante, deixa pra lá.

Eu só espero e a torcida também, que o Campinense não decepcione neste jogo da volta. O Cruzeiro mostrou no primeiro confronto que não está com a bola toda e basta o elenco de Francisco Diá acertar mais na pontaria, para fazer a festa da torcida, mesmo a distância.

Alguém me disse que o Campinense está mais preocupado com o CSP, adversário do próximo domingo, do que com a Copa do Brasil. Com certeza será uma partida difícil, até porque o Tigre ganhou força com a classificação. Todo cuidado é pouco, claro, mas o Cruzeiro não pode sair do foco.

02 . Mai . 2016

Paciência

Em: Coluna

Ninguém pode reclamar nada do Campinense. Do primeiro ao último jogo da Copa do Nordeste o time foi guerreiro e só não chegou ao sonhado bicampeonato por circunstâncias normais do futebol. O torcedor mais exigente e apaixonado queria mais. Só que é preciso deixar o coração de lado e cobrar pela razão.

Agora cabe ao Campinense concentrar atenções nos futuros desafios. Ainda tem Campeonato Paraibano e Copa do Brasil pela frente e a torcida quer resultados. O técnico Francisco Diá sabe disso. Se a Copa do Nordeste é passado, deixa pra lá. O importante é pensar no aqui e agora, como diz o coach Juniere Medeiros.

No campo financeiro o saldo é positivo. O Campinense ganhou um bom dinheiro e tem tudo para terminar o ano com os seus compromissos em dia e já planejar 2017 sem maiores problemas, inclusive com a formação de um elenco de mais qualidade, sem desmerecer o grupo que está brilhando nesta temporada.

Ao torcedor resta continuar acreditando que dias melhores virão. O time tem qualidade, está motivado e as pequenas falhas podem ser superadas sem maiores problemas. O técnico Francisco Diá está tranquilo, pois sabe que o elenco rendeu bem. Agora é esperar pelos futuros desafios.

Solidariedade

A Associação Paraibana dos Cronistas Esportivos (APBCE) se solidariza com os repórteres João da Paz, Tony Castanha e Adalberto Alves (de Campina Grande), que foram impedidos pela CBF de trabalhar na final da Copa do Nordeste, mesmo tendo liminar da Justiça.

+ Positivo

A diretoria do Cabo Branco realizou mais uma manhã de esporte e lazer no último domingo e reuniu um bom número de associados. Gilberto Ruy que está no comando da comissão administrativa do clube, ficou satisfeito com a presença dos sócios e convidados que estão querendo colaborar com o crescimento administrativo do Cabo Branco. O evento foi bom e já existe a proposta de repetí-lo no início do segundo semestre. O caminho é esse.

- Negativo

Fica cada vez mais difícil de entender o que passa na cabeça dos dirigentes (com raras exceções) que fazem futebol na Paraíba. A maioria gosta de tratar mal os repórteres que  cobrem o clube. Ontem foi a vez de William Simões, do Campinenseria. Ao ser indagado pela repórter, Geovanna Teixeira,  sobre a denúncia do Treze, disse que não falaria sobre o assunto e desligou o telefone de forma deselegante. Será que Geovanna é culpada por possíveis erros da Raposa?.

Jampa Basquete

E vem aí o Jampa Basquete, que promete agitar a modalidade em João Pessoa e em nível nacional. O projeto está formatado e deve ser apresentado a imprensa até o final da próxima semana. Além do trabalho de base, o Jampa Basquete também estará em ação nas principais competições nacionais. Aguardem.

No foco

O secretário de esportes de João Pessoa, Edmilson Alves, trabalha em silêncio, mas promete novidades para a próxima semana, com base em algumas parcerias que estão sendo fechadas. Vai ganhar o esporte da capital paraibana.