Top Post

Janeiro/2016




01 . Jan . 2017

Que venha 2017

Em: Coluna

Nunca se ouviu falar tanto em crise como em 2016. Os desmandos na política e na economia acabaram atrapalhando a vida de quem faz esporte por amor. Os pequenos centros foram os que sofreram mais, pois o dinheiro desapareceu e com isso faltou patrocínio para os eventos. Os atletas também pagaram caro, já que sem apoio ficou difícil de cumprir o calendário nacional.

A Paraíba também sofreu com a crise que se instalou em 2016, pois quem dependeu da força de patrocinador ficou impossibilitado de cumprir o que planejou. Os atletas foram os mais prejudicados, assim como os técnicos que trabalharam em cima de um calendário nacional e pouco se cumpriu ao longo do ano por conta dos cortes das verbas destinadas ao esporte.

Mesmo com crise e com cortes de verbas, a Paraíba ainda conquista importantes resultados no futsal, na natação, na luta olímpica, na musculação, no judô e no karatê interestilos. Atletas e técnicos foram guerreiros na superação dos obstáculos na busca dos ideais. Os paratletas também acumularam prejuízos, mas brilharam. E assim estamos chegando ao final do ano, mais uma vez com a esperança de que melhores dias virão.

Eu acredito que o melhor remédio para a crise é trabalhar. Ouvi isso numa mesa de amigos no Picuí Praia e é verdade. Por isso mesmo vamos refletir sobre 2016, buscar saídas, planejar e trabalhar mais. Tenho certeza que assim 2017 será bem melhor. É preciso ter fé sim, e acreditar que tudo é força e só Deus é poder. Que venha um ano novo com paz, saúde e melhores dias para o esporte paraibano.

Feliz Ano Novo

Aos amigos de fé, verdadeiros e que amam fazer o bem, um Feliz Ano Novo. Obrigado por todas as mensagens recebidas. Que em 2017, Deus possa iluminar a nossa caminhada, fazendo o bem sem olhar a quem. Paz, saúde e prosperidade para toda a Legião do Bem.

POSITIVO

O presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, está feliz com o lançamento do novo material para a temporada 2017. A procura é boa e motiva a diretoria para o ano novo, contando com a força dos patrocinadores e o apoio dos torcedores. O Sousa vem se organizando em cima de um planejamento inteligente e promete fazer a diferença quando a bola rolar. Aldeone Abrantes é só otimismo com a sua diretoria.

NEGATIVO 

E as figurinhas carimbadas que trabalham contra o esporte e têm inveja de quem zela pela transparência e responsabilidade, estão terminando o ano navegando no mar das lamentações, pois ficaram no prejuízo quando tentaram fazer o mal. Perderam tempo, espaço e a credibilidade já desgastada por faltarem com a verdade. Em 2017, a maioria vai sair de cena, com certeza.

Apcef-PB

Ontemn noite, teve réveillon na sede da Apcef-PB, no Altiplano Cabo Branco. Mas antes de entrar no clima de festa, o presidente da entidade, Carlos Espínola, discutiu com os seus diretores, ações que serão colocadas em prática nas sedes de Patos e Campina Grande. Vem novidades por aí.

NO FOCO

Giovana Campos, atleta do Clube dos Oficiais, fecha 2016 em primeiro lugar no ranking nacional nos nados costa e borboleta. Para a temporada 2017, essa garota de 8 anos promete novas conquistas. Ponto para o COPM-BM.

DESTAQUE

No Brasileiro Máster de Voleibol de Praia, realizado em Saquarema-RJ, destaque para a dupla paraibana Alexandre Guimarães/Zeno Firmino, que conquistou o título nacional, na categoria de 59 +. Esta competição reúne os jogadores de voleibol máster representantes de todos os estados do Brasil. Parabéns para a dupla.

31 . Jan . 2016

De virada, Auto Esporte estreia com vitoria no Campeonato Paraibano

Em: Paraibano

Quem começou bem o primeiro turno do Campeonato Paraibano foi o Auto Esporte. Depois de perder todo o primeiro tempo por 1x0, o time mostrou muita superação para vencer o jogo por 2x1, em partida realizada na tarde deste sábado, no estádio Almeidão, em João Pessoa. Os gols da vitporia do time automobilista foram marcados por Isac e Ricardinho, enquanto que Átila descontou para o Atlético.

No estádio Amigão, em Campina Grande, o Campinense Clube, atual campeão paraibano, fez a sua torcida sorrir com a vitória de 2x1 sobre o CSP, no primeiro confronto oficial da temporada 2016. Os gols da Raposa foram marcados por Joécio e Rodrigão. Para o CSP descontou foi Fábio.

Estreando fora de casa com o seu novo time comandado pelo técnico Itamar Schülle, o Botafogo não foi feliz e acabou no empate sem gols com o Paraíba, em jogo realizado no estádio Perpetão, em Cajazeiras. Apesar de ter criado algumas situações, o Botafogo voltou a pecar no seu poder de finalização.

Fechando a primeira rodada do primeiro turno do Campeonato Paraibano,  no estádio José Cavalcante, em Patos, Esporte e Sousa ficaram no empate em 1x1. O gol do Esporte foi marcado por Everton Deda e  Rodrigo.

Isac, Ricardinho (Au), Átila (At)

 

30 . Jan . 2016

Campeonato Paraibano começa neste sábado com quatro jogos

Em: Paraibano
Warley é uma das novidades do time do Botafogo para as disputas do Campeonato Paraibano

Warley é uma das novidades do time do Botafogo para as disputas do Campeonato Paraibano

Acabou o clima de temporada. A partir deste sábado começa a edição 2016 do Campeonato Paraibano, que vai reunir dez equipes - Botafogo, Auto Esporte, Santa Cruz, CSP, Treze, Campinense, Esporte, Sousa, Paraíba e Atlético de Cajazeiras - na corrida pelo título da temporada. O Campinense, campeão no ano passado, investiu para tentar o seu bicampeonato.

De acordo com a tabela que foi divulgada pela Federação Paraibana de Futebol, o Auto Esporte estreia em João Pessoa, às 16h, no estádio Almeidão, contra o Atlético de Cajazeiras. Já o Botafogo começa fora de casa, contra o Paraíba, no estádio Perpetão, em Cajazeiras, as 16. O Campinense, atual campeão paraibano, recebe a vista do CSP, às 16h, no estádio Amigão. Fechando a primeira rodada, o Esporte de Patos recebe o Sousa, às 17h, no estádio José Cavalcanti, em Patos. Santa Cruz e Treze não jogam a primeira rodada.

A semana que antecedeu o início do Campeonato Paraibano foi cercada de polêmica, por conta da falta de estrutura nos estádios que foram colocados a disposição da Federação Paraibana de Futebol. O promotor Valberto Lira, que responde pela Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios da Paraíba, chegou a recomendar o adiamento da competição, mas depois de receber os laudos técnicos do Almeidão e Amigão, mudou de ideia e aprovou o início da competição, com restrições.

29 . Jan . 2016

Itamar Schülle quer mais futebol do Botafogo

Em: Paraibano
Prestes a estrear no Campeonato Paraibano, o técnico Itamar Schülle não ficou tão satisfeito com a derrota por 3 a 1, no amistoso contra o Santa Cruz, em Recife. De malas prontas para encarar o calor sertanejo, ele garante que o seu time titular já está definido e que agora quem quiser entrar, vai ter que brigar muito.

Segundo o comandante do Belo, que bão revelou o time titular, alguns setores ainda não estão rendendo como o esperado. Ele cita, por exemplo, as dificuldades no meio-campo, que acabam sobrecarregando a defesa. Itamar ainda adiantou que aqueles jogadores que entraram e conseguiram boas atuações, estão assegurados.

“Estou vendo quem está rendendo e quem não está. As chances foram dadas e todos tiveram oportunidade, mas quem não aproveitou vai ter que brigar muito pela vaga. A bola tem chegado na frente, mas aquele detalhe ainda não está sendo finalizado. Aqueles que entraram e corresponderam estão com as suas vagas asseguradas”, adiantou.

A bola parada deverá ser um dos elementos mais explorados no último treino do Belo, que deverá acontecer hoje, na cidade de Sousa. Esta observação foi ressaltada por Itamar, logo após o time sofrer dois gols desta forma no amistoso que encerrou a pré-temporada. A comissão técnica escolheu Sousa como local de concentração e só deve seguir para Cajazeiras momentos antes da partida.

Com um time todo novo, Schülle ressaltou que o decorrer das competições é o que vai garantir o entrosamento. “O torcedor tem que entender que o Botafogo hoje é um grupo novo. Estamos oportunizando garotos da base e são pouco mais de 20 dias de trabalho, dias estes que temos treinado até o escurecer, pois apenas com muito trabalho é que vamos conseguir garantir os bons resultados”, afirmou.
RANIERY SOARES

 

28 . Jan . 2016

Estádios Almeidão, Amigão, Perpetão e José Cavalcanti são liberados

Em: Paraibano
O estádio Almeidão recebeu a comissão de vistoria e foi liberado com restrição

O estádio Almeidão recebeu a comissão de vistoria e foi liberado com restrição

Depois de uma rápida vistoria, a Comissão Estadual de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios da Paraíba decidiu que os estádios Almeidão, Amigão, Perpetão e José Cavalcanti são liberados para as disputas do Campeonato Paraibano de 2016, que acontece neste sábado. A visita aconteceu nesta quinta-feira, epla manhã, no Almeidão e no periodo da tarde, no Amigão.

Com relação aos estádios José Cavalcanti, em Patos e Perpetão, em Cajazeiras, os laudos técnicos somente serão entregues na próxima terça-feira. Como foi selado um acordo para a Polícia Militar oferecer segurança, inclusive com a redução do número de torcedores em campo.

28 . Jan . 2016

Sinceramente

Em: Paraibano

Na tentativa de esquecer o clima de indefinição que toma conta do Campeonato Paraibano, lembrei da polêmica no futebol feminino. E haja confusão. Não está sendo nada fácil o início da temporada 2016 para a Federação Paraibana de Futebol, que se acomodou na zona de conforto, como diz o coach Juniere Medeiros, e agora está no prejuízo.


Fica difícil de entender como o Campeonato Paraibano de Futebol Feminino, com quatro equipes, gera tanta confusão. Na última ação para tentar moralizar a competição, o Santa Cruz de Santa Rita foi obrigado a recorrer a Justiça Comum, pois a Federação Paraibana de Futebol ignorou todas as denúncias de irregularidades no torneio e marcou a final entre Botafogo e Kashima que teve apenas o primeiro tempo no último domingo.


O ambiente está pesado. Tudo indica que a Federação Paraibana de Futebol começou a entender que as denúncias da diretoria do Santa Cruz têm fundamento. Ainda não se pronunciou oficialmente, claro, depois da confusão do último domingo, mas se comenta nos bastidores que o presidente da FPF, Amadeu Rodrigues, está arrependido de ter acreditado exageradamente em quem não devia.


Comentam que o Santa Cruz será punido, mas acho que a punição caberia para quem alimentou as irregularidades com atletas sem inscrição nas disputas do Paraibano de Futebol Feminino. Foi uma falha gritante da Federação Paraibana de Futebol e se Amadeu Rodrigues não tomar uma providência séria, coisas piores acontecerão.

Futebol na Ansef

A Escolinha de Futebol da Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal - Ansef - retoma as suas atividades no próximo dia 13. As atividades são comandadas pelo técnico Lula, ex-lateral do Botafogo. Os alunos interessados podem fazer contatos pelo telefone 99985 5556.

Positivo

Do empresário e desportista, James Schmidhäussler, que faz parte da diretoria do Esporte Clube Meninos da Paraíba - ECMP - recebo a informação de que logo depois do carnaval os treinamentos serão intensificados para as disputas da Taça Cidade Campina Grande de Futsal e para a edição 2016 do Go Cup, em Goiás. Todo o planejamento está elaborada e J ames Schmidhäussler acredita em mais um ano positivo.

Negativo

O Treze perdeu para o CSP no último domingo e a diretoria ligou o sinal de alerta, pois o futebol apresentado pelo elenco comandado pelo técnico Marcelo Vilar deixou muito a desejar. Se quer mesmo brigar pelo título da temporada, o Galo da Borborema ainda vai precisar reforçar alguns setores. O torcedor que foi ao campo no último domingo reclamou e com razão. Agora cabe a diretoria trabalhar ainda mais para o time não decepcionar.

No Foco

A Copa Norte/Nordeste de Basquete em Cadeira de Rodas começa hoje, em João Pessoa, no Centro de Educação da PM.O professor Jailton Lucas, com larga experiência na modalidade, acredita numa boa participação dos Paraíba.

Jogos Estaduais

O professor José Geraldo, que comanda a Gerência de Desporto Escolar, da Secretaria de Estado da Educação, já está trabalhando no projeto dos Jogos das Escolas Estaduais . Promete novidades.  José Geraldo também  trabalha para implantar  projeto no parque aquático do complexo esportivo do Lyceu, Olivina Olivia, IEP e Argetina Pereira.

Mesquita em Cabedelo

O professor Francisco Mesquita (D), tem metas definidas para colocar em prática alguns projetos esportivos em Cabedelo. Ele já conta com o apoio do empresário Ivan Seaport (C) que também vai investir no esporte de Cabedelo. As ações serão realizadas ainda neste primeiro semestre, garante Mesquita.


 

28 . Jan . 2016

Comissão está analisando estrutura do Almeidão para o Paraibano

Em: Paraibano
Comissão de vistoria analisa a atual situação do estádio Almeidão, em João Pessoa.

Comissão de vistoria analisa a atual situação do estádio Almeidão, em João Pessoa.

 A comissão de vistoria já se encontra no estádio Almeidão, em João Pessoa, avaliando a estrutura para decidir se aquela praça de esportes vai ou não sediar jogos do Campeonato Paraibano de 2016. O promotor Valberto Lira está presente e juntamente com as entidades, percorem as dependências do estádio. Para o período da tarde está amrcada a vistoria no estádio Amigão, em Campina Grande.

28 . Jan . 2016

Pingo intensifica treinos como novo reforço do Botafogo

Em: Paraibano
Pingo chega cheio de confiança para conquistar espaço no ataque do Botafogo

Pingo chega cheio de confiança para conquistar espaço no ataque do Botafogo

Apresentado na tarde de ontem no CT da Maravilha do Contorno, o atacante Pingo já chegou mostrando trabalho. No treino comandado pelo preparador de goleiros Austrália, o jogador participou da atividade e depois fez um complemento com algumas voltas ao redor do campo.


Com um discurso otimista, o jovem atacante de 25 anos e que já passou por grandes clubes do Nordeste como ABC de Natal e CRB-AL, disse que se sente feliz em vestir a camisa alvinegra da estrela vermelha. Ele ainda ressaltou que sempre foi acostumado com torcidas calorosas e acredita que no Belo não será diferente.


“Chego aqui na forma mais empolgada possível. Vir para uma grande equipe é sempre bom e espero corresponder às expectativas da torcida do Botafogo. Jogar em um deste porte é bom e por ter tido outras experiências assim, vir para o Belo vai me permitir continuar vivendo isso”, disse o atacante.


O jogador chega para uma boa briga no elenco do Botafogo. Além dele, que é a sétima contratação para o ataque, o técnico Itamar Schülle ainda pode contar com Jorge Eduardo, Jó Boy, Muller Fernandes, Warley, Daniel Cruz e Romarinho. O time se reapresenta hoje a tarde, apenas para se preparar para a viagem até Cajazeiras.

Raniery Soares

Foto - Herbert Clemente

28 . Jan . 2016

Equipe da Paraíba larga na frente na Copa Norte/Nordeste de Basquete em Cadeira de Rodas

Em: Coluna
O nível da competição que está acontecendo no Centro de Educação  está agradando os organizadores

O nível da competição que está acontecendo no Centro de Educação está agradando os organizadores

Quatro jogos movimentaram o primeiro dia da Copa Norte/Nordeste de Basquete em Cadeira de Rodas, nesta quarta (27), no Centro de Educação da Polícia Militar, em João Pessoa, na Paraíba. A competição, uma iniciativa da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC) em parceria com a Associação dos Deficientes Físicos da Paraíba (Asdef), segue até sexta (29), com a participação de cinco equipes, que disputam uma das três vagas para o Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas da 3ª Divisão, previsto para o segundo semestre. O encerramento será às 11h, com a presença da presidente da CBBC, Naíse Pedrosa.


O dia teve início com o embate entre o time da casa, a Asdef, e a Adefepe (PE). Os paraibanos estrearam com vitória por 64 a 50 (14-07, 18-14, 16-19, 16-10). À tarde, a Asdef voltou à quadra para enfrentar outro time pernambucano, a ADM, e garantiu mais uma vitória, dessa vez, por de 52 a 26  (14-06, 08-06, 16-10, 14-04). Com isso, a Asdef desponta na dianteira do campeonato e ainda tem três atletas liderando a disputa pelo título de cestinha: Maurício da Conceição, com 35 pontos,3 Gilvandro Ferraz, com 32 pontos.


A quarta-feira contou ainda com partidas entre a ADM (PE) e a Adfima (AL), que levou a vitória por 48 a 36 (14-14, 12-11,13-04, 10-06), e Adefepe (PE) e Aabane (BA), com os pernambucanos levando a melhor por 57 a 50 (15-15, 14-10, 10-14, 18-11). Esses resultados deixam os pernambucanos da Adefepe e da ADM em segundo e terceiro lugar, respectivamente.


O campeonato reúne cerca de 60 atletas da Paraíba, Pernambuco, Bahia e Alagoas. A competição encerra o ciclo de competições de basquete em cadeira de rodas, promovido pela CBBC em 2015, que contou com o Campeonato da 1ª Divisão, realizado em São Paulo; Campeonato da 2ª Divisão, no Rio de Janeiro; Campeonato da 3ª Divisão e Campeonato Feminino, ambos realizados em Pernambuco, e a Copa Centro/Sul/Sudeste, em Santa Catarina.


Sobre o basquete em cadeira de rodas -  A modalidade nasceu nos Estados Unidos, em 1945, sendo praticada por ex-soldados do exército norte-americano feridos durante a 2ª Guerra Mundial. É uma das poucas que esteve presente em todas as edições dos Jogos Paralímpicos. As mulheres disputaram a primeira Paralimpíada em Tel Aviv, no ano de 1968.


O basquete em cadeira de rodas é praticado por atletas que tenham alguma deficiência físico-motora, sob as regras adaptadas da Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF). As cadeiras são adaptadas e padronizadas, conforme previsto em regra. As dimensões da quadra e a altura da cesta são as mesmas do basquete olímpico.


TABELA DE JOGOS


4ª Feira (27/01)

9h - Abertura

11h - Asdef (PB) 64 X 50 Adefepe (PE)

12h30 - ADM (PE) 36 X 48 Adfima (AL)

16h - Adefepe (PE) 57 X 50 Aabane (BA)

17h30 -  Asdef (PB) 52 X 26 ADM (PE)


5ª Feira (28/01)

9h - Adfima (AL) X Adefepe (PE)

10h30 - Aabane (BA) X Asdef (PB)

14h - Adefepe (PE) X ADM (PE)

15h30 - Aabane (BA) X Adfima (AL)


6ª Feira (29/01)

8h30 -  ADM (PE) X Aabane (BA)

10h - Adfima (AL) X Asdef (PB)

SERVIÇO:

Copa Norte/Nordeste de Basquete em Cadeira de Rodas

Data: De 26 a 29 de janeiro de 2016

Local: Centro de Educação da Polícia Militar (R. Cel Francisco de Assis Veloso, s/n, João Pessoa-PB)

Entrada franca


Mariana Fontes - CBBC

28 . Jan . 2016

Estádios Almeidão e Amigão recebem comissão de vistoria nesta quinta-feira

Em: Paraibano

Até que enfim!. Faltando dois dias para a rodada de abertura do Campeonato Paraibano de Futebol um acordo foi selado para tentar evitar o adiamento da competição. Na  sede do Ministério Público, o presidente da Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios da Paraíba, promotor Valberto Lira e o presidente da Federação Paraibana de Futebol, Amadeu Rodrigues, marcaram para esta quinta-feira, as vistorias nos estádios Almeidão, em João Pessoa, a partir das 9h e a partir das 14h, no Amigão, em Campina Grande.

Na terça-feira, sem ter recebido os laudos técnicos dos estádios que foram colocados a disposção da Federação Paraibana de Futsal, Valberto Lira recomendou o adiamento da rodada de abertura do Campeonato Paraibano, ou a realização dos jogos sem torcida. A proposta não logrou êxito. Os dirigentes de clubes e da FPF recorreram ao Governo do Estado e os laudos foram confecionados em tempo recorde. Hoje deve sair a aprovação de ambos. O restante dos estádios continuam vetados pelo Ministério Público por conta da ausência dos laudos técnicos.