Top Post

04 . Jun . 2014

É melhor esquecer

Em: Coluna

Um domingo para cair no esquecimento da torcida e do elenco do Botafogo. O desempenho do time comandado pelo técnico Marcelo Vilar foi o pior de todos os tempos o que gerou um certo desespero aos torcedores que foram ao Almeidão. Apesar do esforço concentrado do grupo nada deu certo, até mesmo quando o Cuibá ficou com dez jogadores em campo.


O resultado foi ruim, mas mesmo assim o Botafogo terminou a rodada em segundo lugar. Pelo menos isso serviu de conforto para os torcedores que lamentaram o desempenho do elenco diante de um adversário que não mostrou nada de espetacular. Agora o caminho é esquecer mesmo tudo que aconteceu domingo passado, para evitar influência negativa nos próximos compromissos.


Agora o Botafogo tem mais é que voltar as suas atenções para o Campeonato Paraibano, onde busca uma vaga para a fase semifinal. Hoje à noite, o adversário será o Sousa que também está forte na briga pelo título da temporada. O confronto não tem favorito e cabe ao elenco comandado por Marcelo Vilar jogar o seu verdadeiro futebol para não decepcionar a sua torcida que acredita numa total reabilitação nesse confronto.


Apesar da derrota para o Cuiabá o ambiente é de tranqüilidade no Botafogo. O presidente Nelson Lira e todos os seus assessores estão passando confiança para o grupo, pois entendem que não adianta desespero. O time está com chances reais de classificação na Série C e forte na briga pelo título do Paraibano. Sendo assim, o caminho é manter a confiança em dia que os resultados virão naturalmente.

Vai melhorar

Neymar brilhou na goleada do Brasil sobre o Panamá, por 4 a 0. Destaque da Seleção no amistoso realizado ontem no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, o atacante do Barcelona comentou a rispidez dos adversários na partida, pediu paciência aos torcedores e afirmou que ainda não está 100% do ponto de vista físico para a Copa do Mundo. Para o técnico Felipão, Neymar rendeu o esperado, mas existe uma tendência de crescimento forte no seu futebol.

Positivo

Hulk mostrou ontem, no amistoso contra o Panamá, que está se firmando cada vez mais no time de Felipão. Além de ter marcado um gol com muito estilo, cumpriu as determinações do treinador e foi um dos destaques no penúltimo amistoso antes da estreia na Copa do Mundo. Hulk mostrou que está em forma e com potencial para silenciar aqueles que torcem contra. O paraibano caminha para ser um dos destaques no Mundial. Anotem aí.

Negativo

Como candidato a melhor jogador da Copa do Mundo de 2014, Neymar precisa mudar urgentemente o seu temperamento. Além da troca de insultos com os jogadores do Panamá, no final do primeiro tempo foi reclamar da arbitragem, depois de ter recebido cartão amarelo. Felipão assistiu tudo em silêncio, mas com certeza chamará atenção do seu craque, pois se o fato se repetir na Copa do Mundo, o Brasil sairá no prejuízo.

No Foco

O vice-presidente da Federação Paraibana de Boxe, Francisco Mesquita, está trabalhando com o objetivo de levar uma das etapas do Campeonato Paraibano para Campina Grande. Mesquita fez contatos com o vice-prefeito da cidade, Ronaldo Cunha Lima Filho, que manifestou intreresse no evento para este mês de junho, para aproveitar o clima junino e de Copa do Mundo.

Amistoso na Graça

No próximo domingo, no estádio da Graça, em João Pessoa, acontecerá mais um bom amistoso entre as equipes do Guarany do Roger, liderado pelo seu presidente Tavinho Santos e seus coordenadores Helder Tenório, Antônio Kidung e Ricardo Santos contra a  equipe do Itajá que vem com força total do interior do Rio Grande do Norte. As duas equipes jogaram na cidade de Itajá no mês de março e a vitória por 4  x  1 foi dos potiguares. Agora chegou a vez da revanche. Helder Tenório confirmou a presença de vários jogadores que atuaram em grandes equipes do país e promete um grande evento de reencontro dos atletas do passado.

Festival COPM/BM

Com a realização de quatro jogos prossegue amanhã, o Festival COPM/BM de Futebol. O evento faz parte das comemorações dos 50 anos de fundação do Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar da Paraíba e vai reunir os alunos da Escolinha de Futebol na faixa etária entre 5 e 15 anos de idade. O presidente do COPM/BM, Coronel Francisco, vai prestigiar a rodada de abertura.

Voleibol

A seleção brasileira masculina de vôlei enfrentará o Irã na sexta e no sábado, às 10h, no ginásio do Ibirapuera, pela terceira etapa da Liga Mundial. E a equipe de Bernardinho treina forte na preparação para os jogos já com novidades no grupo: o oposto Wallace e o central Isac. Depois de um período de treinos  em Saquarema (RJ), os dois se integraram ao time e serão mais uma força ao longo da competição na busca pelo décimo título do Brasil.
 

01 . Jun . 2014

Outra realidade

Em: Coluna

Não adianta mais pensar no Treze, pois faz parte do passado. Ou melhor: Marcelo Vilar mais uma vez tem que concentrar as suas atenções na correção de erros para que o Botafogo possa render mais no confronto de hoje, contra o Cuiabá, pela Série C do Brasileiro. Como joga em casa e está na vice-liderança do Grupo A, tem mais é que somar três pontos e continuar forte na competição.


Como está com crédito com a torcida, o Botafogo só precisa jogar o seu verdadeiro futebol para conquistar um resultado positivo em cima do Cuiabá, que ocupa o sexto lugar na classificação geral do Grupo A, com cinco pontos, mas está vivo na competição. O Botafogo precisa se aproveitar do mando de campo e da força da torcida para conquistar três pontos e embalar na competição nacional.


O torcedor por sua vez tem que fazer como o presidente Nelson Lira: acreditar sempre. O time é bom e sente apenas o desgaste física por conta da maratona de jogos. Como não foi muito exigido ao longo da semana, pode muito bem render um melhor futebol hoje, o que deveria ter acontecido na quinta-feira, para conquistar três importantes pontos. Nada de empate, muito menos derrota. Só a vitória interessa nesse confronto de hoje.

Futsal HBE

O time do futsal do HBE, comandado por Paulo Mendonça, vai representar o Brasil nos Jogos Escolares Mundiais. O diretor do HBE, Marcílio Ferreira, é só otimismo.

Positivo

Depois do sucesso do Festival Fazendo Amigos no Futsal, o Clube dos Oficiais realiza o Festival COPM de Futebol, reunindo os alunos da Escolinha, na faixa etária entre 5 e 15 anos. Os jogos acontecerão aos sábados e nas quintas-feiras, durante o mês de junho. Todos os atletas serão premiados.

Negativo

Agora que a bagunça está generalizada, Ronaldo Fenômeno está criticando a falta de estrutura que o Brasil ainda apresenta para a Copa do Mundo. Como disse Rivelino, Ronaldo mudou o discurso muito tarde e precisa explicar o motivo das críticas que estão ecoando momentos que antecedem a competição.

No Foco

Francisco Mesquita é só otimismo para a sua luta de despedida que vai acontecer no mês de outubro. Mesquita treina forte, pois o objetivo é encerrar a carreira em grande estilo.

Seleções

Hoje tem mais dez jogos pela Copa de Futebol de Seleções de Bairros, que é uma realização da Prefeitura de João Pessoa. Após os jogos serão classificadas mais dez seleções para a segunda fase da competição. O secretário de esportes de João Pessoa, Sérgio Meira, vai acompanhar a rodada e torcer por bons jogos.

Motiva

O diretor do Colégio Motiva, Karamuh Martins, está mais entusiasmado com relação aos Jogos Escolares da Paraíba e não esconde que o objetivo é conquistar o maior número de vagas para os Jogos Escolares da Juventude. Karamuh Martins incentiva todas as modalidades e tem se mostrado satisfeito com os resultados.

Homenagem

O professor Carmélio Reynaldo será homenageado nas Olimpíadas do CCTA, competição promovida pelo Centro Acadêmico de Jornalismo - Vladmir Herzog. Uma equipe composta por ex-alunos, que vai participar do campeonato de futsal, no próximo sábado, no IFPB, homenageou o docente na escolha do nome do time, que se chamará ‘Carmélio United’. O uniforme já está pronto e traz no seu escudo o rosto professor da UFPB.
 

28 . Mai . 2014

Brilharam

Em: Coluna

O final de semana foi feliz e abençoado para o futebol profissional da Paraíba. O Treze desencantou na Série C do Brasileiro e venceu o Crac por 1x0, sua primeira vitória na competição nacional. Já o Botafogo foi capaz de suportar toda a pressão do Paysandu e arrancou um empate jogando em Castanhal, interior do Pará.


Com o empate que conquistou no Pará o Botafogo se manteve na vice-liderança do Grupo A da Série C e continua dependendo de seus resultados para avançar na competição. Apesar do desgaste por conta das viagens e da maratona de jogos, o time está bem na competição nacional e não será nenhuma surpresa se garantir sua vaga na segunda-fase, como é o desejo do presidente Nelson Lira e da imensa torcida do clube.


Já o Treze voltou a respirar com o dever de casa que fez no último domingo, ao derrotar o Crac no estádio Presidente Vargas, em Campina Grande. Agora ocupa a sexta colocação, ficou mais distante da zona perigosa e só precisa se empenhar mais, acertar nas finalizações e cumprir aquilo que determina o técnico Givanildo Oliveira, para que a sequencia de resultados positivos passe a ser uma realidade e o time possa se fortalecer cada vez mais na briga pela classificação.


Agora os dois times esquecem temporariamente o Brasileiro da Série C e fazem mais um clássico pelo Campeonato Paraibano, marcado para amanhã, no Almeidão. Depois que perdeu para o Auto Esporte na última rodada, o Galo vai ter que vencer para não sair da briga pelo título. Já o Botafogo, mesmo em situação mais confortável, também precisa da vitória em casa, pois neste momento qualquer tropeço será fatal. O confronto promete e a torcida deve apoiar.

Festival 50 anos

Dentro das comemorações de aniversário de 50 anos de fundação, a diretoria do Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar da Paraíba realiza no próximo sábado, a abertura do Festival COPM/BM 50 anos que vai reunir alunos da Escolinha de Futebol na faixa etária entre 5 e 13 anos. O presidente do clube, o Coronel Francisco de Assis, confirmou presença na festa de abertura para apoiar mais um evento de caráter educativo.

Positivo

E por falar no Clube dos Oficiais, o departamento de esportes encerrou no último sábado o Festival Fazendo Amigos no Futsal, que foi prestigiado pelos pais dos atletas, diretores e professores. Foi um evento em grande estilo que só fortaleceu a base do futsal do COPM/BM. Ao final dos jogos, os atletas foram premiados com medlhas, entregues pelo Coronel Francisco de Assis, que continua acreditando na força do esporte em todas as categorias.

Negativo

Sábado passado, durante os jogos decisivos do Festival Fazendo Amigos, no Clube dos Oficiais, fui procurado por dois pais, que pediram para não ter os nomes revelados, e só manifestaram preocupação com o comportamento de algumas torcidas nos jogos que estão acontecendo pelo Campeonato Paraibano, em João Pessoa. O clima está ultrapassando limites e os pais reforçaram o interesse em retirar os filhos do futsal. O quadro está complicado mesmo.

No Foco

A professora Talita Leal ainda comemora o sucesso da primeira etapa do Meeting de Natação que foi realizada pela Faculdade Maurício de Nassau em parceria com a Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba. O evento foi realizado sábado pela manhã, no parque aquático do Clube dos Oficiais. Talita Leal agradeceu o apoio que recebeu da coordenadora do curso de educação física, professora Tereza Carmem e de toda a direção da Nassau.

Delan Monte

O judoca paraibano Delan Monte foi convidado para treinar MMA e morar durante a semana, de segunda a sexta-feira, em Olinda/PE. Ele aceitou o desafio e também treina em Recife/PE com os professores Arimacel e Mário Sukata. Apesar de ter aceitado o convite, Delan disse que não pretende deixar de treinar judô e representar a Paraíba  em eventos nacionais e internacionais pela Confederação Brasileira de Judô.

Voleibol

O professor José Geraldo disse ontem, que está treinando o time de voleibol masculino do Unipê para ser uma referência no desporto universitário. Satisfeito com a fase de preparação, José Geraldo aguarda com muita expectativa o início dos Jogos Universitários para brigar forte por uma vaga na etapa nacional. O elenco também está entusiasmado, fato que tem facilitado toda a programação de trabalho.

Convocação

Como o Botafogo faz uma campanha positiva na Série C do Brasileiro e está com chances reais de brigar pelo bicampeonato paraibano, o presidente Nelson Lira espera contar com o apoio dos torcedores no confronto da próxima quinta-feira, que está sendo encarado como uma decisão. A partir de hoje, Nelson Lira começa a fazer um trabalho de mobilização para que o Almeidão receba um bom público.

 

25 . Mai . 2014

Pensando grande

Em: Coluna

Uma vitória contra o Paysandu hoje à tarde, em Belém-PA, deixará o Botafogo em situação privilegiada no Campeonato Brasileiro da Série C. Apesar de todo o desgaste físico que encara por conta da maratona de jogos que vem enfrentando, o elenco comandado por Marcelo Vilar pode surpreender, desde que trabalhe bem a bola, sem empolgação e acima de tudo com muita cautela, principalmente no segundo tempo, onde tem abusado nas falhas.


Como vem de uma vitória contra o CRB, no Almeidão, o Botafogo está motivado, mesmo sabendo que vai encarar o Paysandu que está na terceira posição e sonha com uma vaga na Série B da próxima temporada. O jogo é muito difícil, repito, mas o time botafoguense pode muito bem mostrar o seu poder de superação para retornar com um bom resultado.


Cabe ao Botafogo encarar o Paysandu com respeito e com determinação para continuar firme no seu propósito de sair vencedor na Série C. O adversário é bom, precisa da vitória e vai contar com a força da sua torcida que sempre foi presente. Sendo assim, nada melhor para o time comandado por Marcelo Vilar do que marcar forte e partir para o ataque no momento certo e de forma bem responsável.

Otimismo

arlos Jorge, que é coordenador estadual do  Moto Clube Bodes do Asfalto, está otimista para o evento que será realizado em julho, em Brasília. Ele garante que a Paraíba vai forte mais uma vez.

Positivo

OClube dos Oficiais está com uma vasta programação para comemorar os 50 anos de fundação. Depois do sucesso do Festival Fazendo Amigos no Futsal, vem aí o Festival COPM 50 anos, que vai reunir os alunos da Escolinha de Futebol. A abertura será sábado, com o desfile de todas as equipes.

Negativo

É  muito triste a realidade do futebol profissional de Patos, que praticamente deixou de existir depois que Nacional e Esporte desistiram do Campeonato Paraibano. Os dois times estão com muitos problemas no campo financeiro e até agora não apareceu ninguém com o objetivo de mudar esse cenário. É triste.

No Foco

O secretário de esportes da Paraíba. Tibério Limeira, está aniamdo com o início dos Jogos Escolares. Acredita no sucesso das disputas em todas as Regiões de Ensino da Paraíba.

Nelson Lira

Para o presidente do Botafogo, Nelson Lira, o time vai embalar no segundo semestre, logo depois do término do Campeonato Paraibano. Nelson Lira admite que o elenco vem sendo bastante exigido, mas acredita na superação dos jogadores para conquistar o bicampeonato estadual.

Seleções de Bairros

Hoje, a partir das 9h00, tem mais uma série de doze jogos pela Copa de Seleções de Bairros, em mais uma realização da Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Receração (Sejer). O secretário Sérgio Meira promete prestigiar a competição que fortalece o futebol amador da capital paraibana.

Arthur Villarim

O advogado Arthur Villarim está de volta ao meio jurídico desportivo e prometendo colocar em prática toda a sua experiência mais uma vez para defender os interesses do Campinense. Na semana passada, Villarim participou de uma reunião do Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba e ao final só elogiou o nível jurídico de todos os auditores, que trabalham em cima de muita transparência e imparcilidade.
 

21 . Mai . 2014

Com jeitinho vai

Em: Coluna

A preocupação é grande, as críticas são muitas, as propostas de manifestações ganham força, mas a Copa de 2014 será realizada sim, a partir do dia 12 de junho. Agora não tem mais volta e mesmo com todos os arranjos e maquiagens nos equipamentos esportivos, a bola vai rolar, com ou sem confusão. Afinal de contas estamos no país em que o “jeitinho” ainda tem espaço e com certeza nessa competição não será diferente.


Infelizmente o planejamento da Copa do Mundo de 2014 foi feito só visando lucros e grandes lucros. Ninguém pensou em mais nada. A própria Fifa que no início das ações apareceu com uma série de exigências e ameaças, hoje está mais cautelosa, pois sabe que também vai sair ganhando e muito com essa competição no Brasil, mesmo na base da arrumação, já que nem tudo que foi colocado no papel vai funcionar na prática.


Agora que não tem mais jeito, resta ao torcedor brasileiro esperar pelo andamento da competição. Acredito que mesmo com a força policial ninguém vai impedir as grandes manifestações, até porque os agentes de segurança púbica também estão inconformados com o quadro atual. Tudo isso gera preocupação e aquele torcedor que não é muito do futebol está preocupado com a imagem do país e com a situação que enfrentaremos após a Copa do Mundo.


Com ou sem bagunça, a Copa do Mundo vai rolar. O clima já está tomando conta das ruas e o povo brasileiro gosta mesmo é de festa. Infelizmente a realidade é essa e não vai mudar muito para 2016 quando o Brasil será sede das Olimpíadas. Os atrasos nas obras começaram a ser denunciados, mas poucas providências estão em evidência. Sendo assim, só nos resta esperar e torcer para que pelo menos dentro de campo o Brasil seja motivo de orgulho para o seu povo.

Foi bom

Para a diretoria da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal da Paraíba -Apcef-PB - Carlos Espínoalo, o saldo da Corrida do Pessoal da Caixa, realizada no último domingo, foi positivo. O evento teve largada no Busto de Tamandaré e chegada na sede da Apcef-PB, no Altiplano Cabo Branco, onde aconteceu a entrega da premiação e uma confraternização entre todos os participantes. No próximo ano tem mais, garante Carlos Espínola.

Positivo

O preisdente do Conselho Deliberativo do Botafogo, Guilherme de Carvalho (Novinho) trabalha em perfeita sintonia com o presidente da Diretoria Executiva, Nelson Lira. Essa harmonia tem contribuído e muito com o crescimento do clube em quase todos os seus setores. Sempre prestativo, Novinho trabalho para fortalecer a imagem do Botafogo. Poderia ser copiado por mais gente.

Negativo

Sei não, mas alguma coisa está acontecendo nos bastidores para complicar ainda mais o quadro atual do Campeonato Paraibano. Primeiro veio  a falta de campos e depois a tentativa de mudanças na tabela. Para complicar ainda houve mudança na gestão da Federação Paraibana de Futebol, que não agradou alguns clubes profissionais. É muita confusão rolando e com isso perde o futebol paraibanno em 2014.

No Foco

O presidente do Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar da Paraíba, Coronel Francisco de Assis, realiza com sucesso mais uma edição do Fazendo Amigos na modalidade de futsal. A abertura aconteceu segunda-feira e as disputas prosseguem até o próximo sábado, reunindo alunos nas categorias de base e seus convidados. Trata-se de mais uma ação positica do departamento de Esporets do COPM/BM.

Preocupado

Reencontrei o meu amigo Wellington Farias (Bin), ex-diretor financeiro da Federação Paraibana de Futsal e que anda afastado dos ginásios. Como pai de atleta e amante do clima de alegria nas arquibancadas, está preocupado com a situação atual, onde alguns pais não se respeitam e por tabela não respeitam os filhos que estão jogando. Essa violência que tenta ganhar espaço no futsal precisa sair de cena. Chega de tantos absurdos.

Na luta

A diretoria do Treze continua trabalhando nos bastidores com o objetivo de  jogar contra o Auto Esporte no estádio Almeidão e não na Graça, em Cruz das Armas, como marca a tabela divulgada pela Federação Paraibana de Futebol. Os dirigentes estão otimistas com relação as ações que estão sendo analisadas pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Justiça Desportiva. É a terceira vez que o Galo tenta a mudança.

Ansef

A Escolinha de Futebol da Ansef-PB confirmou amistosos para o próximo sábado com a Escolinha do Clube dos Oficiais. O primeiro jogo, envolvendo alunos na faixa etária entre 5 e 9 anos vai começar as 8h00. Logo depois, 8h30, a partida será com os atletas entre 10 e 12 anos e a última rodada será na categoria sub-13. A manhã de sábado promete ser bem movimentada na Ansef, no Bairro do Bessa.

18 . Mai . 2014

Só confusão

Em: Coluna

O Campeonato Paraibano de 2014 tinha tudo para ser um dos melhores dos últimos anos, mas tudo indica que o final dessa novela que se arrasta desde janeiro, não terá um final feliz. A falta de estádios, tabela indefinida, mudança de gestão na Federação Paraibana de Futebol e a falta de grandes investimentos acabaram tirando o brilho da festa e gerando um leque muito grande de inconformismo entre torcedores e dirigentes.


Quem está mesmo no dia a dia do futebol profissional sabe que esse Campeonato Paraibano está complicado e muita coisa ruim ainda pode acontecer, pois o jogo de interesses está ampliado e começa a inquietar os clubes que ainda sonham com a conquista do título de 2014, a exemplo de Auto Esporte, CSP, Botafogo, Treze, Campinense e Sousa. Tem muita coisa estranha no ar.


Para complicar ainda mais a situação o Campeonato Paraibano será disputado durante a Copa do Mundo, o que obviamente se tornará menos atrativo. Pensei que com a movimentação que o Botafogo deu na temporada 2013 este seria um ano bem melhor. Deu tudo errado e o nosso futebol profissional continua sendo tratado com muito amadorismo em função dos interesses que são colocados acima desse esporte.

Otimismo

O presidente do Botafogo, Nelson Lira, continua confiante e acredita na ascensão do time neste restante de temporada. Nelson Lira acredita que fará a torcida feliz mais uma vez.

Positivo

O diretor do Colégio Motiva, professor Karamuh Martins, comemora a convocação da atleta Mariah Leite, para a Seleção Brasileira de Handebol. Para Karamuh isso é fruto do talento da atleta e do trabalho que é realizado pelo técnico Isaías Gomes, um vencedor no handebol do Motiva.

Negativo

O caldeirão está fervendo nos bastidores do futebol profissional da Paraíba. As figurinhas carimbadas estão trabalhando dia e noite, pois querem o final infeliz do Paraibano de 2014. Vem mais novidades por aí, pois o volume de erros é grande. Tem dirigente se armando para inviabilizar a competição.

No Foco

Começou a Taça do Trabalhado Beach Soccer. O presidente da Federação Paraibana de Beacho Soccer, Ailton Cavalcanti, acredita que será mais um grande evento na temporada 2014, na praia do Cabo Branco.

Avanço

Na Vila Olímpica do Valentina de Figueiredo e no estádio Wilsão, em Mangabeira, as obras de reformas estão avançadas e animam o secretário de esportes de João Pessoa, Sérgio Meira. São dois equipamento que vão fortalecer e muito o crescimento do esporte da capital, agora com uma estrutura de nível.

Corrida da Apcef-PB

A corrida do Pessoal da Caixa, que é realizada anualmente pela diretoria da Apcef-PB, tem a sua largada marcada para as 7h00, no Busto de Tamandaré. Antes, as 6h30 acontece o início da caminhada. Os dois eventos têm a linha de chegada na sede da Apcef-PB, no Altiplano Cabo Branco. Muito bom.

Futebol educativo

Fora dos gramados como técnico pelo Campeonato Paraibano deste ano, Marcos Nascimento atualmente está desenvolvendo um projeto na cidade de Patos, que visa incluir jovens entre oito e 17 anos em atividades esportivas. Batizado como “Projeto Educativo de Futebol”, as atividades estão acontecendo no estádio José Cavalcanti e na última semana, recebeu novos materiais, abrindo oportunidade para 40 novos atletas. A ação tem como responsável, a Prefeitura Municipal de Patos.
 

14 . Mai . 2014

Sem relaxar

Em: Coluna

Nelson Lira não relaxa nas suas ações e não abre mão de tornar o Botafogo vencedor mais uma vez, agora na temporada 2014. Não falta nada para o elenco e comissão técnica e as contratações estão acontecendo de acordo com as necessidades. Tudo vem sendo feito com muito profissionalismo e com o objetivo maior de fazer a torcida feliz no Paraibano, Copa do Brasil e Brasileiro da Série C.
 

O que falta na realidade é o elenco do Botafogo jogar mais. Todo mundo sabe que essa máquina chamada corpo humano tem suas limitações, mas o elenco vem caindo constantemente de produção no segundo tempo dos seus jogos. Isso tem preocupado e muito os torcedores e por mais que o técnico Marcelo Vilar tente se justificar, a torcida pede mais, pois está vendo todo o esforço concentrado da diretoria comandada por Nelson Lira.


Hoje à noite, no Almeidão, o Botafogo começa um novo desafio, agora na segunda fase da Copa do Brasil contra o Santa Cruz de Recife. Um adversário mais do que difícil e por isso mesmo os botafoguenses precisam jogar mais, fazer o resultado em casa para não ter que decidir a sua sorte em grande desvantagem no mando de campo do adversário. O caminho é esse e o elenco comandado por Marcelo Vilar vai precisar mostrar muita superação, o que não aconteceu no confronto diante do Salgueiro na Série C, quando empatou em 2x2.


Acredito que chegou mesmo a hora do Botafogo se superar em campo para poder atingir todas as metas que foram traçadas pelo presidente Nelson Lira. No Campeonato do Nordeste não deu por conta de um erro fatal do departamento de futebol. Mas deixando isso de lado o time pode fazer bonito na Copa do Brasil, Paraibano e Série C. As chances são reais e só dependem do futebol que o elenco praticar.

Natação

No Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar da Paraíba - COPM/BM - o professor Léo Palmeira não relaxa nos preparativos dos atletas que vão disputar mais uma etapa do Campeonato Norte-Nordeste de Natação. O grupo está animado, bem preparado e Léo Palmeira motivado. O presidente do COPM/BM, o Coronel Francisco de Assis, está satisfeito com os resultados que já foram acumulados neste primeiro semestre e promete continuar apoiando o trabalho que vem sendo feito na natação.
 

Positivo

O secretário de esportes de João Pessoa, Sérgio Meira, ficou satisfeito com o sucesso da primeira rodada da Copa de Futebol de Seleções de Bairros que é uma realização da Prefeitura de João Pessoa. Sérgio Meira promete continuar incentivando o futebol nos bairros, pois é um compromisso do prefeito Luciano Cartaxo fazer esse segmento crescer cada vez mais. A Sejer está no caminho certo.

Negativo

E as figurinhas carimbadas que também fazem parte do futsal paraibano não têm mais o que inventar. O discurso agora é que o presidente da Federação Paraibana de Futsal, João Bosco Crispim, só está apoiando as equipes do interior. Esse tipo de conversa com certeza está partindo das figurinhas carimbadas que estão tentando alimentar o clima de indisciplina no futsal da Paraíba. Como sempre são os perdedores.

No Foco

Como foi convidado, o presidente da Federação Paraibana de Futsal, João Bosco Crispim, acompanhou a rodada de abertura do Campeonato Paraibano, categoria adulto, realizada em São Bento. O time local venceu São Mamede por 4x2. Além do bom futsal praticado pelas duas equipes, um fato que impressionou João Bosco Crispim foi o número de torcedores. O ginásio ficou lotado e nenhuma anormalidade foi registrada. As figurinhas carimbadas ficaram em João Pessoa.

Motiva treina

No Colégio Motiva ninguém relaxa na fase de preparação para os Jogos Escolares de 2014. Os times de voleibol, handebol, basquete e futsal estão fortes e prometem brigar por medalhas e por vagas nos Jogos Escolares  da Juventude. O trabalho conta com o apoio do diretor do Motiva, o professor Karamuh Martins, que acredita na força do esporte. O técnico do handebol, Isaiais Oliveira (foto) é só otimismo.

Na Apcef-PB

Na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal da Paraíba - Apcef-PB, as equipes estão intensificando a fase de preparação visando os Jogos da Fenae. O presidente da Apcef-PB, Carlos Espínola e todos os diretores estão animados com o empenho dos atletas e todos acreditam que a delegação viaja com chances reais de conquistar importantes resultados em todas as modalidades.

Futsal no HBE

Satisfeito com o trabalho que vem sendo realizado pelo professor Paulo Mendonça, o diretor do HBE, Marcílio Ferreira, acredita que o grupo está em condições de brigar pelo bicampeonato nos Jogos Escolares da Juventude. Cauteloso como sempre, Marcílio Ferreira aposta primeiro pelo bom desempenho do time na etapa regional. O professor Paulo Mendonça também está confiante, mesmo respeitando todos os adversários.

 

11 . Mai . 2014

Deu Hulk

Em: Coluna

Felipão confirma Hulk na Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2014. Festa em Campina Grande e em toda a Paraíba. Afinal de contas não é todo dia que surge uma oportunidade dessa na vida dos milhares de jogadores de futebol espalhados no país. Hulk é o décimo paraibano com passagem pelo selecionado brasileiro e já faz parte de uma bela história.


A confirmação de Hulk para a Copa de 2014 foi motivo de festa sim, para todos os paraibanos. Só que os coleguinhas da imprensa do eixo sul-sudeste não queriam isso. Até a nossa colega de redação do Correio da Paraíba, Maria da Penha Higino Barbosa, que pouco entende de futebol, sentiu essa maldade no ar, pois com sua inteligência em ação, viu que durante toda a fase de preparação a grande mídia torceu contra o ilustre paraibano.


Agora todos vão ter que engolir o paraibano Hulk, que pode ser a grande estrela da Copa do Mundo. Claro que sim. Basta que tenha oportunidade para mostrar o seu futebol e ao mesmo tempo silenciar a maldade daqueles que torceram contra a sua convocação. Está registrada a indignação de Maria da Penha, que cansou do discurso dos coleguinhas da imprensa, principalmente dos globais que se acham donos do mundo.

Hipismo

A presidente da Federação Esquestre da Paraíba, Manuelina Hardman, está animada com o início da temporada. Para ela 2014 será mais um ano positivo para o hipismo paraibano.

Positivo

Começou o Campeonato Paraibano de Futsal, categoria adulto. Brejo do Cruz é o atual campeão, mas o presidente da Federação Paraibana de Futsal, João Bosco Crispim, acredita que a corrida pelo título de 2014 será muito equilibrada, o que mostra a força da interiorização da modalidade.

Negativo

E por falar em futsal, a Federação Paraibana da modalidade está de olho nas figurinhas carimbadas que gostam de incentivar a violência dentro e fora das quadras. João Bosco Crispim trabalha com os seus assessores para banir do futsal paraibano aqueles que não tem compromisso com a disciplina.

No Foco

o secretário de esportes de João Pessoa, Sérgio Meira, vai prestigiar hoje, a primeira rodada da Copa de Futebol de Seleções, com jogos nos principais bairros da capital. A abertura aconteceu quinta-feira.

Jogos Escolares

Continuam abertas as inscrições para os Jogos Escolares e Paraescolares 2014 da 1ª Região de Ensino. A escola interessada deverá fazer o pedido de inscrição por meio de ofício, até  amanhã, na Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), localizada na avenida São Rafael, 567, Castelo Branco I.

Goalball

Dailton Freitas, coordenador geral do programa Paraíba Paralímpica e Jonatas Silva que gerencia a modalidade de goalball no projeto do Governo da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, foram convocados como técnico e assistente, respectivamente, para a Seleção Brasileira de Goalball.

Revelação

O jovem goleiro Gustavo Serrano, de apenas seis anos, foi um dos destaques da Copa Paraíba Futsal Nordeste, que foi disputada em João Pessoa. Atuando com a camisa do tradicional Esporte Clube Cabo Branco, da Capital, ele ajudou e muito sua equipe a conquistar o título na categoria Sub-7. Com o ótimo desempenho na competição, ele foi eleito goleiro destaque em sua categoria. Talentoso, Gustavo vai mostrando que pode dar muitas alegrias ao futsal paraibano.

04 . Mai . 2014

Reagindo

Em: Coluna

Como venceu o Treze na rodada de abertura da Série C e na última quarta-feira goleou o CSP pelo Campeonato Paraibano, o elenco do Botafogo ganhou alma nova e tem tudo para conquistar um bom resultado no confronto de hoje, contra o Crac, agora no campo do adversário, que também está vivo na corrida por uma vaga na Série B de 2015.

Muito importante o apoio que a diretoria da Apcef-PB vem dando a Copa Paraíba de Futsal Nordeste. O presidente Carlos Espínola acredita na força do esporte.


Apesar de toda a motivação, o elenco do Botafogo também precisa ser cauteloso, pois está jogando fora de casa e o Crac perdeu na rodada de abertura da Série C para o Cuiabá e agora vai querer mostrar serviço para sua torcida que também começa a pressionar para evitar que o fracasso do ano passado se repita em 2014.


Se o Botafogo acertar mais nas finalizações como aconteceu contra o CSP e não falhar na defesa, acredito que pode retornar para João Pessoa com um resultado positivo e conseqüente com mais confiança para continuar firme e forte no projeto que foi elaborado pelo presidente Nelson Lira para chegar à Série B de 2015. O clima melhorou e muito. Agora só falta esperar a bola rolar e torcer para que time comandado por Marcelo Vilar atenda as expectativas da torcida.

Empolgado

Muito importante o apoio que a diretoria da Apcef-PB vem dando a Copa Paraíba de Futsal Nordeste. O presidente Carlos Espínola acredita na força do esporte.

Positivo

O secretário de esportes de João Pessoa, Sérgio Meira, confirmou presença na cerimônia de premiação da Copa Paraíba de Futsal Nordeste, que acontece hoje de manhã, na Arena da Apcef-PB. Sérgio Meira também tem se destacado com importantes ações na Sejer.

Negativo

Como não encontrou o “tempero” ideal para motivar o elenco do CSP, Josivaldo Alves decidiu deixar de lado a ideia de ser treinador. Ele se demitiu na última rodada e alegrou o grupo que não ficou nada satisfeito com a demissão de Ramiro Sousa, que é um bom profissional.

No Foco

O secretário de esportes da Paraíba, Tibério Limeira, também está apoiando a realização da Copa Paraíba de Futsal e deve prestigiar a fase final da competição hoje, na Arena da Apcef.

Copa de Seleções

Na Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) os professores trabalham na programação da abertura da Copa de Seleções de Bairros, que acontece na próxima quinta-feira, no estádio da Graça. O prefeito Luciano Cartaxo aprova mais uma vez o projeto que fortalece o futebol amador de João Pessoa.

Muito bom

Independente dos resultados, é de bom nível o trabalho que vem sendo coordenado pelo professor Leucio Laerte (Leucinho) com as categorias de base do futsal do Clube dos Oficiais. O presidente do COPM/BM, Coronel Francisco de Assis, está apoiando o projeto que fortalece a formação da garotada.

Palmares 50 anos

Foi de bom nível a programação que foi colocada em prática pela diretoria do Palmares para comemorar os 50 anos de fundação do tradicional clube da Torre. A festa começou com um torneio de futebol no campo da Acep e terminou com uma grande confraternização e homenagens na sede do clube, na Torre. Fiquei feliz com o convite que recebi, mas fiquei impossibilitado de comparecer. O presidente da Associação dos Clubes Amadores da Torre, Ailton Cavalcanti(foto) prestigiou o evento.

 

30 . Abr . 2014

Mais uma vez

Em: Coluna

A sorte continua ao lado do Botafogo e os erros no ataque também. Parece que agora virou rotina o time começar bem o jogo e no segundo tempo abusar nos erros e oferecer todos os espaços possíveis e imagináveis para que os adversários possam reagir. Foi assim contra o Sousa no empate em 2x2 e na vitória sobre o Treze pelo placar de 3x2.


Mesmo disfarçando o seu discurso, o técnico Marcelo Vilar começa a manifestar preocupação com o quadro atual, pois o segundo tempo de jogo para o Botafogo está se tornando muito difícil. É uma verdadeira tortura e um teste de coração para os seus torcedores. Aquele clássico com o Treze foi o grande exemplo. O time fez 3x0, jogou um belo futebol até os 30 minutos do primeiro tempo, mas depois caiu de produção e não jogou mais nada.


Todo mundo entende a maratona de jogos do Botafogo, mas foi feito um planejamento em cima de tudo isso e ninguém pode negar. Se o elenco está reduzido o problema é da comissão técnica que aceitou tudo no silêncio e agora tenta mostrar que o grupo está desgastado. Esse discurso tem que mudar sim e o Botafogo precisa jogar mais, pois tem no elenco profissionais de qualidade.


Acredito que a vitória sobre o Treze serviu de alerta. O técnico Marcelo Vilar sabe disso e não pode abusar da sorte. A ordem é exigir mais do elenco, principalmente no setor ofensivo para compensar alguns erros que estão sendo registrados na defesa. O que não pode mais acontecer é essa queda de produção assustadora no segundo tempo. O torcedor não tem mais coração para suportar tanto sufoco.

Grande fase

O velocista Petrúcio dos Santos retornou do Open de Atletismo, que foi realizado em São Paulo com duas medalhas e vivendo uma grande fase. O seu treinador, Pedrinho Almeida (foto) está otimista com relação ao futuro do atleta e não será nenhuma surpresa a presença do paraibanos nas Paralimpíadas de 2016. Petrúcio dos Santos já retomou os treinos na pista da UFPB para tentar novos recordes no atletismo.

Positivo

Tudo pronto para a rodada de abertura da Copa Paraíba de Futsal Nordeste, que acontece amanhã de manhã, nos ginásios do Cabo Branco, Apcef-PB e Guarany do Roger. O evento tem o apoio do Sistema Correio de Comunicação, Governo do Estado, Prefeitura de João Pessoa, Vitabrasilnet, GR Papelaria e Magicar. Os jogos acontecem até o próximo domingo com a coordenação do professor Rogério Velinho, da Gesports.
 

Negativo

O clima de violência que tenta a todo custo se instalar no futsal paraibano também é motivo de preocupação para a diretoria da Federação Paraibana de Futsal (FPFS), pois tem alguns pais de atletas e professores que não estão ouvindo a voz da razão, o que tem atrapalhado alguns jogos. O presidente da FPFS, João Bosco Crispim já adotou algumas medidas que inclusive serão colocadas em prática na Copa Paraíba de Futsal Nordeste.
 

No Foco

O professor Rogério Velinho se reuniu ontem com toda a comissão organizadora da Copa Paraíba de Futsal Nordeste. Toda a programação foi definida em cima de muita transparência e responsabilidade para atender bem as equipes inscritas. Rogério Velinho está otimista e acredita que esse será um dos melhores eventos do ano, inclusive contando com a participação dos alunos do curso de educação física da Faculdade Maurício de Nassau.

Unipê no voleibol

O time de voleibol masculino do Unipê retomou as suas atividades com força total e promete brigar pelo título dos Jogos Universitários. O elenco será mais uma vez comandado pelo professor José Geraldo Castro que já foi campeão brasileiro pelo Unipê com a coordenação do professor Ivan Ricardo. Para 2014 José Geraldo destaca o apoio que toda a equipe de voleibol vem recebendo da reitora  Ana Flávia Pereira e pela coordenação do Curso de Educação Física.

Boxe

A segunda etapa do Paraibano de Boxe será no próximo dia 10 e a Federação Paraibana da modalidade pretende realizar o evento com 18 lutas, a partir das 19h, na Academia Mesquita Brothers, no bairro do Bessa. As lutas desta segunda etapa do Paraibano serão nas categorias galo, pena, leve, meio médio, médio, meio pesado e pesado. O coordenador geral da competição, professor Francisco Mesquita está otimista.

Clube dos Oficiais

Satisfeito com a bela campanha que o Clube dos Oficiais fez na Taça Cidade Campina Grande de Futsal, o Coronel Francisco de Assis está otimista para as disputas da Copa Paraíba de Futsal Nordeste. Em reunião com todos os professores ele pediu disciplina e a prática do processo educativo que estão sempre em evidência nas ações esportivas do COPM/BM. Muito bom.