Top Post

13 . Mar . 2013

Foi ruim

Em: Coluna

O Botafogo perdeu o seu primeiro jogo no Campeonato Paraibano de 2013, mas com tempo suficiente para se recuperar. No entanto, o fraco desempenho diante do CSP, domingo passado, na Graça, serve de alerta para o técnico Marcelo Vilar e seus comandados, pois essa segunda fase da competição não vai ser nada fácil e já deu para sentir nessa primeira rodada.


É bom lembrar que desde o inicio do Paraibano deste ano que o Botafogo vem apresentando falhas no primeiro tempo em alguns setores e tem usado o seu poder de superação sempre no segundo tempo para conquistar pontos. Tem sido assim desde a rodada de abertura da competição, chegando inclusive a irritar o técnico Marcelo Vilar.


Agora na rodada de abertura do segundo turno o Botafogo foi mal no primeiro tempo e continuou com erros na segunda etapa, o que resultou na sua primeira derrota em 2013, depois de catorze jogos de invencibilidade. O desempenho foi fraco mesmo e Marcelo Vilar tem que exigir mais dos seus comandados para que os erros não se repitam daqui para frente, pois caso contrário vai fortalecer os seus adversários.
 

Como ganhou a primeira fase sem perder de ninguém o Botafogo está confiante. No entanto, precisa melhorar para poder continuar forte na briga pelo título da temporada, principalmente nessa segunda fase que contará dois novos adversários motivados e fortes - Campinense e Sousa - que não disputaram a primeira etapa da competição por conta da Copa do Nordeste. Depois dessa derrota, todo cuidado é pouco para os botafoguenses.

Cabo Branco

O presidente do Cabo Branco, Antônio Toledo, marcou para a primeira semana de abril, a reabertura do campo de futebol soçaite, com um novo gramado e com uma nova estrutura para os sócios que participam da tradicional pelada. Com o campo liberado, a Escolinha de Futebol comandada por Magno Cerqueira também retomará as suas atividades em todas as categorias de base. Antônio Toledo avisa que a quadra de tênis também recebeu uma nova estrutura e já está a disposição dos associados.

Positivo

O Auto Esporte começou bem no segundo turno do Campeonato Paraibano com a vitória de 1x0 sobre o Treze, em Campina Grande. O técnico Jairo Santos tem mostrado suas qualidades e se ganhar mais alguns reforços vai continuar somando pontos no desenrolar da competição. A diretoria do time automobilista precisa fazer mais um sacrifício para que o time possa se fortalecer no restante do Paraibano.

Negativo

Quem também decepcionou a sua torcida foi o Treze, que jogando em casa e precisando do resultado, acabou sendo envolvido pelo Auto Esporte, que mostrou muita garra e determinação para sair de campo com três pontos. O torcedor do Galo da Borborema deixou o campo revoltado com o que viu e com razão. Afinal de contats, o elenco está na briga pelo título da temporada e perdendo em casa fica cada vez mais difícil.

No Foco

O promotor de Justiça, João Arlindo Corrêa Neto, prestigiou a IV edição da Travessia Máster de Natação, que foi realizada pela Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal da Paraíba - Apcef-PB - no último domingo. João Arlindo acompanhou toda a prova e numa conversa com o secretário de esportes de João Pesosa, Sérgio Meira, elogiou o nível da organização. Para João Arlindo, a capital paraibana continua crescendo no segmento esportivo, projetando a sua marca em nível nacional.

Basquete

A Federação Paraibana de Basquete - FPB - abriu as inscrições para realizar o Campeonato Paraibano de 2013, nas categorias sub-13, sub-17 e sub-19, masculino e feminino. Os interessados devem procurar a sede da FPB, que fica na Avenida Pedro II, 1901 Sala 102, em João Pessoa. Hoje o atendimento vai das 8h00 às 9h00 e na sexta-feira das 9h00 ás 11h00. O congresso técnico será realizado no próximo sábado, a partir das 16h00, no Colégio Motiva Tambaú e será coordenado pelo presidente da FPB, Eduardo Shaffer.

Joaci Moura

O professor Joaci Moura tem proposta para voltar a trabalhar no futebol do Piauí, mas disse ontem de manhã, na Secretaria de Juventude, Esporte e Receração (Sejer) que seu desejo maior em 2013 é treinar um time profissional no Campeonato Paraibano. Alguns contatos foram feitos, mas até ontem nenhuma negociação tinha sido concretizada. Joaci Moura tem um ótimo currículo, inclusive com passagem pelo futebol da China.

Futsal

O presidente da Federação Paraibana de Futsal, João Bosco Crispim, ficou satisfeito com o nível do congresso técnico que realizou no último final de semana, para discutir os principais pontos da abertura da temporada, com os campeonatos nas categorias sub-8, sub-10, sub-12 e adulto. Bosco Crispim considerou importante a participação dos dirigentes que trabalharam pelo soerguimento do futsal e promete mais trabalho em 2013.
 

11 . Mar . 2013

Paulo Henrique Ganso parece um caso perdido. Que pena!

Em: Coluna

Contra um adversário em formação, em casa, sem muita pressão, este choque-rei seria o jogo ideal para Paulo Henrique Ganso mostrar o seu futebol. Mas o ex-jogador do Santos, aquele que já foi quase uma unanimidade nacional para vestir a camisa 10 da seleção brasileira, decepcionou novamente.

 


A bola chega nele e não acontece nada. Nenhum lançamento, nenhum chute, nenhum drible. Nada! Cá entre nós, ficou a impressão de que ele é um caso perdido. Ney Franco não ai aproveitá-lo tão cedo.


Quem jogou bem foi Valdîvia. A convocação para a seleção chilena fz-lhe muito bem. Já havia se destacado na partida contra o Tigre, apesar da derrota. Mas, enfim, tivemos mais um clássico de baixo nível técnico e com menos de 20 mil torcedores no Morumbi, assim como foi o de domingo passado (Santos 0×0 Corinthians).
image

 

10 . Mar . 2013

Muita calma

Em: Coluna

Todo cuidado é pouco para o Campinense enquanto o juiz não apitar o final desse jogo de ida contra o ASA. O adversário também chegou à final da Copa do Nordeste por méritos e merece muito respeito quando a bola rolar, até porque precisa do resultado de hoje para evitar mais desvantagem na partida de volta, que será realizada no próximo domingo, no estádio Amigão que vai ficar pequeno para tantos torcedores.

Calma, muita calma. A receita é essa para sair de campo com um bom resultado e ter mais tranqüilidade para decidir o título domingo, no Amigão. Não adianta para o Campinense partir para o ataque ou tentar jogar de igual para igual. Nada disso. Tem que ser humilde e responsável, consciente de que em casa o ASA se torna um adversário muito perigoso, principalmente nesse momento que precisa do resultado.

Se foi capaz de administrar bem todos os adversários até hoje, não será nenhuma surpresa se o Campinense arrancar um bom resultado contra o ASA. Vai precisar de mais competência claro, mas o elenco já mostrou que tem qualidades e só passa confiança para os torcedores. A decisão começa hoje e termina no domingo. Sendo assim, nada melhor para o Campinense do que contar uma estratégia que possa lhe oferecer condições favoráveis na partida de volta.

Apcef-PB

O presidente em exercício da Apcef-PB, Carlos Espínola, reuniu num café da manhã, alguns membros da imprensa e parceiros para apresentar o projeto da Travessia Máster de Natação. Aproveitou para dizer que a Apcef-PB continua em crescimento em toda a sua estrutura.

Magela

O diretor técnico da Federação Paraibana de Futebol, Geraldo Magela, está feliz com a conclusão sem maiores problemas da primeira fase do Paraibano. A partir de hoje, Magela torce pelo sucesso de todos os clubes na segunda fase.

Positivo

O presidente do Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar da Paraíba, Coronel Francisco de Assis, trabalhar dia e noite para fortalecer ainda mais a estrutura do clube. Além de investir no esporte, a diretoria do COPM/BM promete muito mais ações para atender antigas reivindicações dos associados. Ainda este mês, o Coronel Francisco promete novidades para a família COPM/BM.

Negativo

Rebaixados para a Segunda Divisão do Campeonato Paraibano, o desespero de Cruzeiro e Paraíba agora e fora do campo, pois ambos estão sem respaldo financeiro para saldar os compromissos que assumiram para a temporada 2013. Quando os times começaram a entrar na zona de rebaixamento, os parceiros foram saindo de cena. Agora os dois estão sem saber o que fazer para pagar o que devem.

 

07 . Mar . 2013

Um castigo a derrota do Palmeiras com gol sofrido nos descontos

Em: Coluna

Valdívia estava se exibindo para Jorge Sampaoli, técnico do Chile, que estava na arquibancada especialmente para vê-lo em ação contra o Tigre. O meia chileno correu como nunca, tentou de tudo, apanhou muito, bateu também. Jogou bem, diga-se.


Outra coisa: aos 45 minutos, Kleber, o artilheiro que veio de Portugal, perdeu um gol inacreditável. Nos descontos, o Tigre foi lá e castigou o Palmeiras.


Eu posso imaginar o que os palmeirenses estão sentindo neste momento. Foi uma derrotas mais dolorosas que o time já teve ultimamente. Uma pena.

06 . Mar . 2013

Para Corinthians, invencibilidade vale quase como um título

Em: Coluna

Dezessete jogos invictos na Libertadores, em temporadas consecutivas, é um recorde quase inatingível. Basta ver que, nesse torneio criado em 1960, sob o nome de Copa dos Campeões da América – já que apenas os campeões das associações de futebol da América do Sul em seus respectivos campeonatos participavam – ninguém jamais alcançou esta marca. Nem o Santos da época de ouro de Pelé, nem Independiente e Boca Juniors, cada um com 7 e 6 títulos continentais, respectivamente.


O recorde de 17 jogos do Sporting Cristal, por exemplo, foi alcançado em 1962, 1968 e 1969. Também não é fácil, mas não tem o mesmo sabor.
Acho que o técnico Tite, um colecionador de recordes dentro do Corinthians, sabe muito bem da importância desse desafio. É para entrar para a história do clube, do torneio e do próprio futebol brasileiro.

06 . Mar . 2013

O melhor

Em: Coluna

O primeiro passo foi dado e o Botafogo terminou a primeira fase do Campeonato Paraibano de forma invicta e com perfil de campeão. Foi uma campanha positiva que só gerou motivação para os torcedores que a partir de agora só esperam a bola rolar na segunda fase, onde o próprio técnico Marcelo Vilar admite mais dificuldades para os botafoguenses.


Com o Campinense embalado, o Sousa precisando apagar a imagem negativa que deixou na Copa do Nordeste e com o Treze sendo cobrado pela torcida, também acredito que o Botafogo terá que mostrar muita mais competência para repetir a campanha da primeira fase e seguir firme na corrida pela reconquista da hegemonia do futebol profissional da Paraíba.


O Treze foi quem chegou mais próximo do Botafogo nessa primeira fase da competição, mas acabou perdendo dois jogos contra nenhum dos botafoguenses. Isso significa dizer que o Galo da Borborema também será forte na segunda fase da competição, onde a corrida pelo título será bem mais acirrada, inclusive com os outros adversários mais ousados em campo.


O importante nisso tudo é que o projeto idealizado e colocado em prática pelo presidente Nelson Lira está dando certos. As finanças do clube estão equilibradas e dentro de campo o time rende o esperado. Claro que precisa melhorar em alguns setores, mas no geral o time vai bem e empolga os seus torcedores. Agora cabe a torcida esperar para a bola rolar na segunda fase e contar com mais futebol do elenco comandado por Marcelo Vilar.

Delan Monte

O paraibano Delan Monte aguarda com muita expectativa o seu próximo desafio internacional que está marcado para o mês de abril, quando mais uma vez estará integrando a seleção brasileira em disputas que serão realizadas na Rússia e na Itália. Enquanto a Confederação Brasileira de Judô não define as datas da viagem, Delan Monte treina forte em João Pessoa para tentar se fortalecer na seleção brasileira e conquistar o seu espaço para as Olimpíadas de 2016.

Positivo

Foi muito bom o nível do Jampa Open de Futsal que contou com o apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) da Prefeitura de João Pessoa. O término da competição aconteceu no último domingo, no ginásio da UFPB e foi bastante prestigiado. A comissão organizadora formada por Pedro Braz, Anilton Pinheiro e Dan Manoel que já trabalha visando a temporada 2014 promete muito mais sucesso.

Negativo

E as figurinhas carimbadas que deixaram de colaborar e até tentaram inibir as ações da comissão organizadora do Jampa Open de Futsal perderam tempo. A competição foi realizada de sexta-feira a domingo sem maiores problemas e os garotos na quadra mostraram que o futsal paraibano vive uma grande fase em todas as categorias de base. Mais uma vez as figurinhas carimbadas ficaram no prejuízo. Vitória do bem.

No Foco

O secretário de esportes de João Pessoa, Sérgio Meira, participou da entrega da premiação aos destaques da primeira edição do Jampa Open de Futsal, domingo de manhã, no ginásio da UFPB, em João Pessoa. Deixou aquela praça de esportes satisfeito com onível da competição e com a certeza de que poderá colaborar muito mais com o esporte da capital paraibana, com novas ações da Prefeitura de João Pessoa. Sérgio Meira trabalha com toda a equipe da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e promete novidades para os próximos dias.

Cabo Branco

O presidente do Esporte Clube Cabo Branco, Antônio Toledo, ficou satisfeito com a conquista do time sub-13 no Jampa Open de Futsal, domingo pela manhã, no ginásio da UFPB. O elenco comandando pelo professor Mazureick Maciel mostrou muita qualidade ao longo da competição.Antônio Toledo promete trabalar ainda mais para fortalecer as categorias de base do clube e esta semana espera se reunir com os professores para definir um novo planejamento para o futsal, onde também espera continuar contando com o apoio dos pais dos atletas.

Raposa Valente

O Campinense está cada vez mais próximo do título da Copa Nordeste. A vitória sobre o Fortaleza foi fantástica e o placar só não foi ampliado porque faltou competência em algunas atacantes na hora de finalizar. No entanto, o importante é que o time está na final e ainda ganhou o direito de decidir o título no Amigão, em Campina Grande. O ASA que se cuide, pois a Raposa está embalada na fase mais importante da competição.
 

Copa Paraíba

Continuam os preparativos para a Copa Paraíba de Futsal Nordeste, que será realizada nos dias 3, 4 e 5 de maio, em mais uma realização da Know How Assessoria e Eventos com apoio da Federação Paraibana de Futsal. O coordenador técnico será o professor Antônio Fernando (Mineiro) que na próxima semana se reúne com Cláudia Leal, da coordenação geral, para definir os principais pontos da competição.

04 . Mar . 2013

Corinthians supera Barcelona e Real Madri no Ranking Mundial

Em: Coluna

Acaba de sair a atualização do ranking mundial de clubes da IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) e, para a surpresa geral, o Barcelona perdeu uma liderança que durava anos. O Barça agora é apenas o 5º lugar, atrás inclusive do Corinthians. O novo líder é o Chelsea, da Inglaterra. Outros brasileiros no Top 100: São Paulo (10º), Fluminense (17º), Grêmio (23º), Santos (24º),Vasco (51º), Palmeiras (80º) e Atlético (84º). Em seguida vêm Inter (105º) e Flamengo (111º).

04 . Mar . 2013

Os verdadeiros gigantes do Nordeste sobreviveram

Em: Coluna

Não foi fácil. E quem disse que seria. Campinense e Asa desbancaram as maiores forças do futebol nordestino, sob o olhar desconfiado e preconceituoso de praticamente toda uma região, exceto de suas apaixonantes torcidas. O que para muitos é uma final de azarões, para todos – que lá no fundo reconhecem a superioridade dos dois times do interior – é a final do bom futebol.

Agora, os dois melhores conjuntos se encontram em uma final inédita. De um lado um Campinense que passou por Santa Cruz, Sport e Fortaleza. Do outro um Asa ainda mais questionado, mas, nem por isso menos surpreende. O fantasma do Nordeste, deixou para trás nada menos que, Vitória, ABC e Ceará.

Fase a fase os rivais entusiastas diziam frases do tipo Acabou o sonho do Barcelona do Nordeste, que agora sai para o Sport ou A sorte do Asa ficou na primeira fase e agora o ABC os coloca no seu devido lugar.

Não foi nas quartas de final onde os dois times foram parados. Muito menos nas semifinais, onde de uma forma ainda mais emocionante, os erradamente chamados pequenos acabaram com o “sonho” de alguns, que queriam ver no Estádio Castelão, da Copa das Cofederações e da Copa do Mundo, a decisão entre os rivais cearenses.

Não vai ser no Castelão a final da Copa do Nordeste 2013. A decisão será realizada nos modestos Fumeirão e Amigão, que estão longe do padrão FIFA, mas que representam muito mais o eterno desejo, sempre inacabado, do nordestino ser feliz.

 

 

 

 

03 . Mar . 2013

É hoje...

Em: Coluna

Quem disse que o Campinense está morto? A Raposa está muito viva, esperta e vigilante. Por isso mesmo brilha na Copa do Nordeste e não será nenhuma surpresa se uma vitória simples o colocar na fase final da competição. O time está bem mesmo e tem potencial para superar o Fortaleza no decisivo e jogo de volta marcada para hoje à tarde, no Amigão.

Meu amigo Rocha, que hoje mora em Itabaiana, não escondia a sua confiança no Campinense e está com uma caravana montada para invadir o Amigão hoje à tarde. Acredito que de todos os lugares sairão torcedores para apoiar o Campinense que vive uma grande fase e que poderá ser finalista da Copa do Nordeste. Considero muito importante essa mobilização e essa paixão dos torcedores da Raposa. O Amigão vai ficar pequeno hoje à tarde.

Como precisa da vitória, o Campinense tem que ser ofensivo nos 90 minutos de jogo, mas sem esquecer do seu poder defensivo, pois o Fortaleza tem um bom elenco e vem para Campina Grande para ser finalista na Copa do Nordeste. Sendo assim, todo cuidado é pouco para não tomar gol e garantir a tão sonhada vaga para decidir o título dessa competição.

Em alta

Depois que as figurinhas carimbadas deixaram Nelson Lira trabalhar no Botafogo, o clube cresceu de cotação em pouco tempo. Nelson Lira garante que vem muito mais por aí.

Positivo

O Jampa Open de Futsal chega ao seu final hoje de manhã, com jogos a partir das 9h00 no ginásio da UFPB. O evento tem o apoio da Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação. O secretário Sérgio Meira vai prestigiar a entrega da premiação os vencedores das quatro categorias. A festa promete.

 

Negativo

Estão fazendo a maior pressão para a liberação antecipada do Almeidão para os jogos do Campeonato Paraibano. O gramado está belo e em fase de conclusão, mas a estrutura geral do campo ainda deixa muito a desejar. Sendo assim, melhor que os prazos combinados sejam cumpridos para que não se jogue dinheiro fora. O bom senso manda assim.

 

No Foco

O professor Antônio Meira Leal, diretor da Vila Olímpica Ronaldo Marinho, está mais animado com as obras de reforma naquele complexo esportivo. Ao final dos trabalhos vai atender muito bem.

 

Acep

O presidente da Acep, João Camurça, disse na última terça-feira, que só poderão votar nas eleições de junho os sócios com a carteira de 2013 (sócios efetivos). É bom lembrar que para ter a carteira e votar, o sócio terá que ter registro profissional e ser cronista esportivo. Caso contrário vai ficar só na torcida. A fiscalização será rigorosa.

 

Escolinha de Futebol

A Escolinha de Futebol do Clube dos Oficiais está em atividade com aulas nas quintas-feiras, à noite e no sábado pela manhã. Na segunda-feira à noite tem uma turma extra. A escolinha atende alunos na faixa etária entre 5 e 13 anos. Ainda restam poucas vagas. Os interessados podem ligar para 8802 6121.


 

01 . Mar . 2013

No país do “jeitinho”, governo tenta salvar clubes de futebol

Em: Coluna

Deu no jornal Lance!

As penhoras que vem sufocando o caixa de muitos clubes – em especial o dos cariocas – podem estar com os dias contados. O Ministério do Esporte prepara um projeto de lei que deve ser encaminhado ainda este ano ao Congresso Federal com uma série de medidas para abater dívidas fiscais e tributárias com o governo federal e também para modernizar a gestão esportiva no Brasil.

– Este é um legado para os clubes no pós-Copa e para o esporte como um todo – disse o secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos dos Torcedores do Ministério do Esporte, Toninho Nascimento.

Entre os pontos que estão sendo elaborados pelo ME estão o abatimento das dívidas fiscais em troca de programas sociais esportivos conduzidos pelos clubes, limitação de mandatos, cumprimento e planejamento financeiro e teto para endividamento. Estas medidas também são válidas para que federações e confederações continuem a receber incentivos governamentais.

Há também a discussão no ME de uma punição mais severa aos clubes que gastarem mais do arrecadarem, que vai desde a perda de mando de campo ao rebaixamento em competições nacionais.

Enquanto isso, a CBF nomeou nesta semana um grupo de trabalho com Vasco, Flamengo, Santos, Goiás e Coritiba para analisarem a criação de uma loteria esportiva em substituição à Timemania.

– Esses dois movimentos uma hora têm de convergir. No fundo os dois falam da sustentação econômica e financeira dos clubes – disse Cristiano Koehler, diretor-geral do Vasco e que deve acompanhar a evolução da discussão com a CBF.

O projeto pensado pelo governo, porém, não vai contemplar somente os clubes de futebol.

Bate-Bola – Toninho Nascimento
Secretário Nacional de Futebol

Este projeto vai ser um perdão da dívida dos clubes?

De modo algum. Haverá contrapartidas firmes para que haja algum tipo de benefício fiscal. E aqui não estamos falando só de clubes, mas do esporte em geral.

Quais são estas contrapartidas?

Maior transparência, responsabilidade fiscal dos dirigentes e sanções dentro de campo para aqueles que descumprirem. O legado da Copa para o futebol tem quer ser renovar a gestão dos clubes.

A Timemania entra no pacote?

Com certeza. A intenção do ministro Aldo Rebelo não é extingui-la, mas sim reformulá-la e torná-la mais atraente. Mas aí depende também de conversar com a Caixa Econômica, que administra a loteria.

dividas Comentário meu - O Brasil é mesmo um paraíso. A dívida dos clubes brasileiros (com raríssimas e honrosas exceções) continua crescendo numa velocidade muito maior do que a evolução das receitas. Desde 2003, os maiores clubes do país aumentaram em 235% a verba que entra nos cofres, passando de R$ 800 milhões em 2003 para R$ 2,7 bilhões em 2011. No mesmo período, porém, as dívidas cresceram 306%, de R$ 1,2 bi para R$ 4,7 bi. Agora o governo vai tentar socorre-los novamente. Mas quando me refiro a esse “paraíso”, devo acrescentar que ele não se resume apenas ao campo de futebol. Na fotomontagem acima, além da notícia do Lance! sobre a dívida dos clubes, tem um recorte de uma notícia do portal R7 que aponta algumas personalidades do mundo artístico que sonegaram mais de R$ 600 milhões em impostos. E viva a impunidade!