A Copa do Nordeste proporciona grandes jogos, fortes emoções e reencontros! E Sport x Campinense é um dos jogos que vale a pena assistir cada minuto, principalmente pelo histórico do duelo. No Nordestão, os caminhos se cruzaram em 2013, nas quartas de final do campeonato. Primeira vez que os rubro-negros se encontravam numa fase de mata-mata do torneio.

Naquela época, o Sport entrava como franco favorito, até pela campanha invicta que fazia na competição, com três vitórias e três empates. A Campinense não ficava atrás: com quatro vitórias, um empate e uma derrota, chegava às quartas carregando um bom desempenho, o que fazia do jogo um grande atrativo da segunda fase. No primeiro jogo, o equilíbrio prevaleceu entre as equipes, que tiveram boas chances de abrir o placar, mas paravam nas boas zagas e nos excelentes goleiros, que mantiveram a partida no 0 a 0 até o apito final, guardando o melhor para o segundo jogo, na Ilha do Retiro.

Com o caldeirão lotado, a Raposa não se intimidou e tomou as ações do jogo desde o início, porém pecava no último toque. O Sport, que errava bastante, precisava de uma oportunidade para abrir o placar. E ela veio aos 41, com Felipe Azevedo, chutando cruzado e vencendo o goleiro Pantera: 1 a 0 no placar, que pouco pôde ser comemorado, já que três minutos depois Bismarck igualava a partida antes mesmo do final do primeiro tempo. 

Na volta do intervalo, o Sport partiu para cima, já que precisava vencer o duelo para se classificar, assustando a defesa da Campinense antes mesmo dos cinco minutos. Mas a pressão inicial parou quando Bismarck deixou Zé Paulo em condições de ampliar o marcador e fazer 2 a 1 no duelo. Precisando de no mínimo dois gols para avançar às semis, o Leão partiu para o ataque, e o empate veio aos 32, quando Cicinho foi derrubado na área. Pênalti que Felipe Azevedo converteu, renovando as esperanças dos pernambucanos. Porém, a reação parou por aí e a Raposa conseguiu manter o empate no placar e selou a classificação para as semis. No mesmo ano, sagrou-se campeã do Nordestão, ao vencer o ABC nas finais.

Agora, o segundo embate entre os clubes tem data e hora marcada: nesta quarta (14), às 20h na Ilha do Retiro, Sport e Campinense fazem a primeira partida das semifinais da Copa do Nordeste. Quem irá reinar no duelo: o Leão ou a Raposa?

ASCOM/CBF