Top Post

20 . Mar . 2013

O baixo desempenho de Ricardo Marcelo

Em: Coluna

Mergulhado de corpo e alma no projeto de se eleger senador em 2014, o deputado Ricardo Marcelo, atual presidente da Assembleia Legislativa, deve estar de cabeça ‘inchada’ após a divulgação dos números da pesquisa Consult sobre o cenário eleitoral para o próximo ano, na Paraíba.

Em que pese o histórico negativo das pesquisas eleitorais no nosso Estado, os números divulgados pela Consult são, de fato, desestimulantes para as pretensões de RM que, além de presidir o Poder Legislativo Estadual, também comanda o PEN, partido que reúne hoje o maior número de deputados na Assembleia.

Adicione a isso outro ingrediente importante. Pelos cargos relevantes que ocupa, Ricardo Marcelo frequentemente aparece em espaços generosos na mídia paraibana. Quem não lembra, por exemplo, da campanha ‘S.O.S Seca’, que até um dia desses mostrava o presidente da Assembleia em horário nobre de TV ‘cobrando’ medidas dos governos Federal e Estadual para combater a estiagem?

Deputados escutados pela Coluna observaram que o baixo desempenho de RM na pesquisa Consult pode estar diretamente relacionado à queda de braço que ele vem travando com o governador Ricardo Coutinho. Outros, porém, acreditam que falta ao presidente da Assembleia ‘cheiro de povo’.

O fato é que, se não rever suas estratégias, Ricardo Marcelo, que na pesquisa apareceu ‘segurando a lanterna’, corre o risco de sair fragorosamente derrotado das urnas em 2014. Parte do recado foi dado a RM no ano passado, quando a esposa perdeu a disputa pela Prefeitura de Belém, sua terra natal e principal reduto eleitoral.

Para quem ainda não teve acesso, seguem abaixo aos números da pesquisa Consult. Eis a pergunta formulada pelo instituto: “Se a eleição fosse hoje, em qual desses nomes citados o (a) Senhor (a) poderia vir a dar o seu voto para senador da Paraíba?”

Zé Maranhão (PMDB) - 16,2%
Cícero Lucena (PSDB) - 10,85
Rômulo Gouveia (PSD) – 10,0%.
Veneziano Vital do Rego (PMDB) – 8,0%.
Ruy Carneiro (PSDB) - 7,4%
Wellington Roberto (PR) - 6,75
Wilson Santiago (PMDB) - 5,85%.
Aguinaldo Ribeiro (PP) - 2,35%
Ricardo Marcelo (PEN) - 2,3%

20 . Mar . 2013

Gobi perde a paciência: todos querem mamar nas tetas do Corinthians\"

Em: Coluna

A Justiça do Rio Grande do Sul decide hoje se libera o patrocínio da Caixa com o Corinthians. E toda essa polêmica tirou o presidente corintiano do sério. Mário Gobbi deu uma das declarações mais contundentes sobre aquilo que considera um grande sentimento de inveja contra o clube que dirige: “A Caixa é um grande parceiro. Vamos fazer de tudo para que a parceria siga em frente. Até porque a Caixa patrocina Avaí, Atlético-PR, Figueirense, Jogos Panaamericanos, Olimpíadas, a Globo. Foi só patrocinar o Corinthians para surgir isso. É isso que cansa, esse mel que o Corinthians tem. Todo mundo quer mamar na teta do Corinthians, quer ser o herói. Entraram com uma ação, uma coisa esdrúxula, sem eira, nem beira. Äs vezes a gente se destempera, mas é por causa disso. É uma mediocridade, fazer nome em cima do Corinthians.Por que o Flamengo ficou 20 anos com a Petrobras e ninguém falou nada? Isso revolta!

O Corintbians é maior que tudo, do que a Libertadores, do que a Caixa. Nada é maior do que o Corinthians nesse mundo de Deus. No dia que algum clube colocar 50 mil pessoas no Japão é porque apareceu outro maior”, disse Gobbi, numa entrevista ao jornal Lance desta 4ª feira.

20 . Mar . 2013

Show de bola

Em: Coluna

O Campinense foi bem do primeiro ao último minuto da Copa do Nordeste. Foi campeão esbanjando categoria e competência com Oliveira Canindé no comando. A vitória foi merecida sim e foi fruto de um planejamento inteligente e bem elaborado pela diretoria que ainda comemora os resultados acumulados ao longo da competição.


O torcedor da Raposa ainda comemora e com razão. O time precisava de um empate diante do ASA e até poderia perder por 1x0 que seria campeão, mas fez valer a sua categoria e seu esquema de jogo competente, para vencer a partida por 2x0 e encher de alegria a sua apaixonada torcida. Todo o elenco está de parabéns, assim como a comissão técnica.


Agora a Copa do Nordeste faz parte do passado. O Campinense volta as suas atenções para o Campeonato Paraibano e tem como meta conquistar mais um título em 2013. O problema é saber se a diretoria vai manter todo o grupo, que custa caro e as rendas do Paraibano com certeza não serão suficientes para bancar as despesas do time que foi campeão nordestino.


O torcedor está empolgado e aguarda com expectativa a decisão final da diretoria. O grupo é bom sim e mostrou isso durante toda a Copa do Nordeste. Se for mantido para o Campeonato Paraibano vai exigir muito respeito dos adversários. O quadro ainda está indefinido, mas a torcida está depositando a maior fé nos dirigentes e espera por um final feliz em todas as negociações.

Track&Fied

O secretário de esportes de João Pessoa, Sérgio Meira, participou da cerimônia de premiação da Track&Field Run Series, que foi realizada no último domingo, com muito sucesso, em João Pessoa. Sérgio Meira destacou o apoio da Prefeitura de João Pessoa ao evento, em mais uma ação positiva do prefeito Luciano Cartaxo. Ao final da prova, Sérgio Meira só elogiou a organização do evento, que agora faz parte do calendário esportivo da Capital paraibana. A segunda edição está confirmada para o próximo ano.

Positivo

A presidente da Federação Paraibana de Futebol, Rosilene Gomes, também fez parte da torcida do Campinense na decisão da Copa do Nordeste. Afinal de contas, o futebol profissional da Paraíba subiu de cotação em nível nacional com a conquista da Raposa no último domingo, no Amigão. Agora Rosilene Gomes vai torcer por Campinense e CSP nas disputas da Copa do Brasil. É a camisa do futebol paraibano em evidência.

Negativo

Não é bom o ambiente no Treze. De repente o time caiu de produção e em três jogos que disputou nesse segundo turno, perdeu todos eles, resultando na queda do técnico Lourival Santos. O quadro ainda é muito complicado e a diretoria cobra uma explicação de todo o elenco por esse fracasso na segunda fase da competição. Domingo, contra o Campinense, o Galo da Borborema entra em campo com a obrigação de vencer para jogar a crise para escanteio.

No Foco

O empresário Ibrahim Laureano gostou da parceria que fez com o Correio da Paraíba na decisão da Copa do Nordeste, onde colocou trasporte grátis para pegar o torcedor em casa e levá-lo de volta. Tudo isso para que o cliente do Picuí Praia cumpra rigorosamente as exigências da Lei Seca. Ibrahim Laureano garante que nos finais de semana vai manter a carona de ida e volta para o Picuí Praia sem custo para os clientes torcedores nos jogos dos Estaduais. Basta ligar para 3246 3377 para fazer parte da grande torcida.

Copa de Futsal

O presidente da Federação Paraibana de Futsal, João Bosco Crispim, abriu as inscrições para a realização de mais uma edição da Copa dos Correios de Futsal na categoria sub-13. A competição deve acontecer na segunda quinzena de abril. Os interessados em participar do evento podem fazer contatos pelo telefone 8805 4697. O objetivo da disputa é fortalecer as categorias de base do futsal paraibano e tem apoio dos Correios. Na próxima semana João Bosco Crispim define a data do congresso técnico.

Velinho no Rio

O presidente da Federação Paraibana de Futsal, João Bosco Crispim, abriu as inscrições para a realização de mais uma edição da Copa dos Correios de Futsal na categoria sub-13. A competição deve acontecer na segunda quinzena de abril. Os interessados em participar do evento podem fazer contatos pelo telefone 8805 4697. O objetivo da disputa é fortalecer as categorias de base do futsal paraibano e tem apoio dos Correios. Na próxima semana João Bosco Crispim define a data do congresso técnico.

Cabo Branco

Depois de confirmar a reabertura do campo de futebol para a primeira semana de abril, o presidente do Cabo Branco, Antônio Toledo, concentra as suas atenções na reforma da sauna que deverá ficar pronta no mês de maio. Um projeto de bom nível foi elaborado para atender bem os sócios e convidados do Cabo Branco. Antônio Toledo garante que novas ações estão na sua agenda e serão colocadas em prática para valorizar a presença do sócio no clube.
 

15 . Mar . 2013

Chegou a hora

Em: Coluna

Um estádio Amigão lotado e um Campinense motivado. Tudo isso define o cenário esportivo da Paraíba neste domingo muito especial, com a Raposa decidindo o título da Copa do Nordeste com chances reais de proporcionar mais alegria para a sua torcida, que por sinal vive momentos de euforia desde que a bola rolou nessa disputa nordestina.


Se o Campinense foi capaz de chegar à decisão e com vantagem para ser campeão, é porque tem méritos para atender as expectativas dos torcedores paraibanos que prometem fazer uma grande festa no estádio Amigão, hoje à tarde. Aliás, o clima de euforia tomou conta de Campina Grande desde a última segunda-feira com a torcida da Raposa mobilizada para comparecer em massa a esse jogão de bola.


O Campinense venceu o primeiro jogo contra o ASA, em Arapiraca e isso com certeza lhe deu uma vantagem significativa para levantar a taça. No entanto, todo cuidado é pouco, até porque as chances também existem para o adversário que cresceu na reta final da competição. Importante que o torcedor paraibano se una numa só corrente para que o Campinense fortaleça a marca do nosso futebol no cenário nacional. Vamos lá Raposa!

Picuí na torcida

Os empresários e irmãos, Ibrahim (foto) e Isac Laureano prepararam o Restaurante Picui Praia para receber hoje os torcedores da Raposa, em especial os assinantes do Correio da Paraíba.

Positivo

Muito bom o momento que vive o Auto Esporte, com cem por cento de aproveitamento e líder do Campeonato Paraibano. Agora é muito importante que a diretoria não se esqueça de deixar em dia todos os compromissos para que o elenco continue motivado e o técnico Jairo Santos possa trabalhar tranquilo.

Negativo

Situação complicada é a do Treze, que perdeu os dois primeiros jogos do segundo turno do Campeonato Paraibano. Estreou com uma derrota para o Auto Esporte na última quinta-feira perdeu para o Atlético de Cajazeiras. Os torcedores estão inconformados e cobram providências da diretoria para o time continuar forte na briga pelo título.

No Foco

Assim como abriu espaço para o vôlei de praia, o presidente do Clube dos Oficiais, Coronel Francisco, pretende ampliar o leque de opções para os Oficiais e convidados.

Dowhill

Hoje, partir das 9h00, acontece o 2º Desafio Downhill Sesc Gravatá, em mais uma realização da Prefeitura de João Pessoa através da Coordenação de Esportes Radicais da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) em parceria com o Sesc. O evento será realizado no circuito montado no Sesc Gravatá, no Valentina de Figueiredo.

Jogos da Juventude

João Pessoa poderá sediar a edição deste ano dos Jogos Escolares da Juventude na categoria 12 a 14 anos. Natal foi a cidade escolhida para para receber a competição escolar, mas ainda não atendeu as exigências do Comitê Olímpico Brasileira. Na semana passada, uma equipe do COB fez vistoria em João Pessoa e aprovou.

Futsal na Caixa Beneficente

Está confirmada para terça-feira, 19h00, a abertura da Copa de Futsal da Caixa Beneficente, que contará com a participação de dez equipes, formadas por policiais militares e bombeiros. A informação é do presidente da Caixa Beneficente dos Oficiais e Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Paraíba, Coronel Maquir Cordeiro, que também aposta na força do esporte. A fase final da competição está marcada para o dia 1º de maio numa grande confraternização no Clube dos Oficiais.

14 . Mar . 2013

Para a mídia mexicanao Corinthians foi um \' monstro branco\"

Em: Coluna

Até ontem a noite, os mexicanos acreditavam que o Club Tijuana Xoloitzcuintles De Caliente, atual campeão nacional, tinha tudo para conquistar pela primeira vez a Libertadores da América. A humilhação que sofreu diante do Corinrthians foi um golpe duríssimo pra eles, como mostra este artigo do jornal El Universal.

A perfeição de Cães astecas não tinha lugar no Brasil. O Corinthians, campeão do mundo, impôs a sua hierarquia, sem confusão, para quebrar a Tijuana, até então invicto na Copa Libertadores com uma contundente vitória (3-0).


Olhando, absorto e incrédulo, o técnico Antonio Mohamed, de repente, percebeu a enorme diferença entre os dois clubes. Muito diferente do que aconteceu há oito dias, quando triunfou no estádio Caliente. O Timao, como é chamado no Brasil, parecia um monstro branco e apareceu inclemente para destruir alguns Xolos que tentaram resistir, mas que desmoronaram inapelavelmente.


O sistema defensivo do campeão mexicano, até então imaculado no torneio, sofreu muito, o tempo inteiro, com Paolo Guerrero, Pato, Paulinho & Cia..
Rapidamente o Corinthians encontrou seu melhor. Incentivado por seu público, esqueceu o desempenho cinza que teve em solo mexicano, onde foram espancados, para dar um golpe de realidade para os monarcas do nosso futebol.
 

Foi um alívio quando o juiz apitou o final do jogo. O time que estava invicto há três partidas e que aspirava conquistar a Libertadores, viu que ainda falta muito para igualar-se a um campeão do mundo como o Corinthians. Foi um golpe de realidade para o técnico Antonio Mohamed após esse duro desfecho do Pacaembu.
 

13 . Mar . 2013

Foi ruim

Em: Coluna

O Botafogo perdeu o seu primeiro jogo no Campeonato Paraibano de 2013, mas com tempo suficiente para se recuperar. No entanto, o fraco desempenho diante do CSP, domingo passado, na Graça, serve de alerta para o técnico Marcelo Vilar e seus comandados, pois essa segunda fase da competição não vai ser nada fácil e já deu para sentir nessa primeira rodada.


É bom lembrar que desde o inicio do Paraibano deste ano que o Botafogo vem apresentando falhas no primeiro tempo em alguns setores e tem usado o seu poder de superação sempre no segundo tempo para conquistar pontos. Tem sido assim desde a rodada de abertura da competição, chegando inclusive a irritar o técnico Marcelo Vilar.


Agora na rodada de abertura do segundo turno o Botafogo foi mal no primeiro tempo e continuou com erros na segunda etapa, o que resultou na sua primeira derrota em 2013, depois de catorze jogos de invencibilidade. O desempenho foi fraco mesmo e Marcelo Vilar tem que exigir mais dos seus comandados para que os erros não se repitam daqui para frente, pois caso contrário vai fortalecer os seus adversários.
 

Como ganhou a primeira fase sem perder de ninguém o Botafogo está confiante. No entanto, precisa melhorar para poder continuar forte na briga pelo título da temporada, principalmente nessa segunda fase que contará dois novos adversários motivados e fortes - Campinense e Sousa - que não disputaram a primeira etapa da competição por conta da Copa do Nordeste. Depois dessa derrota, todo cuidado é pouco para os botafoguenses.

Cabo Branco

O presidente do Cabo Branco, Antônio Toledo, marcou para a primeira semana de abril, a reabertura do campo de futebol soçaite, com um novo gramado e com uma nova estrutura para os sócios que participam da tradicional pelada. Com o campo liberado, a Escolinha de Futebol comandada por Magno Cerqueira também retomará as suas atividades em todas as categorias de base. Antônio Toledo avisa que a quadra de tênis também recebeu uma nova estrutura e já está a disposição dos associados.

Positivo

O Auto Esporte começou bem no segundo turno do Campeonato Paraibano com a vitória de 1x0 sobre o Treze, em Campina Grande. O técnico Jairo Santos tem mostrado suas qualidades e se ganhar mais alguns reforços vai continuar somando pontos no desenrolar da competição. A diretoria do time automobilista precisa fazer mais um sacrifício para que o time possa se fortalecer no restante do Paraibano.

Negativo

Quem também decepcionou a sua torcida foi o Treze, que jogando em casa e precisando do resultado, acabou sendo envolvido pelo Auto Esporte, que mostrou muita garra e determinação para sair de campo com três pontos. O torcedor do Galo da Borborema deixou o campo revoltado com o que viu e com razão. Afinal de contats, o elenco está na briga pelo título da temporada e perdendo em casa fica cada vez mais difícil.

No Foco

O promotor de Justiça, João Arlindo Corrêa Neto, prestigiou a IV edição da Travessia Máster de Natação, que foi realizada pela Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal da Paraíba - Apcef-PB - no último domingo. João Arlindo acompanhou toda a prova e numa conversa com o secretário de esportes de João Pesosa, Sérgio Meira, elogiou o nível da organização. Para João Arlindo, a capital paraibana continua crescendo no segmento esportivo, projetando a sua marca em nível nacional.

Basquete

A Federação Paraibana de Basquete - FPB - abriu as inscrições para realizar o Campeonato Paraibano de 2013, nas categorias sub-13, sub-17 e sub-19, masculino e feminino. Os interessados devem procurar a sede da FPB, que fica na Avenida Pedro II, 1901 Sala 102, em João Pessoa. Hoje o atendimento vai das 8h00 às 9h00 e na sexta-feira das 9h00 ás 11h00. O congresso técnico será realizado no próximo sábado, a partir das 16h00, no Colégio Motiva Tambaú e será coordenado pelo presidente da FPB, Eduardo Shaffer.

Joaci Moura

O professor Joaci Moura tem proposta para voltar a trabalhar no futebol do Piauí, mas disse ontem de manhã, na Secretaria de Juventude, Esporte e Receração (Sejer) que seu desejo maior em 2013 é treinar um time profissional no Campeonato Paraibano. Alguns contatos foram feitos, mas até ontem nenhuma negociação tinha sido concretizada. Joaci Moura tem um ótimo currículo, inclusive com passagem pelo futebol da China.

Futsal

O presidente da Federação Paraibana de Futsal, João Bosco Crispim, ficou satisfeito com o nível do congresso técnico que realizou no último final de semana, para discutir os principais pontos da abertura da temporada, com os campeonatos nas categorias sub-8, sub-10, sub-12 e adulto. Bosco Crispim considerou importante a participação dos dirigentes que trabalharam pelo soerguimento do futsal e promete mais trabalho em 2013.
 

11 . Mar . 2013

Paulo Henrique Ganso parece um caso perdido. Que pena!

Em: Coluna

Contra um adversário em formação, em casa, sem muita pressão, este choque-rei seria o jogo ideal para Paulo Henrique Ganso mostrar o seu futebol. Mas o ex-jogador do Santos, aquele que já foi quase uma unanimidade nacional para vestir a camisa 10 da seleção brasileira, decepcionou novamente.

 


A bola chega nele e não acontece nada. Nenhum lançamento, nenhum chute, nenhum drible. Nada! Cá entre nós, ficou a impressão de que ele é um caso perdido. Ney Franco não ai aproveitá-lo tão cedo.


Quem jogou bem foi Valdîvia. A convocação para a seleção chilena fz-lhe muito bem. Já havia se destacado na partida contra o Tigre, apesar da derrota. Mas, enfim, tivemos mais um clássico de baixo nível técnico e com menos de 20 mil torcedores no Morumbi, assim como foi o de domingo passado (Santos 0×0 Corinthians).
image

 

10 . Mar . 2013

Muita calma

Em: Coluna

Todo cuidado é pouco para o Campinense enquanto o juiz não apitar o final desse jogo de ida contra o ASA. O adversário também chegou à final da Copa do Nordeste por méritos e merece muito respeito quando a bola rolar, até porque precisa do resultado de hoje para evitar mais desvantagem na partida de volta, que será realizada no próximo domingo, no estádio Amigão que vai ficar pequeno para tantos torcedores.

Calma, muita calma. A receita é essa para sair de campo com um bom resultado e ter mais tranqüilidade para decidir o título domingo, no Amigão. Não adianta para o Campinense partir para o ataque ou tentar jogar de igual para igual. Nada disso. Tem que ser humilde e responsável, consciente de que em casa o ASA se torna um adversário muito perigoso, principalmente nesse momento que precisa do resultado.

Se foi capaz de administrar bem todos os adversários até hoje, não será nenhuma surpresa se o Campinense arrancar um bom resultado contra o ASA. Vai precisar de mais competência claro, mas o elenco já mostrou que tem qualidades e só passa confiança para os torcedores. A decisão começa hoje e termina no domingo. Sendo assim, nada melhor para o Campinense do que contar uma estratégia que possa lhe oferecer condições favoráveis na partida de volta.

Apcef-PB

O presidente em exercício da Apcef-PB, Carlos Espínola, reuniu num café da manhã, alguns membros da imprensa e parceiros para apresentar o projeto da Travessia Máster de Natação. Aproveitou para dizer que a Apcef-PB continua em crescimento em toda a sua estrutura.

Magela

O diretor técnico da Federação Paraibana de Futebol, Geraldo Magela, está feliz com a conclusão sem maiores problemas da primeira fase do Paraibano. A partir de hoje, Magela torce pelo sucesso de todos os clubes na segunda fase.

Positivo

O presidente do Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar da Paraíba, Coronel Francisco de Assis, trabalhar dia e noite para fortalecer ainda mais a estrutura do clube. Além de investir no esporte, a diretoria do COPM/BM promete muito mais ações para atender antigas reivindicações dos associados. Ainda este mês, o Coronel Francisco promete novidades para a família COPM/BM.

Negativo

Rebaixados para a Segunda Divisão do Campeonato Paraibano, o desespero de Cruzeiro e Paraíba agora e fora do campo, pois ambos estão sem respaldo financeiro para saldar os compromissos que assumiram para a temporada 2013. Quando os times começaram a entrar na zona de rebaixamento, os parceiros foram saindo de cena. Agora os dois estão sem saber o que fazer para pagar o que devem.

 

07 . Mar . 2013

Um castigo a derrota do Palmeiras com gol sofrido nos descontos

Em: Coluna

Valdívia estava se exibindo para Jorge Sampaoli, técnico do Chile, que estava na arquibancada especialmente para vê-lo em ação contra o Tigre. O meia chileno correu como nunca, tentou de tudo, apanhou muito, bateu também. Jogou bem, diga-se.


Outra coisa: aos 45 minutos, Kleber, o artilheiro que veio de Portugal, perdeu um gol inacreditável. Nos descontos, o Tigre foi lá e castigou o Palmeiras.


Eu posso imaginar o que os palmeirenses estão sentindo neste momento. Foi uma derrotas mais dolorosas que o time já teve ultimamente. Uma pena.

06 . Mar . 2013

Para Corinthians, invencibilidade vale quase como um título

Em: Coluna

Dezessete jogos invictos na Libertadores, em temporadas consecutivas, é um recorde quase inatingível. Basta ver que, nesse torneio criado em 1960, sob o nome de Copa dos Campeões da América – já que apenas os campeões das associações de futebol da América do Sul em seus respectivos campeonatos participavam – ninguém jamais alcançou esta marca. Nem o Santos da época de ouro de Pelé, nem Independiente e Boca Juniors, cada um com 7 e 6 títulos continentais, respectivamente.


O recorde de 17 jogos do Sporting Cristal, por exemplo, foi alcançado em 1962, 1968 e 1969. Também não é fácil, mas não tem o mesmo sabor.
Acho que o técnico Tite, um colecionador de recordes dentro do Corinthians, sabe muito bem da importância desse desafio. É para entrar para a história do clube, do torneio e do próprio futebol brasileiro.