Top Post

23 . Set . 2018

Sem pai e sem mãe

Em: Coluna

Faz tempo que o esporte paraibano implora por melhores. Talentos em todas as modalidades a Paraíba tem de sobra e profissionais capacitados também. O que falta na realidade é mais investimento do setor privado e uma política pública verdadeira que possa colocar mais atletas no cenário nacional defendendo o seu Estado de origem.

O que mais inconforma e irrita é saber que alguns candidatos que estão pleiteando cargos nas eleições de outubro não apresentam propostas voltadas para o esporte. Pouco se fala nos horários políticos. É como se o esporte não contribuísse e nem formasse os cidadãos do amanhã. Erro deles que deveriam ser esquecidos pelos desportistas que estarão votando no dia 7. Seria a melhor maneira de protestar contra quem pode e não faz absolutamente nada pelo esporte.

Deixando os anos passados de lado para não revoltar ainda mais quem faz esporte por ideal, em 2018 a Paraíba sediou grandes eventos esportivos, como a Taça Brasil de Futsal e o Pan-Americano de Karatê Interestilos. Poderia citar muita mais no momento, mas estou focando os mais recentes que atraíram desportistas de todas as idades e que mostraram a força de nossos talentos com importantes conquistas.

É triste a realidade, e pelos candidatos que estão pleiteando cargos em outubro, acredito que nada vai mudar. São figurinhas carimbadas que querem se manter com a política sem ações voltadas para o esporte. Muitos já se foram e caíram no esquecimento, pois nada fizeram. Agora é preciso pensar bem em quem escolher, já que temos uma arma forte que precisa ser bem aproveitada.  Vamos optar porque quem tem compromisso com a mudança dessa trsite realidade.

Congresso técnico

O congresso técnico  da Taça Cidade João Pessoa de Futsal foi relizado no útimo sábado, no GatoMia Espetos, em Manaíra. A comissão organizadora ainda recebe inscirções em algumas categorias. O telefone para contato é o 9.9981-5263.

Positivo

A Gerência Operacional do Desporto Escolar, da Secretaria de Estado da Educação fecha mais uma semana de disputas dos Jogos das Escolas Estaduais com saldo positivo. A etapa João Pessoa vem acontecendo com jogos emocionantes e a presença de bom público, principalmente no futsal e no voleibol. O coordenador geral da competição, professor José Geraldo está feliz da vida com os resultados.

Negativo

Ainda ontem tinha clube tentando a liberação de jogadores na Federação Paaibana de Futebol para o início da Segunda Divisão do Campeonato Paraibano. Será que a rodada de amanhã será completa? Tem muita gente apostando que não.  São coisas do futebol profissional da Paraíba que acontecem ano a ano. O quadro é ruim e para piorar tem campo que não oferece a menor condição de jogo.

Escolinha de futebol

A diretoria do Clube dos Oficiais continua recebendo alunos novatos na faixa etária entre 5 e 13 anos para a sua Escolinha de Futebol. O campo foi reaberto com novo gramado e toda a estrutura renovada. Contatos 9.8802-6121 e 9.9981-5263. As vagas estão abertas para sócios e não sócios.

No foco

O secretário de esportes de João Pessoa, Rodrigo Trigueiro, está apoiando a realização do Campeonato Cinquentão do Valentina de Figueiredo. Os jogos estão acontecendo no CT Ivan Tomaz e reúne craques do passado.

 

 

20 . Set . 2018

De novo

Em: Coluna

A turma que pratica marketing com criatividade e inteligência, costuma dizer que a embalagem precisa mostrar o que o conteúdo tem de melhor. Tenho certeza que é por aí mesmo. Infelizmente no futebol da Paraíba, ninguém ou quase ninguém tem essa preocupação com a qualidade de produto a ser colocado no mercado. Basta analisar os resultados das últimas competições que foram realizadas.

Mais uma vez o Campeonato Paraibano da Segunda Divisão sofre adiamento porque nem todos os jogadores foram regularizados em tem hábil. Pode? Pois aconteceu de novo em 2018 para o desespero geral dos clubes que se esforçaram para cumprir o que se chama de ideal para quem sonha com bons resultados, dentro e fora de campo. Infelizmente, ainda tem muita gente sem levar a sério o futebol profissional.

O que mais se falou foi falta de tempo para regularizar jogadores. Um desculpa sem pé e sem cabeça, como dizia minha avó Nicolina Alves de Moura Guedes, quando um neto tentava argumentar algum erro cometido longe da verdade. No futebol da Paraíba todo dia se inventa algo para tentar desviar atenções e manter esse amadorismo que ninguém suporta mais, na Primeira ou na Segunda Divisão do Campeonato Paraibano.

A primeira rodada da Segunda Divisão foi adiada sim. Estão prometendo a abertura para o próximo domingo. Será que vai acontecer mesmo? A questão não reside apenas na regularização dos jogadores e tod mundo sabe disso. E os campos? Aqueles que não oferecem a mínima condição de jogo. Faz tempo que essa novela está no ar. Muita gente querendo aparecer em cima desse problema, mas a solução nunca é apresentada, a não ser a liberação dos estádios com restrições. Um absurdo, que se repete ano a ano. Em 2018, o filme está em exibição de novo.

Futsal

A comissão organizadora da Taça Cidade João Pessoa de Futsal se reúne hoje, para avaliar as inscrições registradas para a competição deste ano. O congresso técnico está confirmado para sábado, 11h, no Gatomia Espetos, em Manaíra. Mais contatos pelo telefone 9.9981-5263.

Positivo

O professor José Geraldo, que responde pela Gerência Operacional do Desporto Escolar, da Secretaria de Estado da Educação, confirmou para hoje de manhã, a rodada final do handebol masculino e feminino da etapa João Pessoa dos Jogos das Escolas Estaduais, com entrega da premiação para os vencedores. O ginásio da Funad deve receber um bom público a partir das 8h. A festa é do handebol.

Negativo

Quando é que vai chegar apoio verdadeiro para técnicos e atletas que representam a Paraíba nas disputas nacionais? Tudo indica que vai demorar e muito, pois apesar dos inúmeros pedidos, os nossos representantes são ignorados em diversos segmentos. Agora mesmo, em plena campanha política, não vi ninguém aparecer com uma proposta real e inteligente para mudar esse quadro. Lamentável.

Escolinha de futebol

Uma boa programação de amistosos está marcada para a noite de amanhã, entre as Escolinhas de Futebol do Clube dos Oficiais e da Ansef. Os jogos com garotos entre 5 e 13 anos acontecerão no campo do Clube dos Oficiais, a partir das 19h. A diretoria lembra que continua recebendo alunos novatos. Contatos 9.8802-6121.

No foco 

O diretor do Colégio Polígono, João Augusto, comemora os resultados do voleibol masculino e feminino na etapa Nordeste dos Jogos da Juventude. Os dois times vão representar a Paraíba na etapa nacional, em novembro.

CPM

O time de handebol masculino do Colégio da Polícia Militar (CPM) tem um jogo decisivo hoje, contra o Nicodemos Neves, pela etapa João Pessoa dos Jogos das Escolas Estaduais. Tem tudo para conquistar o título de campeão, levando em consideração o trabalho que vem sendo feito pelo professor Bruno e seus comandados.

16 . Set . 2018

É real

Em: Coluna

É bom que o torcedor saiba e entenda que essa empolgação do técnico Evaristo Piza para a temporada 2019 é real e que pode se transformar em importantes conquistas. O homem gostou de João Pessoa e do Botafogo e só faltou pedir para ficar mais uma temporada, por entender que pode render muito mais, desde que tenha tempo e condições para trabalhar.

Acredito que mesmo com as turbulências que cercam a Maravilha do Contorno, os dirigentes e conselheiros estão motivados para a próxima temporada. A prova é tanto que mais da metade do elenco que fechou a temporada com Piza está com permanência assegurada para o próximo ano. Isso é bom, pois quem começa com uma base sólida terá uma pré-temporada mais produtiva.

Tudo indica que 2019 será um ano mais produtivo para o Botafogo com Evaristo Piza no comando. O homem mostrou que sabe trabalhar, tem perfil de líder e conhece muito bem o grupo que ficou a sua disposição para a próxima temporada. Com mais algumas contratações, com certeza os resultados serão bem mais animadores no exigente calendário do próximo ano.

O sonho da torcida ainda é a Série B do Campeonato Brasileiro. Faltou pouco em 2018 e se a diretoria trabalhar com um planejamento mais inteligente, Evaristo Piza será capaz de fechar um elenco com mais qualidade para cumprir tudo aquilo que vem pela frente. A caminhada será longa, mas o Botafogo começa a trabalhar cedo e com conhecimento sobre o potencial de cada jogador que decidiu ficar. Isso pode fazer a torcida feliz em 2019.

Peladão do Xexéu

No próximo dia 22 a turma do Peladão do Xexéu embarca para Belo Horizonte-MG para uma programação de amistosos e também para conhecer pontos turísticos do Estado. O grupo ficará hospedado no Hotel Go Inn. Contatos pelos telefones 9.9300-9964 e 9.8832-3468.

Positivo

A Escolinha de Futebol do Clube dos Oficiais fez amistoso ontem de manhã,, contra a Escolinha do Santos, reunindo alunos na faixa etária entre 5 e 13 anos. Os jogos aconteceram no CT do Santos no Conjunto Ernesto Geisel. A Escolinha do Clube dos Oficiais continua matriculando alunos novatos. Os contatos podem ser feitos pelos telefone 9.8802-6121 e 9.9981-5263.

Negativo

É triste a realidade da maioria dos estádios dos jogos da Segunda Divisão do Campeonato Paraibano. O interessante é que são feitas inúmeras reuniões e apontados os defeitos, mas a bola vai rolar a partir de amanhã. Se os vetos feitos não são atendidos em sua maioria, melhor seria nem marcar reunião para discutir o assunto. É uma vergonha a situação dos campos.

Futsal

Tudo indica que a Taça Cidade João Pessoa de Futsal será um sucesso. Algumas categorias estão sendo fechadas de forma antecipada, pois as vagas são limitadas. Está confirmado para o dia 22 o término das inscrições . Os contatos podem ser feitos pelo telefone 9.9981-5263.

No foco

Bem identificado nas áreas esportiva e social da Apcef, Adão Antônio foi homenageadopela diretoria, pelos 40 anos de serviços prestados a entidade. Amigos e familiares prestigiaram o evento. Foi uma justa homenagem para Adão.

Free Mind

Tudo pronto para o Free Mind, um treinamento de inteligência emocional que irá transformar e mudar a vida de muita gente. O evento acontece hoje, no Nord Tambaú Sapucaia com o coach Juniere Medeiros (D). Atletas e todos que queiram desenvolver o máximo do seu potencial estão convidados. Contatos pelo telefone (83) 99619-5626

12 . Set . 2018

Que fase!

Em: Coluna

Na Taça Brasil de Futsal Sub-9 que terminou no último sábado, em João Pessoa, prevaleceu o favoritismo do Palmeiras-SP que foi campeão em cima do Fluminense-RJ. Tem uma estrutura de alto nível, o elenco é bom e tem uma comissão técnica que reflete o bom desempenho do time dentro da quadra. No final, o Verdão brilhou para a alegria geral da Torcida Mancha Alviverde que fez a diferença ao longo de toda a competição.

Mais uma vez João Pessoa deu exemplos de que está pronta para sediar grandes eventos. Em julho foi à vez da Taça Brasil de Futsal Sub-7 que foi conquistada pelo Clube dos Oficiais em cima do Fluminense-RJ. Além de ter sido campeão, o COPM-BM também caprichou na organização. Agora foi a vez da Apcef-PB, que ficou com o quarto lugar, mas que mostrou sinais de grandeza com a sua ampla estrutura e a força de uma diretoria que acredita na força do esporte.

E assim cresce cada vez mais o futsal paraibano. Ouvi do presidente da Confederação Brasileira de Futsal, Marcos Madeira, inúmeros elogios para o presidente da Federação Paraibana de Futsal , João Bosco Crispim, extensivos a quem acredita e aposta na força do esporte. Marcos Madeira não falou de graça. O futsal paraibano vive um momento bom e isso é fruto de quem trabalha e acredita nessa geração de novos talentos.

A verdade é que o futsal paraibano está fechando mais uma temporada com saldo positivo. O calendário elaborado está sendo cumprido e os novos talentos estão surgindo, pois os pais que são verdadeiros desportistas estão apoiando as ações dos clubes que também acreditam na força do esporte. Isso é bom e temos que incentivar sim, pois o esporte também educa, desde que os bons exemplos também venham das arquibancadas.

Na saudade

Perdi ontem, meu eterno amigo Rocha Filho, que hoje já vive na Glória do Senhor. Era torcedor do Campinense, do Palmeiras-SP e por muito tempo, como atleta, defendeu as cores do Boa Vista no futebol e do Ajax no futsal. Tempo bom. Que Deus conforte toda a família.

+POSITIVO

O presidente da Apcef-PB, Carlos Espínola, prestigiou todos os dias de disputas da Taça Brasil de Futsal. A Arena da Apcef-PB só recebeu elogios dos visitantes, inclusive do presidente da CBFS, Marcos Madeira. A diretoria da Apcef-PB está de parabéns pelo trabalho que realiza em favor do esporte, em quase todas as modalidades. Carlos Espínola está no caminho certo e promete muito mais.

-NEGATIVO

Todo cuidado é pouco com as figurinhas carimbadas que tentam aparecer através do esporte. E como estamos em tempo de campanha política, tem muita gente querendo se aproveitar do momento para vender ilusão para os desportistas, inclusive aproveitando as figurinhas carimbadas que entraram pela janela na crônica esportiva da Paraíba. O tempo atual exige reflexão para banir essa gente sem futuro.

Inscrições no futsal

Está confirmado para o dia 22 o término das inscrições da Taça Cidade João Pessoa de Futsal. Algumas categorias estão sendo fechadas de forma antecipada, pois as vagas são limitadas. A categoria sub-6, por exemplo só recebe inscrições até amanhã. Os contatos podem ser feitos pelo telefone 9.9981-5263.

NO FOCO

Alexandre Guimarães e Francisco Másculo, ficaram em segundo lugar no Brasileiro de Voleibol Master no Rio de Janeiro e estão classificados para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos Games.


Destaque

João Victor, goleiro da Apcef-PB, foi um dos destaques na Taça Brasil de Futsal Sub-9, realizada em João Pessoa. Neto do advogado e desportista nato, José Haroldo, João Victor tem mostrado muito talento ao longo do ano e tem um poder de crescimento muito forte na modalidade.

09 . Set . 2018

Planejar faz bem

Em: Coluna

A diretoria do Botafogo está no caminho certo. Se o técnico Evaristo Piza sinalizou com o desejo de continuar com mais da metade do elenco, nada melhor do que antecipar as ações e se planejar para 2019, pois mais uma vez o calendário será muito exigente e não cabe mais aquela onda de que o grupo está muito reduzido ou limitado. A ordem é trabalhar desde já, para que as surpresas sejam colocadas para escanteio.

Como o elenco mostrou muitos altos e baixos ao longo da temporada, Evaristo Piza tem razão quando pensa em mudar. E para acertar mais basta conversar com os dirigentes para saber quem realmente tem potencial para ficar e encarar a temporada 2019. Vem aí Campeonato Paraibano, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Brasileiro da Série C. Tudo isso vai exigir muita qualidade em campo.

Evaristo Piza tem tudo para fazer um belo trabalho em 2019. Pegou o bonde andando este ano, mas mesmo assim melhorou o perfil do time e faltou pouco para garantir uma vaga na Série B. Agora com mais tempo e conhecendo bem o grupo que está a sua disposição, pode muito bem indicar os nomes certos para que a diretoria contrate e o Botafogo faça a alegria da sua torcida em todas as competições.

Como diz Nelson Lira, tudo é planejamento inteligente e antecipado. Foi assim que o Botafogo foi campeão brasileiro da Série D. Nelson Lira colocou em prática a sua experiência administrativa e fez o torcedor feliz nas suas gestões. Sendo assim, nada melhor do que copiar o que é bom. Chega de divergências. O Botafogo precisa mesmo é de união em todos os seus segmentos.

 

No Rio de Janeiro

Alexandre Guimarães, ex-comodoro do Iate Clube da Paraíba e coronel médico da Polícia Militar, está no Rio de Janeiro para tentar mais um título brasileiro no vôlei de praia máster. Ele forma dupla com Francisco Másculo. Ambos estão confiantes numa campanha positiva.

Positivo

Alexandre Guimarães lembra que este torneio será uma seletiva para representar o Brasil no Pan- American Máster Games Rio 2020. A dupla é a atual campeã brasileira de voleibol máster na categoria acima de 60 anos, título conquistado em Saquarema-RJ no ano passado. Alexandre Guimarães acredita que poderá conquistar uma vaga para o torneio internacional. É o voleibol paraibano em alta.

Negativo

A cena é triste e só prejudica a imagem do esporte paraibano, principalmente nesta semana que está terminando, com João Pessoa cheia de turistas trazidos pela Taça Brasil de Futsal que termina hoje de manhã, na Arena da Apcef-PB, no Altiplano. Os semáforos estão cheios de atletas pedindo ajuda para que possam representar o Estado no cenário nacional. E os nossos candidatos? Nada com o esporte.

Na Ansef-PB

Ontem teve  mais uma programação de amistosos no campo da Ansef-PB, na praia do Bessa. As escolinhas do Clube dos Oficiais estavam em ação muito futebol, com alunos na faixa etária entre 5 e 13 anos de idade.

 No Foco

O professor José Geraldo, é só otimismo para as etapas de Sousa, Catolé do Rocha e Itabaiana dos Jogos das Escolas Estaduais. As disputas começam a partir de segunda-feira e prometem grandes emoções.

Jogos Estaduais

A Escola Alzira Lisboa  foi a campeã geral do atletismo na etapa de Mamanguape nos Jogos das Escolas Estaduais. Os resultados ainda são comemorados por professores e atletas , que prometem continuar o trabalho com o apoio da Gerência Operacional do Desporto Escolar da Secretaria de Estado da Educação.

29 . Ago . 2018

Faltou pouco

Em: Coluna

Chegamos perto. Foi assim que o doutor Heraldo Rocha resumiu a derrota do Botafogo-PB em Ribeirão Preto, sofrendo um gol nos acréscimos e jogando fora a chance do acesso na disputa de pênaltis. Assim como Heraldo Rocha, ainda tem muitos torcedores lamentando a eliminação do time paraibano que tinha tudo para tornar realidade o sonho da Serie B, mas ficou só na vontade.

Como diz o ex-presidente Nelson Lira, campeão brasileiro na Serie D, o Botafogo merecia algo bem melhor, por tudo que fez ao longo desta temporada. Em Ribeirão Preto o time mostrou força e qualidade, mas no finalzinho do jogo, já nos acréscimos, tomou um gol que não merecia . O empate inesperado com certeza mexeu com o psicológico dos jogadores que na hora do pênalti jogaram fora tudo que foi feito ao longo do ano.

Tudo bem que o objetivo era o acesso, mas não deu. O torcedor entende que o trabalho foi bem feito e isso deve ser levado em consideração quando a diretoria sentar para planejar o próximo ano. Se fizer um balanço sobre erros e acertos no quesito contratação, algo de melhor pode acontecer no próximo ano, com um futebol de melhor qualidade e uma caminhada muito mais forte rumo a Série B.

A derrota faz parte do passado. Chega de lamentações. O melhor caminho é planejar 2019 com mais cautela para que o grupo possa se fortalecer em algumas posições. Como tem muita gente experiente na diretoria, não vai ser difícil chegar a essa conclusão para tornar o caminho rumo a Série B sem sofrimento. É isso que a torcida quer, pois caminhou lado a lado com o clube em todos os momentos. Aplaudindo e vaiando, mas sempre querendo o melhor.

Escolinhas em ação

No próximo sábado, a partir das 7h, as escolinhas de futebol do CFU e do Clube dos Oficiais estarão em ação, reunindo alunos na faixa etária entre 5 e 13 anos. A programação promete agradar e vai contar com a torcida dos pais. Os jogos acontecerão no campo do Unipê.

POSITIVO

O empresário e ex-presidente do Botafogo, Nelson Lira, também apostavano acesso do time para a Série B, mas teve o sonho adiado. Nelson Lira usou sua conta no Instagram para enaltecer o trabalho de todo o elenco, da comissão técnica e da diretoria, durante toda a Série C do Campeonato Brasileiro. Nelson Lira acredita na continuidade do trabalho e numa temporada 2019 de muito mais sucesso.

NEGATIVO

A eleição para escolha da nova diretoria da Federação Paraibana de Futebol está marcada para o final do mês de setembro. Todo cuidado é pouco com as figurinhas carimbadas que estão querendo pegar a carona errada para assumir o comando do futebol paraibano. Deve ser eleito sim, quem tem identidade forte com o esporte e principalmente compromisso moral com o crescimento do futebol da Paraíba.

Jogos Estaduais

Em Guarabira, Campina Grande e Princesa Isabel estão acontecendo os Jogos das Escolas Estaduais. Na programação consta as modalidades de atletismo, voleibol, futsal, vôlei de praia e handebol. A coordenação geral é do professor José Geraldo, que incentiva a prática esportiva em todas as Regiões de Ensino da Paraíba.

NO FOCO

E por falar em José Geraldo, ele destaca o apoio que tem recebido na Secretaria de Estado da Educação para realizar mais uma edição dos Jogos das Escolas Estaduais. Toda a gestão aposta na força do esporte nas escolas.

25 . Ago . 2018

Quase lá

Em: Coluna

Agora que conhece muito bem o estilo de jogo do adversário e seus pontos fortes, o técnico Evaristo Piza tem como armar bem o Botafogo-PB para conquistar pelo menos um empate em Ribeirão Preto e voltar para João Pessoa com a tão sonhada vaga na Série B do Campeonato Brasileiro. A caminhada ainda é longa, mas tudo é possível e o elenco viajou confiante na possibilidade de fazer a alegria dos torcedores.

E por falar em torcida, dois ônibus saíram de João Pessoa para Ribeirão Preto para prestigiar o elenco. Isso é bom demais. Ainda tem um grupo que viaja de avião também para fortalecer o apoio. E quem não teve condições de viajar, com certeza está em toda Paraíba naquela tradicional corrente pra frente na busca de uma vaga na Segundona da próxima temporada.

Evaristo Piza deixou bem claro antes do embarque, que o Botafogo-PB será cauteloso, determinado e disciplinado, favor e sem falar na pressão que vem recebendo após a derrota em João Pessoa. Tudo isso está sendo levado em consideração por Evaristo Piza.

Em São Paulo o Botafogo treinou, vem recebendo uma atenção muito especial da diretoria e caminha para tornar realidade o sonho da Série B. É possível sentir no semblante de cada torcedor a euforia e a confiança, momentos que mas nunca na retranca. Tem toda razão. O adversário está no prejuízo, terá uma maior torcida em seuantecedem a partida. E como diz Nelson Lira, quando o ambiente é bom, tudo acontece da melhor maneira. Sendo assim, o meu amigo Gabriel Botto deve retornar de Ribeirão Preto na maior alegria do mundo.

Taça Cidade João Pessoa

Estão abertas as inscrições para a Taça Cidade João Pessoa de Futsal Nordeste, que será entre 12 e 14 de outubro com categorias de base. O evento tem o apoio da Federação Paraibana de Futsal e Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer). Contatos pelo telefone 9.9981-5263.

Positivo

Muito importante essa mobilização da torcida que viajou para Ribeirão Preto para apoiar o Botafogo-PB no jogo decisivo contra o Botafogo-SP. Muita gente contribuiu com as pessoas que foram de ônibus. O empresário Nelson Lira foi procurado por alguns membros de torcidas organizadas e fez questão de colaborar. Afinal de contas, sempre valorizou a torcida em todos os momentos.

Negativo

Quando será realizada a eleição para escolha do novo presidente da Federação Paraibana de Futebol? Ninguém sabe, ninguém viu. Com toda essa indefinição e com a aproximação do fim da temporada, fica inviável qualquer tipo de planejamento. Isso significa também que 2019 será um ano de mais dificuldades para o futebol paraibano que vive momentos de desmandos em alguns segmentos.

Escolinha

O presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal da Paraíba - Apcef-PB - Carlos Espínola, trabalha para voltar a Escolinha de Futebol, que vai atender sócios e convidados. Tudo indica que a aula inaugural será no dia 11 de setembro, com o professor Paulo Mendonça. Na próxima semana sai toda programação.

No Foco

Quem está na torcida pelo sucesso do Botafogo em Ribeirão Preto é o doutor Heraldo Rocha, que faz parte da era de ouro do handebol paraibano. Satisfeito com a reação do time, ele acredita na ascensão para a Série B de 2019.

Em Fortaleza

Não é só de natação que vive Giovana Campos, atleta do Clube dos Oficiais. Ontem, em Fortaleza, ela mostrou seu potencial nos Jogos da Amizade, jogando voleibol. Hoje, começa a defender o Motiva de João Pessoa, na modalidade de natação. Promete importantes conquistas.

23 . Ago . 2018

Falta um ponto

Em: Coluna

Poderia ter sido melhor, mas não foi. Mesmo assim o placar de 1x0 foi de bom tamanho para o Botafogo-PB, que fez o dever de casa com o apoio da sua grande torcida e agora vai para Ribeirão Preto cheio de moral para tentar pelo menos um empate e se garantir na Série B da próxima temporada. Pelo menos é esse o pensamento de todo o grupo comandado por Evaristo Piza. Não vai ser nada fácil atingir essa meta, principalmente com o meio campo desfalcado de Marcos Aurélio, mas o grupo está confiante.

E por falar em Evaristo Piza ele está de bem com a vida com a torcida do Botafogo. Não é de muita conversa, como Leston Júnior. Fala o suficiente e baseado em conceitos convincentes que tornaram o Botafogo forte na reta final da Série C do Campeonato Brasileiro. O time tem as suas limitações, mas melhorou de rendimento e de forma considerável, para a satisfação da torcida.

E como o elenco acredita que o sonho da Série B está próximo da realidade, a diretoria atendeu pedido da comissão técnica e antecipou a viagem do grupo para São Paulo. Fez bem. Agora todo investimento é válido, pois está em jogo de forma mais verdadeira e próxima, uma vaga para a Segunda Divisão.

O ambiente é bom e isso alimenta o sonho da torcida que acredita na ascensão do Botafogo. Muitos torcedores estão mobilizados e vão para Ribeirão Preto. Outros ficarão em João Pessoa, quem sabe na Arena Picuí Praia, numa verdadeira corrente positiva, para que pelo menos o empate aconteça no próximo domingo. O clima é de euforia e isso favorece quem pensa grande.

Peladeiros da Torre

O ex-árbitro da Federação Paraibana de Futebol, Paulo Roberto de Morais, já está mobilizando os amigos para a tradicional confraternização dos peladeiros da Torre, que sempre acontece ao final de ano. Paulinho, como é conhecido entre os amigos, espera por apoio para realizar o evento.

+POSITIVO

Quando o Botafogo foi campeão Brasileiro da Série D, o então presidente Nelson Lira disse que a partir daquele momento o time tinha que trabalhar para chegar na Série A. O projeto está em andamento com a possibilidade do elenco garantir uma vaga no Brasileiro da Série B da próxima temporada. Assim como Nelson Lira, os dirigentes e torcedores estão pensando grande. Assim caminha o Belo.

-NEGATIVO

Ainda tem muitos atletas nos semáforos de João Pessoa pedindo ajuda para representar a Paraíba em disputas regionais e nacionais. É lamentável, mas está acontecendo para o desespero dos profissionais que preparam os seus atletas para o calendário da temporada, mas quase sempre esbarram nessa falta de apoio. Por onde anda o Bolsa Atleta para minimizar os destaques do esporte paraibano?

Apcef-PB

O presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal da Paraíba - Apcef-PB - Carlos Espínola, está trabalhando com a sua diretoria para oferecer o que há de melhor para quem for prestigiar a Taça Brasil de Futsal Sub-9, a partir do dia 3. A Arena Apcef está recebendo cuidados especiais.

NO FOCO

O presidente do Clube dos Oficiais, Coronel Francisco de Assis, se reúne hoje com os professores de todas as modalidades para definir a programação de aniversário. Setembro promete muitas emoções nas sedes do COPM-BM.

Natação

Giovana Campos, que é nadadora do Clube dos Oficiais, disputou quatro provas no Troféu Carmem Pessoa, em Aracaju e ganhou quatro medalhas de ouro. A garota esté mesmo em grande fase e se prepara para o Troféu Kako Caminha, que vai reunir a elite da natação nordestina.

19 . Ago . 2018

Convite feito

Em: Coluna

Desde o início da semana que Nelson Lira usa suas redes sociais para mobilizar a grande torcida do Botafogo para esse confronto de hoje, no Almeidão. Como é um vencedor dentro do clube e tem a confiança da grande nação botafoguense, tudo indica que a festa será completa. O ambiente é o melhor possível e Nelson Lira acredita que esse fato fará a diferença quando a bola rolar no jogo contra o Botafogo de Ribeirão Preto pela Série C do Campeonato Brasileiro.

O torcedor está mesmo empolgado e esse apoio nas arquibancadas tem tudo para levar o Botafogo a uma grande vitória. Aliás, o time comandado por Evaristo Piza precisa fazer mesmo o resultado em casa, pois vai decidir a sua sorte em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Com certeza o confronto da volta será bem mais difícil. Portanto, a ordem é fazer o dever de casa e bem feito

O Botafogo-SP tem uma melhor campanha que os paraibanos na Série C do Campeonato Brasileiro, mas isso não é tudo. A partir de hoje a história é outra e será resolvida dentro de campo, como diz o design Alexandre Tomaz, filho do saudoso Ivan Tomaz. Apesar dos altos e baixos, o Botafogo-PB chegou ao mata-mata com autoridade, pois não ficou dependendo de ninguém para avançar.

A convocação de Nelson Lira continua espalhada nas redes sociais. O torcedor tem que atender essa convocação, pois o sonho de garantir uma vaga na Série B pode se tornar realidade. Esquecer o passado e pensar no momento atual é a receita ideal. A torcida tem essa responsabilidade de lotar o Almeidão e o elenco de apresentar um futebol de qualidade. Assim o sonho se aproxima da realidade.

Candidatos

Entre os candidatos que estão na disputa pela presidência da FPF, o nome de João Máximo, ex-presidente e campeão pelo Auto Esporte, está bem cotado. Tem experiência no futebol. Outro nome que agrada é Fernando Mendes, que foi vice na gestão de Rosilene Gomes

Positivo

Ainda sobre as eleições da Federação Paraibana de Futebol, o nome do empresário Nelson Lira também foi cogitado, em função dos relevantes serviços prestados ao esporte paraibano. Questionado sobre o assunto, Nelson Lira agradeceu a lembrança, mas revelou que está com outros planos para a próxima temporada, sem muita ligação com o futebol. Aguardem novidades.

Negativo

E tem umas figurinhas c carimbadas que não têm nenhum serviço prestado ao futebol profissional da Paraíba, pleiteando a presidência da FPF. Todos têm direito, claro. Mas podem contar com um grande prejuízo, pois os clubes filiados sabem muito bem quem tem competência para administrar o futebol com transparência e responsabilidade. Sinceramente, tem cada figurinha carimbada.

Amistoso

A Escolinha do Santos recebeu ontem de manhã, no CT do Geisel, a Escolinha de Futebol do Clube dos Oficiais. A programação de amistosos, reuniu alunos entre 5 e 13 anos,. O trabalho feito pelas duas escolinhas também visa à formação do cidadão do futuro.

No Foco

O paraibano Zé Guedes, que integrou no ano passado a Seleção do Brasil nos revezamentos 4×100 e 4×400 categoria 65 a 69 anos. agora luta em 2018 para conseguir apoio para o Brasileiro, em São Paulo, no mês de novembro.

Jogos das Escolas Estaduais

Na Gerência de Desporto Escolar, da Secretaria de Estado da Educação, o professor José Geraldo trabalha com a sua equipe para definir toda a programação dos Jogos das Escolas Estaduais. A competição desse ano promete superar todas as expectativas, garante José Geraldo, cheio de otimismo.

15 . Ago . 2018

Tudo na paz

Em: Coluna

Aliviado pela classificação para as quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro, o Botafogo segue cheio de confiança para tentar uma vaga na Série B de 2019. Isso mesmo. Toda aquela desconfiança ao longo da competição nacional passou. A verdade agora é que o time paraibano está com chances reais de chegar à Segundona cheio de moral.

Não vai ser nada fácil, pois o adversário é o Botafogo-SP que fez uma bela campanha na fase de classificação e é apontado como um dos favoritos ao título da Série C. No entanto, o time paraibano promete mais uma vez se superar em campo para fazer a sua torcida feliz. Como no futebol tudo é possível, o torcedor tem mais é que acreditar que a passagem para a Segundona pode acontecer.

E o primeiro desafio com o Botafogo-SP está marcado para o próximo domingo. Desde a segunda-feira que a torcida está mobilizada para lotar as arquibancadas e incentivar o time comandado por Evaristo Piza. E com a força da torcida, como dia Nelson Lira, o Botafogo-PB sempre costuma se superar em campo na busca do resultado que lhe interessa.

Como conhece muito bem o futebol paulista, Evaristo Piza disse que não vai ser nada fácil a disputa com o Botafogo-SP. No entanto, acredita que o time paraibano tem chances de fazer o dever de casa no domingo e decidir a vaga com mais tranquilidade, em São Paulo. Enquanto o time se prepara, a torcida está mobilizada em toda a Paraíba para proporcionar um grande espetáculo. Com certeza será um belo jogo.

Kaio Márcio

O paraibano e nadador olímpico. Kaio Márcio, hoje defendendo as cores do Minas Tênis Clube, está disposto a nadar pela Paraíba nas disputas nacionais. O que falta é a força de um patrocinador para trazê-lo de volta para João Pessoa. O desafio está lançado.

Positivo

Na Uninassau de João Pessoa a professora Tereza Carmem, coordenadora do curso de Educação Física, está com uma vasta programação para colocar em prática neste segundo semestre. As ações vão fortalecer a formação dos futuros profissionais da área. Tereza Carmem destaca o apoio que recebe da direção da Uninassau para apoiar os eventos. A Uninassau acredita na força do esporte.

Negativo

Fatos lamentáveis foram registrados no jogo em que o CSP venceu o Nacional de Patos, nos pênaltis, pelo Paraibano Sub-19. A confusão foi grande no estádio José Cavalcanti, inclusive com agressão ao árbitro do jogo. A Federação Paraibana de Futebol está apurando todos os fatos com rigor e muito profissionalismo. Com certeza os culpados serão punidos para evitar que a violência impere no futebol.

Reforma geral

Não é só o campo de futebol, mas toda estrutura do Clube dos Oficiais, em João Pessoa, está passando por uma ampla reforma. Em setembro, dentro das comemorações de aniversário, o presidente do COPM-BM, Coronel Francisco de Assis, promete muitas novidades para os sócios e convidados. Aguardem.

No foco

O presidente da Federação Paraibana de Futsal, João Bosco Crispim, confirmou o seu apoio a mais uma edição da Taça Cidade João Pessoa. As inscrições começam no dia 22. Contatos pelo telefone 9.9981-5263.

Polígono

O voleibol feminino do Colégio Polígono está se preparando para representar bem a Paraíba na etapa Nordeste dos Jogos da Juventude. O professor Euclides Neto e a assistente técnica. Camila Wallach, querem avançar para a etapa nacional. Contam com o apoio do diretor do Polígono, João Augusto.