Top Post

01 . Dez . 2019

Um 2020 diferente

Em: Coluna

Treze e Campinense não produziram nada de positivo para os seus torcedores em 2019. Por onde passaram deixaram marcas negativas, numa temporada realmente para ser esquecida pelas torcidas que esperam algo bem melhor em 2020, até por uma questão de respeito e pela tradição que os dois times têm no futebol profissional, mas que não corresponderam em 2019.

Mas tudo indica que em 2020 o quadro vai ser bem diferente. Pelo menos é essa a grande expectativa dos torcedores de dois grandes times do futebol profissional da Paraíba. Em Campina Grande existe uma cobrança muito forte em cima dos dirigentes, pois ninguém suporta tanto desmando administrativo e tanta decepção dentro de campo. O saldo negativo ainda incomoda e todos querem uma mudança radical, pelo bem do futebol da Rainha Da Borborema.

O Treze por onde passou brigou para não ser rebaixado. Isso com certeza serviu de lição, pois a diretoria começou a se planejar mais cedo, inclusive mantendo o técnico Celso Teixeira que foi o salvador da pátria para evitar a queda na Série C do Brasileiro. Os contatos para a formação do novo elenco já estão acontecendo e em que pese as dificuldades no campo financeiro, um bom elenco deve ser formado.

O Campinense também deixou a desejar por onde passou, para o desespero geral dos seus torcedores que contavam com a ascensão para a Série C. Só que o time nem passou da primeira fase de Série D. Agora a palavra de ordem é esquecer os números de 2019, formar um bom elenco e fazer a torcida feliz em 2020. O técnico Oliveira Canindé já começou a formação do elenco, o que com certeza vai gerar qualidade. Agora é esperar a bola rolar no próximo ano.


Leo Barbosa
O piloto paraibano, Leo Barbosa, segue treinando no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul-RS, se preparando para as últimas provas da temporada da Fórmula 3 Sul-Americana. No dia 7 estará no Prêmio Melhor do Esporte.

Homenagem
O presidente da Federação Paraibana de Desporto Escolar, Marcílio Ferreira,  foi homenageado no último dia 22, em Brasili, no Gran Tullyp Hotel, pela contribuição ao desenvolvimento do esporte escolar brasileiro. Recebeu a homenagem das mãos do presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar, Antonio Hora. Satisfeito com o reconhecimento, começa a planejar a temporada 2020 para o desporto escolar da Paraíba.

13 . Nov . 2019

Pensando bem

Em: Coluna

A pré-temporada está cada vez mais próxima e a diretoria do Botafogo continua no mercado da bola para atender os pedidos que foram feitos e não revelados pelo técnico Evaristo Piza. O trabalho acontece com muita cautela, pois o presidente Sérgio Meira quer acertar mais nas contratações para fortalecer o projeto que foi elaborado para 2020, e por isso mesmo não existe pressa e sim muito cuidado na hora do acerto final.

Hoje a diretoria do Botafogo já tem 23 atletas para o exigente calendário do próximo ano. As novidades são Everton Heleno (meia), Luiz Gustavo (zagueiro), Lohan (atacante), Mário Sérgio (lateral), Maikon Aquino (atacante), Samuel Pires (goleiro), Rodrigo Andrade (meia) e Mário Sérgio (atacante). Não tenho certeza, mas acredito que todos assinaram contrato com o aval de Evaristo Piza que está mais cuidadoso com a qualidade do seu grupo de trabalho.

Além dos que assinaram contrato e só esperam a bola rolar oficialmente na Maravilha do Contorno, a diretoria também acredita que poderá contar com Marcelo Xavier (zagueiro) e Cássio Gabriel (meia), que já deram o sim, mas falta o preto no branco. Quem conhece bem os nomes citados, revela que a qualidade do elenco vai superar o grupo de 2019. Isso é bom e serve de motivação para a torcida que espera muito mais do time em 2020.

E quando o torcedor revela toda a sua ansiedade, o foco maior está no acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro. O Botafogo vem batendo na trave nessa caminhada, mas tudo indica que os cuidados agora são maiores e o objetivo é mesmo alcançar a Segundona, o que seria um prêmio muito especial para o presidente Sérgio Meira, que tem acumulado resultados importantes na sua gestão. Enquanto a bola não rola, a torcida sonha bem animada com o que já está acontecendo.

Sem apoio

O final da temporada se aproxima e com isso aumenta o número de atletas nos semáforos, pedindo apoio para as disputas em nível nacional. Por onde anda a tão prometida política pública para o esporte? Sinceramente, a Paraíba não tem jeito mesmo.

Positivo

O presidente da Federação Paraibana de Futsal, João Bosco Crispim, continua com o seu prestígio em alta na Confederação Brasileira de Futsal. Semana passada pediu uma alteração na tabela da Taça Brasil Sub-13 que acontecerá de 25 a 29 de novembro, em Recife e logrou êxito. A Chave que tem Fluminense-RJ, Minas Tênis Clube-MG  e Lions-PB terá dois times classificados e não um. Bom demais.

Negativo

E as figurinhas carimbadas do futsal paraibano que não acreditavam na mudança da tabela da Taça Brasil, perderam mais uma. O pedido de Bosco Crispim foi acatado e o futsal paraibano saiu no lucro. Sinceramente, assim como acontece no futebol profissional, o futsal paraibano precisa  eliminar essas figurinhas carimbadas do cenário esportivo. Passam o tempo todo querendo prejudicar quem trabalha.

É de Campina Grande

O time do Lions foi campeão paraibano no ano passado e por isso mesmo vai representar a Paraíba na Taça Brasil que será realizada em Recife, a partir do próximo dia 25. O elenco tem as suas atividades concentradas em Campina Grande e tem tudo para fazer uma campanha positiva na competição nacional.

No Foco

Carlos Espínola, presidente Apcef-PB, está  confirante no sucesso da Supercopa Apcef, que começa hoje e termina no próximo domingo, com a coordenação de Márcio Meira. O evento promete ser um sucesso.

Escolinha de Futebol

A diretoria do Clube dos Oficiais continua recebendo alunos novatos para a sua Escolinha de Futebol, com atividades na sede de João Pessoa. Vagas para sócios e não sócios, na faixa etária entre 5 e 14 anos. Os contatos podem ser feitos pelo telefone 9.8802-6121. Para o mês de novembro a comissão técnica está programando uma série de amistosos com o objetivo de avaliar o trabalho que vem sendo realizado com a garotada.

09 . Nov . 2019

Só cabe harmonia

Em: Coluna

Assim como aconteceu na gestão do ex-presidente, Nelson Lira, o Botafogo hoje vive um momento de absoluta tranquilidade administrativa, pois o atual presidente, Sérgio Meira, está trabalhando muito bem as causas do clube, sempre pensando no maior patrimônio que é a torcida. É nesse embalo que Sérgio Meira segue com a sua popularidade em alta e na busca de novas conquistas.

Também como fez Nelson Lira, tudo indica que Sérgio Meira administra sem levar muito em consideração as ações das figurinhas carimbadas que tentam atrapalhar um projeto elaborado com muito cuidado e com o objetivo maior de levar o time para a Série B do próximo ano. Sérgio Meira está certo e só deve trabalhar com os verdadeiros botafoguense, que as vezes não têm dinheiro, mas tem compromisso com o Botafogo.

Aqueles que tentam atrapalhar a gestão positiva de Sérgio Meira, poderiam desembarcar noutra estação, bem distante da Maravilha do Contorno, onde só existe espaço para quem é botafoguense e gosta de trabalhar. O momento é bom, a torcida aprova e tudo caminha para que em 2020 o time seja vitorioso. Sendo assim, trabalhar em harmonia é o melhor caminho.

Lembro que quando passou pelo Botafogo, Nelson Lira também enfrentou as ações das figurinhas carimbadas. Com inteligência e amor ao clube, meteu a mão na massa e o que fez na verdade foi oferecer títulos importantes para a torcida, como o do Brasileiro da Série D. Acredito que Sérgio Meira segue a mesma linha, por isso mesmo é um vitorioso.

Supercopa Apcef

Com a participação de 58 times, distribuídos nas categorias sub-7, sub-8, sub-9, sub-10, sub-11, sub-12 e sub-13, começa na próxima quarta-feira, a edição 2019 da Supercopa Apcef de Futsal. O evento promete repetir o sucesso do ano passado.

Positivo

O coordenador geral da da Supercopa Apcef de Futsal, Márcio Meira, ficou satisfeito com o nível do congresso técnico que aconteceu na sede da Apcef-PB, na última terça-feira. Ficou decidido que as disputas serão realizadas nos ginásios Hermes Taurino, AAPB, Funad e Arena da Apcef-PB. Os jogos decisivos acontecerão no próximo domingo, com a entrega da premiação.

Natação Apcef

A professora Tereza Carmem, com toda a sua experiência, confirma para hoje, 8h30, a realização do Festival Apcef de Natação. O objetivo  é apresentar para os pais a evolução dos filhos,  bem como avaliação e mudança de turma, desde adaptação até treinamento. O presidente da Apcef-PB, Carlos Espínola, está apoiando o evento.

No Foco

O empresário Esdras  Asfora, confirmou presença na edição 2019 do Prêmio Melhor do Esporte, que acontecerá dia 7 de dezembro, no Cabo Branco.  Trata-se de um desportista nato que acredita na força do esporte Paraibano.

Leo Barbosa

O piloto paraibano, Léo Barbosa, viaja na próxima quarta-feira para disputar a quinta etapa da Fórmula 3 Sul-Americana que está acontecendo no Chile. Na sexta-feira tem treino e tomada de tempo, e no sábado duas corridas. Léo viaja cheio de confiança.

08 . Nov . 2019

Bela recordação

Em: Coluna

Toda vez que alguém recorda a campanha vitoriosa do Botafogo em 2013, é motivo de satisfação para a sua grande torcida e em todo o Estado. Não foi diferente na noite de segunda-feira. Convidado para o programa Microfone Aberto da Rádii Tabajara, o ex-presidente Nelson Lira, revelou toda a estratégia que foi montada para alcançar resultados importantes e colocar o Belo na Série C do Campeonato Brasileiro.

Pelo que narrou Nelson Lira, tudo foi feito em cima de um planejamento inteligente para ser campeão paraibano e colocar o time na Série C do Brasileiro. E foi isso mesmo que aconteceu. Quando assumiu o clube, os problemas eram muitos dentro e fora de campo. Com toda visão administrativa moderna, Nelson Lira foi capaz de reunir lideranças importantes para colocar o seu projeto em prática.

E deu tudo certo. O Botafogo foi campeão paraibano com méritos e também conquistou o título de campeão brasileiro, se tornando o único clube paraibano com esse triunfo. Foram dez anos de espera, mas a torcida comemorou o fim do jejum em dose dupla. Foi emocionante, principalmente no jogo decisivo contra o Juventude-RS, no Almeidão. A alegria maior foi quando o capitão Leníson ergueu a taça, resultado de um planejamento inteligente preparado por uma gestão de qualidade.

Nelson Lira disse ainda que não foi fácil, mas garante que valeu a pena o sacrifício, pois fez a torcida feliz e com muito empenho tornou o Botafogo viável. Hoje, ao recordar a sua passagem positiva pelo clube, acredita que dias melhores virão, já que acredita no trabalho que vem sendo realizado pelo presidente atual, Sérgio Meira. Para Nelson Lira, se todo mundo se unir cada vez mais, em 2020 o Botafogo consegue o seu tão sonhado acesso a Série B do Brasileiro.
 

Melhor do Esporte

Ilenilson  Aguiar, da Casa dos Troféus&Medalhas, confirmou presença com a sua marca na edição 2019 do Prêmio Melhor do Esporte. A festa será realizada no dia 7 de dezembro, no Cabo Branco. Ilenilson Aguiar   está sempre presente nos grandes eventos esportivos.

Positivo

Sem alarde e com muita cautela, a diretoria do Sousa está montando o time para as disputas do Campeonato Paraibano. O zagueiro Jadson Sergipano foi confirmado pelo presidente Aldeone Abrantes, que está no mercado da bola na busca de novos reforços. Ainda essa semana, Aldeone Abrantes deve apresentar mais novidades para a torcida do Dinossauro do Sertão.

Negativo

Alguém sabe alguma coisa sobre a liberação dos campos para o Campeonato Paraibano do próximo ano? Até agora nada. O que existe é a possibilidade de veto para a maioria quando for iniciado o processo de vistoria. A Federação Paraibana de Futebol está programando a abertura da competição para o dia 19 de janeiro, mas até lá a dor de cabeça vai ser grande.

A volta

O multimídia Alexandre Tomaz, que é filho do saudoso Ivan Tomaz, está na reta final dos preparativos para colocar no ar o Telesporte, via internet. O cenário está sendo montado com muita qualidade. Toda a equipe de produção está mobilizada para mostrar o que há de melhor no esporte paraibano. Aguardem mais novidades.

No Foco

Na etapa do Campeonato Paraibano de Natação, realizada no final de semana, em Campina Grande, Giovana Campos, da  AcquaR1 ganhou cinco medalhas de ouro e uma de prata. Vive um grande momento.

Futsal

O time sub-8 do Clube dos Oficiais, que ao longo deste ano tem um saldo positivo no futsal, vai iniciar os preparativos para as disputas da edição 2020 do IberCup de Futebol de 7,  que será realizada no Rio Grande do Sul. A diretoria e os pais dos atletas trabalham na busca de patrocínio para bancar as despesas da viagem, em janeiro.

02 . Nov . 2019

A mesma cara

Em: Coluna

Os dirigentes de clubes optaram por repetir a fórmula de disputa do Campeonato Paraibano em 2020 e sem muita opção a Federação Paraibana de Futebol só fez homologar o desejo dos seus filiados. Agora não tem choro e nem vela. A bola vai rolar a partir do dia 19 de janeiro e salve-se quem puder no exigente calendário ordenado pela Confederação Brasileira de Futebol sem levar muito em consideração as disputas regionais.

Resta esperar que o Campeonato Paraibano de 2020 comece mesmo na data anunciada pela Federação Paraibana de Futebol. Será que os campos apresentados para a competição estarão homologados até o dia 19? Acho muito difícil. Mas esse filme é antigo e logo depois das ameaças de veto, vem aquela aprovação com restrições que abre espaço para a realização do evento.

Os clubes por sua vez, principalmente os que têm receita limitada, correm contra o tempo para contratar e não perder espaço na elite do futebol paraibano. Pelo que vem acontecendo até agora não tem nenhum nome de peso em nenhuma das equipes, mas o torcedor espera por uma disputa de nível e cheia de emoções. Pelo menos isso.

Assim caminha o futebol profissional da Paraíba com muito amadorismo em alguns clubes e na cabeça dos dirigentes que já são conhecidos da torcida. Não adianta forçar muito por mudanças, pois são poucos cartolas que se reciclam e que pensam na evolução do esporte. o ideal mesmo é ficar na espera e torcer para que o melhor aconteça dentro da realidade que é bem conhecida.

Melhor do Esporte

Confirmado para o dia 7 de dezembro a edição 2019 do Prêmio Melhor do Esporte. As federações começam a fazer indicações, assim como jornalistas credenciados pela comissão organizadora. O evento conta com o apoio da Associação das Federações de Esportes da Paraíba.

Positivo

Confirmado para o dia 7 de dezembro a edição 2019 do Prêmio Melhor do Esporte. As federações começam a fazer indicações, assim como jornalistas credenciados pela comissão organizadora. O evento conta com o apoio da Associação das Federações de Esportes da Paraíba.

Na UFPB

Um dos eventos mais esperados por estudantes da UFPB, e das Instituições de Ensino Superior particulares de João Pessoa, está pertinho de acontecer. Trata-se do Festival de Movimentos, Corpo, Sabores e Sons, no dia 23, na Praça de Esportes da UFPB. A  professora Tereza Carmem está no evento coordenado pela professoara Dilma Brasileiro.

No Foco

Um dos eventos mais esperados por estudantes da UFPB, e das Instituições de Ensino Superior particulares de João Pessoa, está pertinho de acontecer. Trata-se do Festival de Movimentos, Corpo, Sabores e Sons, no dia 23, na Praça de Esportes da UFPB. A  professora Tereza Carmem está no evento coordenado pela professoara Dilma Brasileiro.

 

26 . Out . 2019

Bem focado

Em: Coluna

O presidente do Botafogo, Sérgio Meira, está no caminho certo. Agora não adianta pressa e sim responsabilidade para contratar os jogadores que interessam ao técnico Evaristo Piza, que já tem a metade de um elenco a sua disposição para cumprir o calendário de 2020, que mais uma vez será muito exigente. Tudo está sendo encaminhado com muita cautela para evitar erros e assim formar um time de qualidade.

Conheço bem Sérgio Meira e sei que sua vontade é formar um grande time. Só que isso não é o suficiente, pois a diretoria depende de orçamento para investir. A temporada 2019 foi rentável, mas o clube tem despesas e interesse em evitar problemas com a Justiça do Trabalho. Sendo assim, ainda trabalha para deixar todos os compromissos em dia, o que facilita a vida de qualquer gestor.

E por falar em gestão, Sérgio Meira está com números positivos, pois mesmo não conseguindo o tão almejado acesso a Série B do próximo ano, o Botafogo foi bem em todas as competições que disputou. Isso sem alarde e falsas promessas. Tudo aconteceu de forma natural e dentro daquilo que foi planejado por Sérgio Meira e toda a sua diretoria, que não promete mudar de comportamento para 2020.

Sérgio Meira lembra muito Nelson Lira, que ainda hoje é lembrado de forma bem positiva pela grande torcida do Botafogo, pois além de ter conquistado títulos importantes, foi capaz de tornar o clube viável. Claro que tem umas figurinhas carimbadas que não encaram essa realidade de frente, mas tanto Sérgio Meira como Nelson Lira, ignoram as ações negativas. A ordem é trabalhar com quem é botafoguense mesmo.

Escolinha de Futebol

Restam poucas vagas. O departamento de esportes do Clube dos Oficiais está na reta final das matrículas para alunos novatos para a sua Escolinha de Futebol. Os interessados devem liigar para 9.8802-6121. As vagas são para sócios e não sócios, na faixa etária entre 5 e 14 anos. 

Positivo

O estádio Presidente Vargas está passando por uma ampla reforma e se depender da diretoria todos  os seus jogos do Campeonato Paraibano, inclusive os clássicos contra Botafogo e Campinense, serão no PV. Os trabalhos estão em ritimo acelerado e tudo indica que a liberação vai depender apenas da vistoria do Ministério Público. Como faltam dois meses para o Paraibano, o tempo ajuda.

Negativo

Sem tirar os méritos do Flamengo, que vive uma grande fase, o Grêmio só mostrou incompetência na goleada que sofreu quarta-feira. A defesa fez graça do primeiro ao último minuto, o que facilitou a vida dos adversários.  Com tudo isso, os comentaristas globais afirmaram que Renato Gaúcho é o melhor técnico brasileiro. E assim o nosso futebol continua descendo a ladeira.

Voleibol

Começa hoje e termina amanhã, a  3ª Taça Unifacisa de Voleibol. Os jogos acontecerão na Arena Unifacisa, em Campina Grande. Participam do evento  dez equipes dos Estados da Paraíba e Pernambuco, no masculino e feminino.  A coordenação avisa que a entrada é franca para os amantes do voleibol.

No Foco

O professor Jorge Carvalho comemora mais um título no voleibol defendendo o Colégio Polígono. Depois da Copa Nordeste, ele foi campeão dos Jogos Escolares na categoria mirim. O diretor do Polígono, João Augusto, é só otimismo.

Karatê em alta

O presidente da Federação Paraibana de Karatê Interestilos, Jocimar Freitas (de verde à esqueerda), comemora os bons resultados dos paraibanos no Campeonato Mundial de Karatê IKU 2019, em Fortaleza. Destaque para João Rodrigo, Pedro Lacerda, Gabriel Melo e Isac Silva, todos do Spaço Fit JLF, de João Pessoa.

23 . Out . 2019

O cenário é outro

Em: Coluna

Com vaga garantida na elite do futebol paraibano em 2020, o São Paulo só precisa se adequar mais ao novo ambiente para fazer a sua torcida feliz mais uma vez, como aconteceu na Segunda Divisão do Paraibano de 2019, onde perdeu o título para Sport Lagoa Seca na cobrança de pênaltis. O time tem tudo para crescer sim, até porque tem uma gestão com pensamento moderno e que se baseia em planejamento inteligente.

E por falar em gestão moderna, o São Paulo deve muito a Eduardo Araújo, que é um jovem cheio de talento, estudioso e que conhece muito bem os bastidores do futebol. Não é por acaso que tem como padrasto Vicente Lamenha, que na década de 90 foi um dirigente vencedor no Auto Esporte. Eduardo Araújo tem muito mais para oferecer ao São Paulo, mas também precisa de mais condições para trabalhar.

E quando o quesito é estrutura, o São Paulo terá que passar por uma mudança radical, pois o cenário agora é outro. O time está na elite do futebol profissional e precisa de um time melhor, de um espaço para treinamentos qualificado e mais apoio dos seus torcedores de Cruz do Espírito Santo. Tudo isso vai ter que acontecer em pouco tempo e Eduardo Araújo sabe disso, para poder prosperar e alcançar novos horizontes.

Manter o técnico Índio Ferreira foi uma grande sacada da diretoria do São Paulo. Ele já está bem identificado com o futebol paraibano, é competente e pode muito bem fazer indicações para que o time possa brilhar no Campeonato Paraibano de 2020. Agora que o desafio está lançado, os dirigentes precisam correr contra o tempo e mudar a estrutura atual para fazer uma boa competição no próximo ano.

Futsal

A Copa COPM de Escolinhas de Futsal começou domingo passado, com a presença de um bom público e bons jogos. A coordenação geral é do professor Leucio Laerte (Leucinho). O objetivo é fortalecer a base de futsal para atletas não federados. Domingo que vem tem mais.

Positivo

Além de cuidar da formação do elenco, o presidente do Botafogo, Sérgio Meira, também trabalha para fortalecer o patrimônio. A cada dia aparece parceiros interessados no projeto que visa estruturar a Maravilha do Contorno. Sérgio Meira está entusiasmado, mas garante que a diretoria trabalha com muita cautela para não cometer erros nas propostas que estão sendo apresentadas.

Negativo

No Auto Esporte tudo é bem diferente do Botafogo. O clube está em crise,  faz tempo e até agora não apareceu ninguém com interesse em trabalhar para fortalecer o futebol profissional, o que dificulta cada vez mais o trabalho da atual dietoria, que já não sabe o que fazer para fugir de tantos problemas que foram deixados pelas figurinhas carimbadas. É triste a realidade do time automobilista.

Futebol

No próximo dia 9, as Escolinhas de Futebol do COPM-BM e da Ansef estarão em ação. Os jogos amistosos serão realizados no campo do Clube dos Oficiais, em Manaira, reunindo alunos na faixa etária entre 6 e 14 anos. Para o dia 16, a programação de amistosos será no campo da Ansef-PB, no Bessa.

No Foco

Além de apoiar a realização da Supercopa Apcef de Futsal, o presidente  Carlos Espínola também concentra esforços para a realização do grande show de Moacir Franco na próxima sexta-feira. Serão mais dois grandes eventos da Apcef-PB.

Voleibol do IE

O time de voleibol feminino do Colégio IE também está embalado para representar a Paraíba nos Jogos Escolares da Juventude, a partir do dia 15 de novembro, em Blumenau. O professor Idebaldo Grisi garante que o objetivo é brigar pela medalha de ouro nesta temporada e conta com o apoio de toda da diretoria do IE.

 

19 . Out . 2019

Que pena!

Em: Coluna

Quando vejo a torcida do Botafogo de bem como a vida, após o lançamento do projeto que tem como principal objetivo fortalecer a estrutura da Maravilha do Contorno, fico pensando em que estado se encontram os torcedores do Auto Esporte, com o time mais uma vez de fora da Primeira Divisão do Campeonato Paraibano e sem perspectiva de um dia voltar a elite do futebol da Paraíba.

Sem futuro promissor mesmo, pois até agora a diretoria não mostrou nenhum planejamento inteligente para afastar essa crise que assola o time que já deu muitas alegrias a sua torcida, quando por ali passaram gestores como João Máximo, José Hygino Guerra (Guerrinha), Vicente Lamenha, Haroldo Navarro, Evandro Lélis, Severino Paiva e tantos outros abnegados, que não me recordo agora. 

Na passagem dos gestores citados, quando a alegria não vinha através da conquista de títulos, o clube estava sempre em dia com suas obrigações,  na Primeira Divisão e bem longe de rebaixamento ou quadro de finanças complicado. Sempre existia a união de alguns segmentos justamente para sanar problemas e tornar o Auto Esporte viável. Tempo bom, que parece não voltar mais.

Agora o que mais se enxerga é a falta de vontade e de projeto para o Auto Esporte viver melhores momentos no futebol profissional. Sinto no semblante de alguns conselheiros que conheço de perto, a desconfiança geral, pois hoje tem muita gente sem a mínima identidade com o clube e com o pensamento em fazer tudo, até vender o patrimônio, menos investir no futebol, o que é lamentável.

Copa COPM

Amanhã, acontecerá o desfile de abertura, da edição 2019 da Copa de Escolinhas de Futsal, reunindo atletas não federados. A coordenação é do professor Leucio Laerte (Leucinho) que tem como meta fortalecer a base do futsal. O evento promete ser bem concorrido.

Positivo

A Supercopa Apcef, continua inscrevendonas categorias de 7 a 13 anos. As inscrições estão abertas até o dia 30. Os contatos  podem ser feitos pelo telefone 9.9135-9740. A coordenação geral é de Márcio Meira, que já conta com times de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. Os jogos serão realizados no mês de novembro na Arena da Apcef-PB e no ginásio Hermes Taurino.

Negativo

As propostas para melhorar o Paraibano do próximo ano começam a ganhar espaço na mídia. Isso é bom demais. Agora com relação aos campos que serão colocados a disposição da Federação Paraibana de Futebol, o silêncio é total. Com certeza vamos ter a mesma confusão dos últimos anos, com alguns campos vetados e depois liberados pelo Ministério Público com restrições.

Escolinha de Futebol

Com vagas para sócios e não sócios, a Escolinha de Futebol do Clube dos Oficiais continua recebendo alunos na faixa etária entre 5 e 14 anos. Os interessados podem ligar para 9.8802-6121. As aulas acontecem nas quintas-feiras e aos sábados na sede de João Pessoa, com o professor Massilon Moreira.

No Foco

O presidente da Federação Paraibana de Futsal, João Bosco Crispim, continua fortalecendo o processo de interiorização da modalidade. Na quinta-feira ele esteve em São Bento, prestigiando mais uma rodada do Paraibano na categoria adulto.

Polígono

O professor Jorge Carvalho entra na reta final dos preparativos do time de voleibol do Polígono de João Pessoa, que vai representar a Paraíba na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. Ele contará com sua força máxima em Blumenau e destaca o apoio que vem recebendo do diretor do Polígono, o professor João Augusto.

12 . Out . 2019

Futuro promissor

Em: Coluna

Agora que o projeto do futuro que foi lançado pelo Botafogo se tornou público, aumenta e muito a responsabilidade da diretoria que pensa grande e acompanha o presidente Sérgio Meira, que faz uma gestão com os pés no chão, mas sem deixar de trabalhar para oferecer o melhor para a sua torcida. Isso é bom e serve de motivação para a próxima temporada que será muito exigente, principalmente no campo financeiro.

Toda vez que se fala em investimento no patrimônio costumo lembrar do saudoso Gilberto Kawabe, que na década de 80 tentou iniciar a construção do novo patrimônio, mas o seu sonho foi interrompido pelas ações das figurinhas carimbadas que sempre existiram e atrapalharam a vida do clube, principalmente quando se falava em investir na Maravilha do Contorno. O tempo passou e agora a gestão de Sérgio Meira surge com esse belo projeto para atender bem o elenco e a sua grande torcida.

Eu só espero que o sonho se transforme em realidade para que a Maravilha do Contorno se torne um verdadeiro Centro de Treinamento, com estrutura de time grande como é o Botafogo. As figurinhas carimbadas que pensam diferente é bom deixar de frequentar a Maravilha do Contorno e oferecer mais espaço para quem quer trabalhar e tem visão inteligente e futurista, como o presidente Sérgio Meira.

É bom que todos entendam que agora não tem mais volta. O projeto é real e Sérgio Meira quer terminar a sua gestão com as ações de crescimento em andamento. Isso é bom. A partir de agora a diretoria vai buscar parcerias em diversos segmentos para avançar nas obras e tornar realidade mais um sonho da grande nação botafoguense, que merece uma Maravilha do Contorno bem estruturada para o lazer do fim de semana com a família.

Taça Cidade João Pessoa

Com jogos nos ginásios Ronaldão, Hermes Taurino e da Funad, a Taça Cidade João Pessoa de Futsal Nordeste entra hoje no seu terceiro dia de disputas, com jogos a partir das 8h. O evento tem o apoio da Federação Paraibana de Futsal e conta com mais de 40 times em ação.

Positivo

E por falar em Taça Cidade João Pessoa de Futsal,  o secretário de Esportes de João Pessoa, Emano Santos, confirmou presença na cerimônia de premiação que vai acontecer amanhã, a partir das 13h,  na Arena da Apcef-PB, no Altiplano Cabo Branco. Apesar da agenda bastante cooncorrida, Emano Santos tem prestigiado os principais eventos em João Pessoa, pois acredita na força do esporte.

Negativo

Enquanto Emano Santos luta contra tudo e contra todos para fortalecer cada vez mais o esporte de João Pessoa, tem umas figurinhas carimbadas que já dormem pensando em atrapalhar a vida de quem faz esporte. Agora mesmo na Taça Cidade João Pessoa de Futsal, as figurinhas carimbadas trabalharam nos bastidores querendo criar gosto ruim para a competição. Perderam tempo de novo.

No Conde

A Associação de Árbitros Independentes e a Liga Desportiva de Santa Rita estão na coordenação do Campeonato do Conde.Serão vinte equipes jogando no sistema de ida e volta nas duas primeiras fases. O professor Jeovany Costa está no comando geral do evento que começa neste fim de semana e promete ser um sucesso.

No Foco

O presidente da Apcef-PB, Carlos Espínola, além de torcer pelas suas equipes inscritas na Taça Cidade João Pessoa de Futsal, também está apoiando a realização do evento, abrindo as portas da Arena da Apcef. Ponto para toda a dir etoria.

Polígono

O Colégio Polígono foi vice-campeão da Copa Nordeste de Voleibol, O técnico Jorge Carvalho utilizou os seguintes atletas: Ryan, Adailton, Brito, Juan, André, Lukas, Rodrigo, Pedro, Augusto, Gustavo, Matheus e Matheus Café. O assistente técnico foi Dumerval Gólzio. Agora o Polígomo vai represebtar a Paraíba na etapa nacional dos Jogos da Juventude, em Blumenau.

 

05 . Out . 2019

Nova estratégia

Em: Coluna

O diretor de futebol do Treze, Ivandro Neto, está mais do que certo. O assunto contratação exige muita cautela e responsabilidade, principalmente quando se sabe que o dinheiro está contado para as negociações. Sendo assim, não adianta pressa, que é inimiga da perfeição. O Galo da Borborema apanhou muito esse ano e não tem como repetir falhas para 2020. Pelo menos é o que a torcida espera.

Como começou o planejamento acertando a permanência do técnico Celso Teixeira, o Treze tem tudo para fazer bonito em 2020. Trata-se de um técnico competente e que conhece muito bem os bastidores do futebol brasileiro, o que pode muito bem facilitar as contratações e minimizar os erros. Esse começo do Galo da Borborema é muito bom e tudo indica que a torcida está entendendo a estratégia que foi montada.

Além de cuidar da formação do elenco que já tem onze jogadores contratados, a diretoria do Treze cuida de estruturar o estádio Presidente Vargas para reduzir os custos de concentração e moradia para os atletas. Uma boa ideia. Em tempo de crise o melhor caminho é pensar bem e aplicar o dinheiro no lugar certo. Com uma concentração de bom nível, o Galo da Borborema vai sair no lucro, além de ter como monitorar bem o elenco.

O empresário Waldir Lucena está animado para 2020. Confessa que sofreu em 2019, com os resultados em campo, mas ganha um novo ânimo com as providências que estão sendo anunciadas pela diretoria. Tudo está sendo feito com muita cautela e de comum acordo com conselheiros e dirigentes. Essa sintonia é importante, pois somente assim o Galo da Borborema vai ganhar força fora de campo e fazer a sua torcida feliz, quando a bola rolar oficialmente no próximo ano.

Futsal de base

A tabela da Taça Cidade João Pessoa de Futsal está sendo agilizada com muita cautela, para atender bem todos os clubes. O evento será realizado nos dias 11, 12 e 13 e com apoio da Federação Paraibana de Futsal. A Paraíba promete fazer bonito na competição.

Positivo

Depois do sucesso da Corrida do Clube dos Oficiais, a diretoria trabalha na organização do Campeonato de Futebol Soçaite. As inscrições terminam no próximo dia 10. Logo depois o presidente do COPM-BM, coronel Francisco de Assis, se reúne com o diretor de esportes, Tenente Diógenes para definir a tabela e o regulamento da competição. Tudo indica que será mais um grande evento.

Negativo

O presidente Sérgio Meira trabalha com muita cautela e muita competência, mas tem umas figurinhas carimbadas na diretoria do Botafogo que alimenta intrigas e ainda por cima passa para mídia informações erradas e que travam o poder de crescimento do clube. O discurso na Maravilha do Contorno precisa ser unificado e a política do retrovisor deve ser evitada. Quem fez e faz muito pelo clube a torcida sabe e aplaude.

Feliz

O secretário de Esportes de João Pessoa, Emano Santos, tem acompanhado de perto os jogos da Copa de Futebol de Seleções de Bairros. Acredita que a rodada deste fim de semana, que é decisiva, promete grandes emoções. As dificuldades existem, mas a equipe coordenada por Emano Santos mostra serviço em favor do esporte.

No Foco

O diretor do Colégio Poligono, professor João Augusto, comemora a boa fase do voleibol masculino, que está na Série Ouro da Copa do Nordeste, que está acontecendo em Pernambuco. O time é comandado por Jorge Carvalho e está em alta.

Embalado

O piloto paraibano, Léo Barbosa já está em terceiro lugar no Campeonato Sul-Americano da Fórmula 3 que está acontecendo no Chile. Ainda faltam três etapas e Léo Barbosa tem potencial para fechar a temporada em primeiro lugar. Esse garoto vai longe e só precisa da força de grandes patrocinadores para chegar na Fórmula-1.