Top Post

Setembro/2017




27 . Set . 2017

De volta

Em: Coluna

Antes da bola rolar no estádio Silvio Porto, meu amigo e irmão Nagib Brito, era só preocupação com as conversas nos bastidores do futebol paraibano e temia pela sorte do Nacional de Patos no jogo decisivo contra o São Paulo. Depois que as dúvidas saíram de cena e o time patoense estava garantido na elite do futebol em 2018, a alegria voltou a tomar conta de Nagib Brito e de milhares de torcedores que esperavam por esse momento.

Quem também comemorou e muito foi João Grilo, ex-atleta e ex-dirigente do Verdão. Ele também sonhava com essa volta a Primeira Divisão e agora espera pela união de todos os patoenses para que o time possa fazer bonito no Campeonato Paraibano de 2018. O clima em Patos é de festa, mesmo sabendo que o Nacional ainda vai decidir o título da Segundona.

Só que o objetivo maior era selar uma vaga na Primeira Divisão e isso aconteceu domingo passado, no Silvio Porto, com a vitória de 4x2 em cima do São Paulo. Agora o técnico Marcos Nascimento pode trabalhar com mais tranquilidade e fechar a temporada, quem sabe, com o título de campeão da Segunda Divisão. Agora o caminho está mais tranquilo.

O Naça está voltando para onde nunca deveria ter saído. O time tem uma tradição forte no futebol, revelou grandes nomes, mas acabou perdendo o seu espaço na elite por conta de divergências administrativas e falta de apoio dos empresários e dos políticos da cidade. Agora que acabou a espera, todos devem se unir em Patos para que o Canário possa fazer bonito na elite e nunca mais ser rebaixado.

Convite

Da professora Tereza Carmem, coordenadora do curso de Educação Física da Uninassau, recebo convite para o Happy Hour Executivo com direito a palestra “ O Desafi o das Lideranças”, dia 3, com Paulo Augusto Lopes. O evento começa a partir das 19h30 e promete ser bastante concorrido.

Positivo

A natação da Paraíba continua em alta. Após quatro etapas de competição e em uma disputa acirradíssima entre o Grêmio Cief da Vila Olímpica Parahyba e o Sport de Recife, o título do Norte-Nordeste de Natação ficou com os paraibanos. Até a terceira etapa os pernambucanos ficaram na frente, mesmo com uma pequena diferença, porém na quarta e última etapa a equipe da Vila virou a contagem e foi campeã.

Negativo

Se o Governo do Estado garantiu passagem para quem ainda não tinha comprado para os Jogos da Juventude, o que aconteceu com o voleibol do Anglo que não viajou? Alguém precisa explicar melhor essa história, pois a Paraíba foi penalizada por conta da ausência do Anglo. A comissão técnica ficou satisfeita, muito menos os atletas, que trabalharam tanto para representar a Paraíba e ficaram de fora da competição nacional.

Futsal

O professor Rogério Velinho informa que restam poucas vagas para a edição 2017 da Taça Cidade João Pessoa de Futsal Nordeste. Vão participar as oito primeiras equipes que apresentarem o comprovante bancário de inscrição. Os contatos podem ser feitos pelo telefone 99108-7075. O congresso técnico será sábado, na AABB/Penha.

No foco 1

Léo Barbosa só tem dificuldades para conquistar a força dos patrocinadores, mas nas disputas da F-3 Brasil vai muito bem e depois da etapa de Londrina ganhou motivação para entrar forte na briga pelo título. O caminho é esse Léo.

No foco 2

A diretoria do Clube dos Oficiais pode comemorar. O Festival Primavera foi um sucesso e reuniu um bom público sábado de manhã, na sede de João Pessoa. Diretores e professores estão de parabéns pelo grande evento que representou o sábado da família. Agora a diretoria vai preparar mais uma grande ação para o verão

25 . Set . 2017

Tempo de pensar

Em: Coluna

O Botafogo está no caminho certo. A diretoria quer fechar a temporada 2017 em todos os seus segmentos para evitar problemas e trabalhar com tranquilidade na montagem do elenco que mais uma vez terá um calendário exigente em 2018, o que significa dizer que vai precisar de um time qualificado, bem diferente dos dois últimos anos.

Como deve muito a torcida quando o assunto é competição nacional, o Botafogo precisa se planejar melhor para 2018 para evitar tanta tristeza para a torcida. Tem que trabalhar com cautela nas contratações e ter muito cuidado com as indicações que são feitas, para evitar as perdas financeiras que foram registradas no exercício 2017.

E como sabe que pode contar com a torcida, que até comemorou a permanência na Série C como se fosse um grande feito, a diretoria precisa ser mais ousada e zelar pela qualidade das contratações. Os diretores são experientes, mas não estão colocando isso em prática, o que resultou em fracassos na Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Brasileiro.

Se a torcida é paciente e acredita no Botafogo, a diretoria tem que analisar bem o que aconteceu nos últimos anos e mudar tudo para 2018. É preciso tornar realidade o sonho da Série B, mas com outro planejamento, bem diferente do que foi praticado em 2017. O torcedor quer alegria e um time que possa fazer bonito nas disputas nacionais. Na Maravilha do Contorno não tem mais espaço para novos fracassos.

No Clube dos Oficiais

O Festival Primavera no Clube dos Oficiais, em João Pessoa foi um sucesso. Teve futebol, futsal, judô, hidroginástica, natação, musculação,dança, pilates e um aulão de aeróbica que abriu o grande evento. Foi bom demais.

Positivo

A diretoria do Serrano acertou com a contratação de Suélio Lacerda. Tem muita experiência e conhece gente no cenário nacional, o que poderá facilitar na formação do elenco. O presidente Valdir Cabral promete brigar pelo título, o que vai exigir um grande investimento. O Lobo saiu na frente e os adversários de 2018 que se cuidem, pois Suélio Lacerda não está voltando para brincar.

Negativo

Quando será definido o calendário do futebol paraibano para 2018? Ninguém sabe, ninguém viu. A Federação Paraibana de Futebol precisa apressar o passo para evitar os problemas registrados no início desta temporada, inclusive com a falta de campo para a realização tranquila do Paraibano. O presidente da FPF, Amadeu Rodrigues, sabe que não é fácil fazer futebol na Paraíba e precisa agilizar as providências.

Copa Ansef-PB

Começou sábado a edição 2017 da Copa Ansef de Futebol, que reúne atletas na faixa etária entre 8 e 16 anos. A coordenação é de Lula, ex-lateral do Belo e que trabalha com as categorias de base da Ansef-PB. Ele destaca o apoio que vem recebendo do presidente, Willams Carneiro e do diretor de finanças, Adeilton da Silva.

No foco

A Apcef-PB confirmou presença na Taça Cidade João Pessoa de Futsal Nordeste, nas categorias sub-6, sub-7, sub-8, sub-9 (duas equipes), sub-10 e sub-11. O presidente Carlos Espíndola está apoiando o trabalho do professor Paulo Mendonça.

A Federação Paraibana de Beach Soccer (FPBS) encerrou, as inscrições para a Taça Primavera de Beach Soccer, que será disputada na categoria feminina aberta. Os interessados em participar poderão fazer contatos pelo telefone 98899-1743. A competição será realizada no dia 1º de outubro na arena da FPBS, na praia do Cabo Branco,

21 . Set . 2017

Léo Barbosa continua em evolução na Fórmula 3 Brasil

Em: Geral
Léo Barbosa brilha em Londrina e começa a encostar nos líderes da competição nacional

Léo Barbosa brilha em Londrina e começa a encostar nos líderes da competição nacional

O processo de evolução continua. Na sexta etapa da temporada da F-3 Brasil, realizada no final de semana, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, o paraibano Léo Barbosa mostrou que tem talento para continuar perseguindo o título. Na primeira corrida ele ficou com o terceiro lugar e na segunda com a segunda posição

Com os resultados de sábado, Léo Barbosa ficou a três pontos de Marcel Colleta que é o terceiro colocado na classificação geral da categoria Academy. “ Estou evoluindo a cada corrida e isso anima todos os integrantes da equipe. Vamos continuar trabalhando com o objetivo de representar bem o automobilismo paraibano nessa competição nacional”, comentou.

Na primeira corrida Léo Barbosa enfrentou problemas na terceira volta no freio dianteiro direito. Ele ficou parado no box por duas voltas. Foi aí que Léo  Barbosa mostrou seu poder de superação e conseguiu tirar mais de três segundos por volta em relação ao segundo e terceiro colocados. Já na terceira posição Léo foi em busca do segundo lugar, mas faltando três voltas para o término da prova, aconteceu a entrada do carro de segurança na pista e a corrida encerrou tirando a chance do paraibano conseguir a segunda posição.

Na segunda corrida do dia Léo Barbosa largou na pole, devido a inversão do grid. Pelo fato dele ter escorregado o pé do pedal da embreagem, o carro avançou meio bico na hora largada, ficando a  mesma sob investigação.

Dada a largada Léo Barbosa liderou a corrida no geral por quatro voltas, ficando à frente dos pilotos da categoria principal, feito não conseguido por nenhum outro piloto da categoria academy, que tem 30 cavalos a menos de potência, em relação aos motores da categoria principal.

Nesse momento veio uma punição por conta da queima de largada, sendo obrigado a realizar um drive thru. Voltando a pista foi em busca dos lideres da prova, onde com muito arrojo e competência ele ultrapassou o terceiro colocado e terminou na segunda posição, arrancando elogios do público.

 

F-3 ACADEMY

Classificação geral

1-) Igor Fraga – 136 pontos

2-) Enzo Elias – 106

3-) Marcel Coletta – 93

4-) Léo Barbosa – 90

5-) Pedro Goulart – 77

6-) Rafael Barranco - 9

7-) Renan Pietrowski - 5

 

21 . Set . 2017

Agora vai

Em: Coluna

Depois de muito barulho e muita confusão nos bastidores, a partida entre São Paulo Crystal e Nacional de Patos será disputada no próximo domingo, às 16h, no Estádio Sílvio Porto, em Guarabira. Tudo indica que agora não acontecerá mais nenhum adiamento, pois a decisão saiu em reunião no Ministério Público.

No primeiro jogo disputado em Patos, o Nacional venceu de 2 x 1 e precisa de um empate para se garantir na final da Segundona e ter a vaga na Primeira Divisão de 2018. Com certeza o time patoense vai para Guarabira para administrar essa vantagem, pois terá pela frente um adversário bem qualificado e comandado pelo técnico Maia, que acredita na classificação.

Como o campo é neutro, os dois times não têm muito que temer, até porque todos os cuidados com o quesito segurança foram tomados para que nada de anormal aconteça. O Nacional com certeza será um time mais fechado, mas sem esquecer a sua força ofensiva. O São Paulo precisa vencer e por isso mesmo será muito mais presença na área do adversário. Será um bom jogo.

Agora a Federação Paraibana de Futebol precisa ter uma preocupação a mais. Se o São Paulo for classificado para a final vai jogar em casa e com a sua torcida? A questão está no ar e pouca gente acredita que isso venha a acontecer. No entanto, cabe ao presidente da FPF, Amadeu Rodrigues, não dormir no ponto e decidir logo como vai acontecer à fase final, mesmo antes de conhecer o segundo time que vai para a decisão.

Congresso Técnico

A Taça Cidade João Pessoa de Futsal Nordeste terá o seu congresso técnico dia 30, na AABB da Penha. As vagas são limitadas e os contatos podem ser feitos pelo 99108 7075. A competição tem apoio da Uninassau, Clínica Interser, GR Papelaria e Federação Paraibana de Futsal.

Positivo

O presidente da Federação Paraibana de Karatê Interestilos, Jocimaar Freitas, retornou do Rio de Janeiro mais do que satisfeito com o sucesso dos atletas paraibanos no Campeonato Brasileiro, realizado no final de semana, em Niteroi. O trabalho que Jocimar Freitas faz é bom, mas ainda precisa de patrocinadores para fortalecer a busca por novos talentos na modalidade

Negativo

O estádio Amigão, em Campina Grande, receberá melhoramentos no gramado e será reaberto em quatro meses. Será que estará pronto para a primeira rodada do Campeonato Paraibano? A dúvida está no ar. E como estão os campos que serão colocados a disposição da Federação Paraibana de Futebol em 2018? O filme é antigo e podem ter certeza que a confusão será a mesma, com atraso no início da competição.

Festival da Primavera

Tudo pronto para o Festival Primavera, dentro das comemorações de aniversário de 53 anos do Clube dos Oficiais. Todas as modalidades esportivas estarão participando, sábado, a partir das 7h, com a concentração dos alunos e pais. Além dos alunos matriculados, também participarão alguns convidados.

No foco 

No Botafogo, Raimundo Nógrega recebeu a visita de Zezito, lateral-esquerdo que se sagrou tricampeão paraibano em 68, 69 e 70. Foi um encontro em grande estilo. Raimundo Nóbrega, como sempre, faz o melhor pelo Belo.

Boa disputa

A disputa pelo título do Paraibano de 2018 já começou fora de campo. Os empresários Waldir Lucena (E) que torce pelo Treze e Ronney Cardoso (D) que é torcedor do Campinense, já estão desafiando Sérgio Meira que é botafoguense e acredita no bicampeonato. Todos pedem muita paz nas arquibancadas. Isso é bom demais.

17 . Set . 2017

É muita confusão

Em: Coluna

Quando é que vai acontecer a grande final do Paraibano da Segunda Divisão? O futuro a Deus pertence, sempre me dizia José Pessoa Silva, meu saudoso pai, quando zelava pelas ações do presente em momentos de dificuldades. Por isso mesmo, com toda essa confusão que rola nos bastidores, o melhor para os clubes que ainda sonham com a elite do futebol em 2018, é pensamento em tempo real.

O Campeonato Paraibano da Segunda Divisão começou todo errado. A maioria dos clubes sem atletas registrados para a rodada de abertura que foi adiada, campos em péssimas condições e estádios vazios. Assim fica difícil pensar que uma competição com tantos erros tivesse um final feliz. É muito amadorismo no profissionalismo.

Sem data marcada para o jogo entre Nacional de Patos e São Paulo-PB, o prejuízo é maior para quem ainda está na briga, pois a folha de pagamento vai ultrapassar limites. O desespero é grande, mas ninguém se entende sobre o local da partida desse jogo decisivo e que vai apontar o segundo time com direito a elite de 2018.

Bom mesmo foi para a Desportiva Guarabira, que trabalhou em silêncio, está garantido na Primeira Divisão de 2018 e só espera pelo seu adversário da final. Também está no prejuízo financeiro, pois vai ter que pagar o seu elenco por mais tempo, mas pelo menos já atingiu o seu objetivo principal que era voltar à elite do futebol. Agora é esperar que essa briga no tapetão termine logo, para que se conheça o campeão da temporada. O torcedor também espera pelo fim da confusão.

Futsal

A Taça Cidade João Pessoa de Futsal Nordeste está inscrevendo através da Gesports Consultoria e Marketing. As vagas são limitadas e os contatos podem ser feitos pelo 99108 7075. A competição tem apoio da Uninassau, Clínica Interser, GR Papelaria e Federação Paraibana de Futsal.

Positivo

E por falar em Taça Cidade João Pessoa de Futsal Nordeste, o professor Rogério Velinho, coordenador geral do evento, marcou o congresso técnico para o dia 30, 10h, na sede da AABB, na praia da Penha. Na oportunidade serão definidos os grupos da competição e será apresentado o regulamento. O presidente da Federação Paraibana de Futsal, Bosco Crispim, confirmou presença.

Negativo

Todo cuidado é pouco com as figurinhas carimbadas do esporte paraibano. A Federação Paraibana de Futebol precisa ficar atenta, pois o comentário é que tem umas figurinhas carimbadas trabalhando nos bastidores para complicar ainda mais, a reta final do Campeonato Paraibano da Segunda Divisão. Todo cuidado é pouco, pois as figurinhas carimbadas também circulam no silêncio da noite.

Festival de Primavera

No próximo sábado, será realizado o Festival Primavera, dentro das comemorações de aniversário de 53 anos do Clube dos Oficiais. Todas as modalidades esportivas estarão participando, a partir das 7h, com a concentração dos alunos e pais. O presidente do COPM-BM, Coronel Francisco de Assis está apoiando mais esta ação.

No Foco

O empresário Waldir Lucena já confirmou presença no Prêmio Melhor do Esporte, que será realizado no mês de dezembro. Vai comemorar os 29 anos de Waldir Acessórios com mais uma ação no segmento esportivo.

Ansef

O time de basquete masculino da Ansef confirmou mais um amistoso, agora contra o Motiva, na próxima terça-feira. A professora Janaína Chianca não relaxa nos preparativos, de olho na estreia do Campeonato Paraibano sub-12. Considera a disputa muito equilibrada, mas aposta na conquista de importantes resultados.

14 . Set . 2017

Palmares é campeão da Taça Cidade João Pessoa de Beach Soccer

Em: Futebol Amador

O Palmares Pitimbu Fênix foi o campeão da Taça Cidade de João Pessoa de Beach Soccer, após vencer o SEP Pilar pelo placar de 5x4. O evento foi realizado pela Federação Paraibana de Beach Soccer (FPBS) com apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).

O jogo foi realizado na arena da FPBS na praia do Cabo Branco. Os gols do Palmares foram marcados por Hebert (3), Jefferson e João Neto. Para o SEP Pilar descontaram Danilo (2) e Charles(2).

O Palmares Pitimbu Fênix foi campeão com o técnico Ricardo Nascimento utilizando os seguintes atletas: Diogo, Vitor, Thalison, Edmar, Jefferson, Clayyton, João Neto, Hebert e Geniraldo. O SEP Pilar alinhou com Danilo, Yuri, Charles, Adriano, Hector, Andair, Everton, Nen, Antônio e André. Técnico: Chico Pilar.

O artilheiro foi Jeferson do Palmares Pitimbu Fênix e Charles/Sep Pilar, ambos com 10 gols. O melhor goleiro foi Geniraldo do Palmares Pitimbu Fênix e o melhor jogador foi Jefferson/Palmares Pitimbu Fênix.

A arbitragem da partida ficou a cargo de Vandir Junior e Israel Isidro. A  mesa ficou com Anna Raysa. Todos são árbitros do quadro nacional e da FPBS. O presidente da FPBS, Ailton Cavalcanti, ficou satisfeito com a manhã esportiva. “ Foi uma programação de bom nível e só temos que agradecer a todos os participantes, aos nossos parceiros e ao público que prestigiou essa fase final”, disse.

Preliminares – Antes da decisão, aconteceram duas preliminares. No desafio masculino sub-15 de beach soccer o Projeto Gol de Vida venceu a Moroni pelo placar de 6 a 2, No feminino a vitória foi da  Servicar por 4 a 2 sobre a forte equipe do Pé na Bola.

14 . Set . 2017

Cabo Branco estreia com vitória no Paraibano de Futebol

Em: Futebol Amador
Cabo Branco larga no futebol com resultado positivo contra o Kashima na Maravilha do Contorno

Cabo Branco larga no futebol com resultado positivo contra o Kashima na Maravilha do Contorno

No primeiro compromisso pelo Campeonato Paraibano de Futebol Sub15, promovido pela Federação Paraibana de Futebol, o Esporte Clube Cabo Branco ganhou do Kashima pelo placar de 2x0. A partida foi realizada no último sábado, na Maravilha do Contorno e marcou a estreia dos dois times na competição.

O primeiro gol do Cabo Branco foi marcado por João Victor aos 10 minutos do primeiro tempo, mostrando a força ofensiva do time comandado pelo professor Bruno Leonardo. O segundo e último gol da partida saiu aos 23 minutos do segundo tempo com Weslley Gomes.

Depois de um período de quase dois meses de preparação,  Bruno Leonardo ficou satisfeito com o desempenho do Cabo Branco." Foi uma boa estreia. A garotada sentiu um pouco, o que é natural, mas logo veio a superação e os gols saíram naturalmente. Começamos bem e ainda vamos crescer mais nessa competição. Aproveito para agradecer o apoio dos pais e da diretoria que estão acreditando nesse projeto", comentou.

Na vitória sobre o Kashima, o Cabo Branco utilizou os seguintes atletas: Rafael, Guilherme, Ítalo, Victor, Anderson, Lucas Brito, Daniel, Wesley, João Victor, João Vitor Freire, Pedro, Gabriel, (Pig), Luan e Kleber.

13 . Set . 2017

Acabou o sufoco

Em: Coluna

A agonia passou. O Botafogo derrotou o Sampaio Corrêa e o Fortaleza passou pelo Moto Club. Era tudo que a torcida queria e aconteceu na última rodada. Não queiram saber como aconteceu, pois o que valeu foi se manter na Série C do Campeonato Brasileiro. Os questionamentos ainda estão no ar sobre a classificação, mas agora não adiantam de nada reclamar.

O importante no contexto geral é que a diretoria investiu alto, errou muito e não poderia perder essa chance de continuar na Série C. Deu certo o pensamento positivo do técnico Ramiro Sousa, que ao longo de toda a semana apostou na possibilidade de superar o Sampaio Corrêa e deu certo. Foi sufoco até a última rodada, mas a permanência serviu de comemoração para os mais apaixonados.

Agora que a permanência na Série C está garantida, a diretoria respira mais aliviada e tem tudo para se planejar mais cedo e evitar os erros que foram cometidos e que atormentaram a vida dos torcedores. Não foi fácil esperar pela última rodada e diante de um quadro bastante adverso. Poucos esperavam pela vitória fora de casa, mas ela veio na hora certa.

O que mais se comenta nos bastidores é a possibilidade de Ramiro Sousa continuar como técnico para a próxima temporada. Acho muito difícil. Qualidades ele tem, mas no futebol paraibano pouco se valoriza a prata da casa. Sendo assim, cabe ao torcedor esperar por uma definição dos dirigentes, que devem se reunir ainda esta semana para começar a planejar 2018.

Decisão no futsal

No primeiro jogo da decisão do Campeonato Paraibano de Futsal, categoria adulto, o Brejo do Cruz derrotou o Super 5, em Santa Rita, por 3x0. A partida de volta está marcada para o próximo domingo, 11h, em Brejo do Cruz. O time da casa tem a vantagem do empate para ser campeão.

Positivo

Já está em funcionamento o Projeto ‘MoveMente’, numa parceira entre o Tribunal de Justiça da Paraíba, o Presídio Feminino Maria Júlia Maranhão e a educadora física Germana Dália.Prevenir doenças, combater o sedentarismo no ambiente prisional e assegurar melhor qualidade de vida para reeducandas. As aulas ocorrem duas vezes por semana, no horário do banho de sol.

Negativo

E tem umas figruinhas carimbadas na crônica esportiva exagerando nas comemorações pela permanência do Botafogo na Série C do Campeonato Brasileiro. É por isso e muito mais que o futebol profissional da Paraíba vive nessa decadência. Poucos informaram a trajetória negativa do time botafoguense na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série C. Foi mais uma temporada ruim do Belo, no cenário nacional.

Apcef-PB

A diretoria da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal da Paraíba considerou positiva a participação dos atletas nos X Jogos Regionais da Caixa, realizados em Aracaju. O presidente da Apcef-PB, Carlos Espínola, parabenizou a todos os atletas pelo empenho ao longo de toda a competição.

No foco 1

O presidente do Clube dos Oficiais, Coronel Francisco, comemora o sucesso da realização do torneio início do Campeonato de Futebol, que terminou no domingo com uma grande confraternização na sede de João Pessoa.

No foco 2

O Cabo Branco estreou no Paraibano de Futebol sub-15 com uma vitória de 2x0 em cima do Kashima. O resultado foi muito comemorado pelo professor Bruno Leonardo e pelo presidente Gilberto Ruy. O time esteve com Rafael, Guilherme, Ítalo, Victor, Anderson, Lucas Brito, Daniel, Wesley, João Victor, João Vitor Freire, Pedro, Gabriel (Pig), Luan e Kleber.

10 . Set . 2017

Acabou a tortura

Em: Coluna

O Botafogo pulou a fogueira. Não queiram saber como aconteceu, pois o que valeu foi vencer o Sampaio Correa e o Fortaleza derrotar o Moto Club. O importante no contexto geral é a diretoria investiu alto, errou muito e não poderia perder essa chance de continuar na Série C. Deu certo o pensamento positivo do técnico Ramiro Sousa.

E por falar em Ramiro Sousa, será que ele será mantido para a próxima temporada? Acredito que a partir de hoje ele volta a ser assistente. É sempre assim, quem é da casa não é valorizado, mesmo num momento de conquista, como aconteceu agora. Todo mundo falava em dificuldades, enquanto Ramiro trabalhava o seu grupo e tinha um discurso otimista.

Agora que passou o sufoco e o Botafogo foi mantido na Série C, cabe a diretoria se planejar melhor para a temporada 2018. Foi esse o comentário geral dos torcedores que foram para a Arena Picui Praia e torceram para que o pior não acontecesse. Toda a direção agora precisa pensar melhor e colocar esse time na Série B.

06 . Set . 2017

Ainda respira

Em: Coluna

Ramiro Souza não perde a confiança no Botafogo. Sabe que é quase impossível evitar a queda, mas passa otimismo para todo o elenco para usar a força da superação e derrotar o Moto Club na última rodada. Ramiro Souza insiste em dizer em todas as entrevistas que o time não merece passar o que está passando, mas agora é tarde e ele não tem culpa de nada.

O problema é que além da obrigação de vencer fora, o Botafogo depende dos outros para evitar o rebaixamento. E quando um time chega numa situação como essa, fica difícil acreditar que o pior não aconteça. Sábado passado, na Arena do Picuí Praia, nosso colega de batente, Gabriel Botto, apresentou alguns prognósticos para o Botafogo fugir da degola, mas considerando a caminhada muito complicada.

Outro fato negativo é que o Botafogo tem um retrospecto ruim jogando fora de casa. Quem viu o time perder inúmeras oportunidades de gols nos últimos jogos, fica difícil de acreditar que esse grupo vai se superar contra o Moto Club. Além disso, não são todos os jogadores que falam a mesma língua e isso não é bom para quem vai para uma decisão.

Não adianta mais lembrar o passado. O Botafogo tem que jogar tudo que não jogou até agora para evitar o rebaixamento. A verdade é essa. O técnico Ramiro Souza faz a sua parte trabalhando com um discurso otimista, mas todo mundo sabe que a caminhada ficou mais difícil, depois o empate com o ASA. Agora é questão de milagre mesmo.

Festival da Primavera

Dentro das comemorações dos 53 anos de fundação, o Clube dos Oficiais vai realizar no próximo dia 23, o Festival Primavera, envolvendo todas as modalidades esportivas que fazem parte do seu calendário de atividades. O evento deve reunir um bom público.

Positivo

Belo gesto do professor Adriano Lucena, atletas e pais de atletas do basquete do Motiva. Não aceitaram a vaga oferecida pela Escola Municipal João Alves, de Caiçara, para disputar os Jogos da Juventude. Fizeram melhor: uma campanha que rendeu dinheiro suficiente para o grupo de Caiçara viajar como legítimo representante da Paraíba na disputa nacional. Ponto para quem colaborou com a campanha.

Negativo

Não conto as vezes que acompanhei a delegação da Paraíba nos Jogos da Juventude do Brasil. Agora estou vendo pela primeira vez um grupo viajar sem um profissional de saúde, o que é um absurdo. É lamentável essa falta de compromisso com o esporte. E se um atleta ou qualquer membro da delegação precisar de atendimento médico? Neste caso vai pedir ajuda de um profissional de outra delegação.

Taça Cidade de João Pessoa

O professor Rogério Velinho se reúne hoje, com toda comissão organizadora da Taça Cidade João Pessoa de Futsal Nordeste, que será realizada de 12 a 14 de outubro, com apoio da Federação Paraibana de Futsal, Uninassau, Clínica Interser e GR Papelaria. As inscrições começam na próxima semana com vagas limitadas.

No foco

Tudo pronto para o lançamento do livro do historiador, José Octávio de Arruda Melo - Na Saga do Autinho do Amor ou as Peripécias do Macaco Altino - que acontece amanhã, nas comemorações de aniversário do Auto.

Apcef-PB

O presidente da APCEF-PB, Carlos Espíndola e diretores, se reuniram segunda-feira com os atletas que vão participar dos X Jogos Regionais da Caixa, que acontecerão em Aracaju/SE de hoje até sábado. A delegação completa que embarca com 130 pessoas, entre técnicos, atletas e acompanhantes.