Top Post

Junho/2017




19 . Jun . 2019

Na vontade

Em: Coluna

Muita gente apostou no poder de reação do Treze na partida contra o Confiança-SE, no Amigão, mas deu tudo errado. O time comandado por Flávio Araújo não se encontrou em campo e acabou tomando três gols na primeira etapa, com a defesa brincando de jogar futebol e gerando uma insatisfação geral para os torcedores que prestigiaram o elenco na certeza de que o Galo da Borborema começaria um novo tempo no último domingo.

Com o novo fracasso o Treze permanece na zona de rebaixamento, com seis pontos em oito jogos que disputou até agora na Série C do Campeonato Brasileiro. São quatro derrotas, três empates e apenas uma vitória. Uma campanha desastrosa para quem entrou pensando e sonhando com o acesso. A torcida sofre e com razão, pois essa negatividade do Galo da Borborema vem desde o Campeonato Paraibano, onde sofreu para permanecer na Primeira Divisão.

Uma semana inteira de muito trabalho. É o que tem o novo técnico Kleber Romero e seus comandados para que possam começar a mudar esse quadro indigesto e que só gera revolta entre os torcedores que pensaram em algo diferente na Série C do Campeonato Brasileiro. A ordem é reagir sim, pois os números são bem adversos nessa zona de rebaixamento. É lamentável essa situação do Galo da Borborema, que não esboçou nenhum tipo de reação na maioria dos jogos que disputou.

O elenco do Treze vai ter que trabalhar forte e melhorar muito, pois o seu próximo adversário é o Botafogo que tenta se fortalecer cada vez mais no G-4 e vai jogar em casa, com o apoio da sua torcida. O clássico guarda muitas emoções e os torcedores esperam por um futebol de qualidade. Os dois times precisam do resultado e isso com certeza vai exigir futebol de qualidade. Não existe favorito. Apesar da campanha ruim, o Treze exige e merece respeito dos seus adversários.

Jogo beneficente

Matheus Cunha da Seleção Brasileira sub 20) e Otávio Do Porto devem participar de um jogo beneficente que é proposta do presidente do Cabo Branco, Gilberto Ruy e amigos. O evento será no dia 27. Beto, ex-Fluminense, Gil Bala, Maia, entre outros, também estão na ação.

Positivo

A iniciativa de Gilberto Ruy já ganhou a adesão de muitos desportistas. Todos com o objetivo de arrecadar alimentos e roupas para as vítimas das chuvas que estão caindo em João Pessoa. Até o dia 27, com certeza vai aparecer muito mais gente na secretaria do Cabo Branco para fazer a campanha crescer e minimizar a dor daqueles que estão necessitando de ajuda como roupas e alimentos. Parabéns Giba.

Negativo

Aumenta a cada dia a confusão no Campinense. Até ontem ninguém queria assumir o comando do clube. O presidente eleito, Erivaldo Ferreira, nem tomou posse. O vice-presidente, Antônio Carlos, também desistiu. Todos estão com medo da dívida do clube. Dizem que ultrapassa a casa de R$ 30 milhões. O problema é que a Raposa arrecadou bem nos últimos anos, mas o dinheiro não foi bem aplicado. E haja crise.

Santos

A estreia do Santos de Tereré no Campeonato Paraibano Sub-10 está marcada para o próximo dia 6 de julho, contra CSP, no Estádio Almeidão, às 16h. O técnico Gil Bala está comandando o time pela segunda vez, cheio de otimismo. Acredita que este ano ganha o direito de ser um dos representantes da Paraíba na Copa São Paulo.

No Foco

O secretário de Esportes de João Pessoa,  Emano Santos, está empenhado na realização do Campeonato de Seleções de Bairros. O evento está na pauta de trabalho e vem ganhando força. A bola rola no segundo semestre.

15 . Jun . 2019

É triste

Em: Coluna

Aquele Treze que encarou uma série de dificuldades para se manter na Primeira Divisão do Campeonato Paraibano, também está caindo pelas tabelas no Campeonato Brasileiro, para o desespero geral dos seus torcedores que perderam a confiança quase que total no atual elenco. Infelizmente os números não são animadores. Em sete jogos que disputou o Galo da Borborema tem apenas seis pontos e ocupa a nona posição no Grupo A.

Na zona de rebaixamento o Treze luta desesperadamente para reagir na competição, mas sem muita qualidade em campo. O time comandado pelo técnico Flávio Araújo recebe o Confiança, amanhã, no Amigão, com a obrigação de vencer de qualquer maneira. Se perder vai se complicar muito mais. O grupo está consciente de que não contará com aquele apoio contagiante da torcida, mas entende o quadro assim como a necessidade de somar três pontos nesse confronto.

É triste saber que um time com a tradição que o Treze tem se encontra numa situação tão adversa em 2019. No Campeonato Paraibano foi um desespero para se manter na elite do futebol. O pior é que pouca coisa mudou para as disputas da Série C. Pelo menos é o que grupo mostrou em sete jogos que disputou até agora. A torcida está desanimada e com razão, principalmente quando consulta a tabela e o seu rival, o Botafogo, figura no G-4 e em terceiro lugar.

Mas nem tudo está perdido, pois a competição é longa. No entanto, é necessário que o time alimente o processo de reação a partir de amanhã, quando terá o Confiança em casa. A palavra de ordem é vencer e vencer enquanto o tempo oferece oportunidade. Uma derrota contra os sergipanos, ou mesmo um empate, pode complicar de vez a vida do Galo da Borborema. Sendo assim, quando a bola rolar a competência tem que ficar em primeiro plano para que os três pontos sejam conquistados. 

Futsal

Com base no sucesso da Copa de Futsal Fazendo Amigos, a diretoria do Clube dos Oficiais já está  planejando uma atividade especial que será colocada em prática durante as férias escolares. O coordenador de Futsal do COPM, professor Leucinho, promete novidades.

Positivo

O São Paulo Crystal está com o seu planejamento pronto para brigar forte por uma vaga na elite do futebol profissional do próximo ano. A diretoria confirmou a contratação do técnico Índio Ferreira, que promete montar um time de nível para tornar realidade o sonho da diretoria. Assim que fechar com os jogadores, os dirigentes marcam a apresentação do grupo com uma grande festa.

Negativo

O Campinense tem uma dívida calculada em R$ 20 milhões e é motivo de preocupação para a nova diretoria, antes de tomar posse. O novo presidente, Erivaldo Ferreira, chegou até em pensar em decretar falência para começar tudo do zero, mas não existe nada de oficial. Para sair desse buraco a Raposa vai ter que mostrar muita competência no setor administrativo. É hora de repensar.

Escolinha de Futebol

O gramado do campo do Clube dos Oficiais está recebendo melhoramentos e no início de julho serão retomadas as aulas da Escolinha de Futebol. A diretoria continua recebendo matrículas de alunos novatos na faixa etária entre 5 e 14 anos (sócios e não sócios). Os interessados podem fazer contatos pelo telefone 9.8802-6121.

No Foco

O presidente da Apcef-PB, Carlos Espínola, está apostando alto na realização dos Jogos Regionais do Nordeste. Uma estrutura de alto nível está sendo preparada para o evento que acontece nos dias 23, 24 e 25 de agosto.

Polígono

O voleibol feminino do Colégio Polígono está garantido na fase final da etapa João Pessoa dos Jogos Escolares da Paraíba. O professor Neto aposta na possibilidade de levar os times nas categorias 12-14 anos e 15-17 anos para a etapa estadual que vai definir os representantes da Paraíba nos Jogos da Juventude do Brasil

12 . Jun . 2019

Tranquilo

Em: Coluna

A torcida pediu e o Botafogo fez o seu dever de casa bem feito na rodada do fim de semana pela Série C do Campeonato Brasileiro. Ganhou do Globo-RN por 3x1 e se manteve no G-4 na acirrada disputa pelo acesso. Ainda bem que o time comandado por Evaristo Piza venceu e jogou para escanteio aquela desconfiança que começava a tomar conta dos torcedores, em função dos erros cometidos contra o Fortaleza, na final da Copa do Nordeste e no confronto com o Confiança, em Aracaju-SE.

Evaristo Piza visualizou bem os erros cometidos pelo Botafogo, treinou forte ao longo da semana passada e no domingo chegou ao Almeidão com algumas mudanças no time titular. O que planejou deu certo, pois o Belo rendeu muito mais e construiu um resultado positivo com autoridade, diante de um adversário que tem a suas qualidades na corrida por uma vaga no G-4. Mas ao longo dos 90 minutos o Botafogo foi melhor e saiu de campo com um resultado justo e que serve de motivação para o próximo desafio.

E por falar em novo desafio, o Botafogo terá pela frente o Náutico, que é um adversário bem conhecido e que precisa do resultado para se fortalecer na competição e ganhar a confiança da sua torcida. Com certeza será um adversário muito difícil e cabe ao técnico Evaristo Piza pedir muita cautela aos seus comandados do primeiro ao último minuto de jogo. Tem tempo suficiente para conscientizar o seu grupo e atender as expectativas dos torcedores que sonham com mais um resultado positivo na Série C.

Mesmo se tratando de um adversário qualificado, o Náutico não é um adversário imbatível. O meu amigo José Higyno Guerra (Guerrinha) que é um torcedor apaixonado do Timbu sabe disso e não canta vitória antes do tempo. Ao Botafogo resta treinar enquanto o tempo está a sua disposição para retornar com um resultado positivo. Pelo menos é o que espera a grande nação botafoguense.

Copa do Nordeste

Esqueceram deles. Roberto Limeira, Silvio Tó (in memorina) e Fernando Mendes saíram na frente com o projeto da Copa do Nordeste. Só que nunca foram lembrados pelos organizadores nos momentos das homenagens. Lembro que a luta foi grande antes de ser aprovado e bem aproveitado.

Positivo

E por falar em Fernando Mendes, como dirigente do Botafogo e da Federação Paraibana de Futebol construiu um leque de amizade muito forte. Sem alarde e com inteligência colocou alguns projetos em prática. Trata-se de um desportista nato e que está sempre as ordens de quem gosta de trabalhar com transparência, responsabilidade e com base em planejamento inteligente.

Negativo

Com seis derrotas em seis jogos que disputou o Serrano encerrou a sua participação na Série D do Campeonato Brasileiro perdendo de 8x0 para o América-RN. Sofreu 28 gols e marcou apenas dois. Fecha a temporada com a pior campanha da história da Série D e sem saber o que fazer para apagar essa triste imagem, fruto da falta de planejamento e de investimento certo. Um final infeliz mesmo.

Futebol

A Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) está empenhada na realização da Copa de Seleções de Bairros, no segundo semestre. O secretário Emano Santos já está mobilizando toda a sua equipe com o objetivo de realizar mais um grande evento e fortalecer o futebol amador de João Pessoa. Na próxima semana o assunto será discutido em reunião com os assessores.

No Foco

O paraibano Léo Barbosa participará no final de semana da segunda etapa da Fórmula 3 Sul-Americana, que será realizada no Chile. Viaja cheio de confiança, mas ainda sentindo a falta de um grande patrocinador. Lamentável.

Jogos Regionais

Foi nota 10 o congresso técnico dos Jogos Regionais do Nordeste, que reunirão as Apcefs da região. O evento foi transmitido ao vivo e o professor Rogério Velinho, que é o coordenador geral da competição, deu mais um banho de competência com toda a equipe da Gesports em ação. O presidente da Apcef-PB, Carlos Espínola,  começou muito bem com toda a sua diretoria participando do evento com propostas inteligentes.

08 . Jun . 2019

Deu um branco

Em: Coluna

É tempo de reagir. O torcedor está com saudade daquele Botafogo, ousado e vencedor. Depois que perdeu o título da Copa do Nordeste, fato encarado com naturalidade pela torcida, o time de Evaristo Piza parece que esqueceu de jogar futebol. Pelo menos foi a demonstração que deu contra o Confiança, em Aracaju. Não jogou praticamente nada e acabou amargando o resultado que não estava nos planos.

O Botafogo está no G-4 do Grupo A do Brasileiro, mas com o sinal de alerta ligado, pois aquele futebol de qualidade deixou de aparecer lá em Aracaju. O time tem que fazer o dever de casa bem feito amanhã, no Almeidão, para se fortalecer na Série C e reanimar a torcida. O caminho mais curto é esse e tenho certeza que Evaristo Piza está passando essa mensagem para o grupo, até para não colocar o seu trabalho e a sua competência no cenário das dúvidas.

Ao longo da semana Evaristo Piza acenou com algumas mudanças na defesa, no ataque e no meio campo, mas não oficializou o time titular. No entanto, pelo que viu contra o Fortaleza e Confiança, a saída é mudar. Por outro lado, a diretoria está apresentando algumas novidades, pois já sentiu que se quiser tornar realidade o sonho da Série B em 2020 vai ter que fazer esse time jogar com muito mais qualidade e novas peças.

O Globo-RN é um adversário difícil. Tem sete pontos e ocupa a sétima posição na classificação geral. Por isso mesmo vai exigir muito do Botafogo no Almeidão já que sonha com o G-4. Todo cuidado é pouco e Evaristo Piza teve a semana inteira para trabalhar e conversar com esse grupo que tem apenas a Série C em disputa e não pode mais reclamar de desgaste físico. Tem mais é que jogar um bom futebol e fazer a sua torcida feliz.

Fazendo Amigos

Termina hoje de manhã, a Copa de Futsal Fazendo Amigos, que é promovida pelo departamento de esportes do Clube dos Oficiais. Os jogos começam a partir das 8h. Logo depois acontece a cerimônia de premiação com o presidente do COPM-BM, coronel Francisco de Assis.

Positivo

Além de cuidar dos preparativos da Meia Maratona, o secretário de Esportes de João Pessoa, Emano Santos, também está percorrendo todos os equipamentos esportivos que pertencem a Prefeitura de João Pessoa para melhorar o cenário. Sabe que vai enfrentar dificuldades, mas promete trabalhar e muito com a sua equipe, que está motivada e querendo melhores dias para o esporte da Capital.

Negativo

O  Campinense se despediu da Série D do Campeonato Brasileiro com uma vitória de  4x0 contra o Vitória-PE no estádio Amigão. No dia 14 tem a posse da nova diretoria e a torcida espera por dias melhores em 2020. São seis meses de férias antecipadas e tempo suficiente para planejar a próxima temporada. No próximo ano, além do Paraibano a Raposa tem Série D de novo e Copa do Brasil.

Jogos das Apcefs

Segunda-feira, acontece o congresso técnico dos Jogos das Apcefs do Nordeste, que este ano serão realizados no mês de agosto, em João Pessoa. O presidente da Apcef-PB, Carlos Espínola, recepcionará os dirigentes de todas as entidades. O professor Rogério Velinho vai comandar  o evento e definir as tabelas das nove modalidades.

Vila Olímpica

O gerente da Vila Olímpica Parahyba, Antônio Navarro (C), recebeu os diretores da Apcef-PB na última quinta-feira. Na oportunidade foi discutida a programação que será colocada em prática naquele equipamento esportivo, durante os Jogos das Apcefs do Nordeste. O presidente da Apcef-PB, Carlos Espínola (D), saiu satisfeito com o apoio recebido de Antônio Navarro. Os jogos vão acontecer nos dias 23, 24 e 25 de agosto.

 

05 . Jun . 2019

Falhou de novo

Em: Coluna

O Botafogo perdeu para o Confiança, mas permanece no G-4 do Grupo A do Campeonato Brasileiro da Série C. Pelo menos isso serve de conforto para a torcida, que viu erros gritantes da defesa em Aracaju. O time de Evaristo Piza tomou três gols de cabeça, mostrando muita fragilidade diante de um adversário que não é tão forte assim. Infelizmente o sistema defensivo abusou nos erros na segunda etapa e voltou para casa derrotado.

Contra o Fortaleza o Botafogo perdeu a decisão da Copa do Nordeste após uma falha da defesa, até hoje comentada nos bares e nas ruas da cidade. Isso mostra que o técnico Evaristo Piza vai ter que trabalhar muito mais o seu sistema defensivo e se for preciso, mudar algumas peças para não voltar a cometer erros nesse setor que também é de fundamental importância numa disputa como a Série C do Brasileiro. Se for preciso, tem que contratar para evitar que o pior aconteça no restante da competição.

O tempo ainda está ao lado do Botafogo e de todos clubes na Série C do Campeonato Brasileiro, mas não vale a pena abusar da sorte. Em dois jogos seguidos a defesa falhou e algo precisa ser feito para acabar com essa onda. A palavra de ordem é trabalho e concentrar esforços no sistema defensivo. A briga pelo G-4 está muito equilibrada e toda disputa, principalmente em casa, precisa ser valorizada com muito cuidado.

Como tem até sábado para trabalhar e corrigir falhas, Evaristo Piza tem tudo para mudar a cara do Botafogo no jogo contra o Globo-RN, no Almeidão. Tem a obrigação de fazer o dever de casa para se manter no G-4 e a defesa não pode nem pensar em novas falhas. Tem que mudar radicalmente de comportamento para que o torcedor possa ter mais confiança e continuar sonhando com o acesso para a Série B.

Vôlei Sentado

O Campeonato Brasileiro de Voleibol Sentado - Série Prata -  chegou ao seu final no domingo, com a Tuna Luso Brasileira, de Belém-PA, derrotando a Associação Pernambucana para Amputados por 3x2.  A partida foi realizada no ginásio Hermes Taurino, em clima de muita emoção.

Positivo

O ginásio Hermes Taurino, em Mangabeira, foi alvo de muitos elogios durante os três dias de disputas do Campeonato Brasileiro de Voleibol Sentado - Série Prata - que terminou no último domingo. Ponto para Luciano Fabiano, que é o coordenador daquele equipamento esportivo e tem zelado muito pelo quesito manutenção. Em todos os eventos, Luciano Fabiano procura oferecer o melhor.

Negativo

O Campinense não tem mais nenhuma chance na Série D do Campeonato Brasileiro. A falta de planejamento atrapalhou e muito a vida da Raposa na presente temporada. Tudo indica que as dispensas no atual elenco vão acontecer de forma antecipada, para evitar mais gastos. A torcida está inconformada com tudo que viu acontecer nos bastidores do Campinense.

Meia Maratona

O secretário de Esportes de João Pessoa, Emano Santos, está empenhado nos preparativos da Meia Maratona Cidade de João Pessoa, que terá a largada no dia 11 de agosto. Na semana passada ele se reuniu com representantes de várias secretarias municipais e o projeto avançou. Todos estão confiantes na realização do evento.    

No Foco

Árbitros Paraibanos  (IBSA) Kleber Camelo e Mayara Raquel Crispim, participam do IBSA Blind Football American Championships 2019, em São Paulo. Mostram que a arbitragem paraibana tem espaço em nível internacional.

Destaque

A ginasta Letícia Cardoso, atleta do Grêmio Vila Olímpica, vem apresentando resultados bastante representativos no esporte. Com dois anos e meio praticando a ginástica rítmica, Letícia tem conquistado medalhas em todas as competições que participa. No final de semana passado, no Recife, ela conquistou duas medalhas na modalidade fita pela equipe paraibana, ficando em segundo lugar no geral.

01 . Jun . 2019

Passou

Em: Coluna

Sérgio Meira trabalhou e torceu sem limites. Nelson Lira também, assim como todos os diretores e conselheiros que estavam engajados no projeto do jogo final da Copa do Nordeste. Em toda Paraíba tinha uma torcida imensa na corrida pelo título, mas aquele golzinho no início do jogo acabou com o sonho e o Fortaleza saiu do Almeidão como campeão, resultado justo porque foi mais determinado nas duas partidas decisivas.

Como diz Nelson Lira, passou. Agora o Botafogo tem que concentrar todas as suas atenções na Série C do Campeonato Brasileiro e ao lado da sua torcida que almeja o acesso para a Série B de 2020. O caminho é esse mesmo. De nada adianta chorar, pois a Copa do Nordeste terminou e o sonho do título dessa competição em 2019 chegou ao fim na noite da última quarta-feira, para a tristeza geral da grande torcida que atendeu todos os chamamentos e compareceu em bom número.

O título de vice-campeão da Copa do Nordeste não pode e nem deve tirar os méritos do trabalho que vem sendo feito por Evaristo Piza e seu elenco neste primeiro semestre. Os erros aconteceram, mas os acertos precisam ser levados em consideração para que a caminhada na Série C continue firme e forte, pois a torcida acredita que ainda em 2019 vai comemorar mais uma conquista importante.

Agora o Botafogo foca todas as suas atenções na Série C do Brasileiro, pois amanhã encara o Confiança em Aracaju. Mais um jogo difícil, pois o adversário joga em casa e precisa de um resultado positivo para fazer as pazes com a sua torcida e se fortalecer na competição. Cabe ao Belo esquecer aquela quarta-feira ingrata, errar menos e retornar para João Pessoa com um resultado positivo e muito mais forte no G-4. É assim que deve ser e a torcida agradece ao elenco comandado por Evaristo Piza.

Escolinha de Futebol

A Escolinha de Futebol do Clube dos Oficiais joga hoje de manhã, a partir das 7h30, contra a garotada da OAB, no campo do Oceania, próximo ao Hiperbompreço. A diretoria continua matriculando alunos novatos na faixa etária entre 6 e 14 anos. Contatos pelo telefone 9.8802-6121.

Positivo

Foi nota dez o trabalho realizado pela diretoria do Botafogo para a decisão da Copa do Nordeste. Todo tratamento especial foi dado para todos envolvidos no espetáculo, inclusive ao Fortaleza. O grupo comandado por Sérgio Meira merece elogios, pois o evento foi nota dez e agradou a maioria dos torcedores que foram ao Almeidão. O que faltou mesmo foi a vitória, mas fica para 2020.

Negativo

Apesar de todo esforço concentrado de toda a equipe de trabalho do estádio Almeidão, ficou mais uma vez comprovado que aquela praça de esportes precisa de melhoramentos em diversos setores. Chega de tanto faz de conta, pois a torcida merece respeito. O comentário é que o estádio Amigão, em Campina Grande, está no mesmo patamar, o que é lamentável. O futebol continua sem vez.

Voleibol

Em  agosto, as meninas do Iesp/ECCB/Botafogo-PB, que garantiram vaga na etapa nordestina dos Jogos Universitários, vão a cidade de Maceió, mostrar a força das paraibanas. O time de voleibol masculino ficou na segunda colocação na etapa estadual, enquanto o feminino se sagrou campeão. As duas equipes estão motivadas.

No Foco

 O secretário de Esportes de João Pessoa, Emano Santos, participa amanhã de manhã, da cemimônia de premiação dos vencedores da Etapa Prata do Brasileiro de Vôlei Sentado, no Ginásio Hermes Taurino, em Mangabeira.

Polígono

O time de voleibol masculino do Colégio Poligono começou a etapa João Pessoa dos Jogos Escolares da Paraíba com um resultado positivo. Hoje tenta somar mais pontos na corrida pela classificação, enfrentando o Alice Carneiro, no ginásio da UFPB, a partir das 10h. O professor Jorge Carvalho espera por mais um bom resultado do Polígono.



 

ResponderEncaminhar

28 . Jun . 2018

Não passa confiança

Em: Coluna

Tudo indica que o sofrimento do torcedor brasileiro misturado a um pouco de alegria será o mesmo até o dia em que a Copa do Mundo da Rússia aceitar a presença do Brasil como candidato ao título. O cai-cai de Neymar vai continuar, os erros de ataque parecem sem fim a para a nossa sorte a defesa tem mostrado muita regularidade.

Contra a Sérvia nada mudou. O futebol não foi mais uma vez o esperado, Neymar ficou muito aquém das expectativas e o ataque voltou a errar nas finalizações. O pior é que Tite tem poucas opções no banco para mudar esse quadro, o que gera mais preocupação para o próximo desafio, agora no mata-mata contra o México.

E será contra o México que o Brasil vai ter que mostrar o seu poder de arrancada. O torcedor esperava que isso viesse a acontecer na partida contra a Sérvia, mas não aconteceu em que pese à vitória de 2x0 e a classificação para as oitavas de final. O time mexicano vem de uma derrota para a Suécia, mas com certeza vai exigir muitos dos brasileiros, também perseguidos pelas contusões.

27 . Jun . 2018

E hoje?

Em: Coluna

Na estreia do Brasil na Copa do Mundo, Neymar não rendeu o esperado no empate de 1x1 contra a Suíça e as atenções dos torcedores se voltaram só para o cabelo do craque. No segundo jogo, contra Costa Rica,  o time de Tite sofreu para ganhar no finalzinho por 2x0. Neymar voltou a ser alvo da torcida, pois chorou feito menino após o jogo. E hoje contra a Sérvia, como vai se comportar o Brasil?

Acredito que não veremos Neymar de cabelo novo e muito menos chorando. A expectativa é que o Brasil comece a grande arrancada pelo hexa, com Neymar jogando muito mais e o ataque errando muito menos na hora de finalizar. O torcedor não gostou nada do que viu nos últimos dois jogos e com certeza acredita que o time de Tite vai selar a classificação hoje com muito futebol.

E se o Brasil não colocar em prática um futebol de bom nível e com acertos em todos os setores, a caminhada, se passar pela Sérvia vai ser muito complicada, já que os adversários serão bem mais qualificados na fase de mata-mata. O dia da arrancada é hoje mesmo e todo o elenco está consciente de que precisa render muito mais e errar muito menos, para que os resultados aconteçam com mais naturalidade.

Tite é um  técnico inteligente, estudioso, líder e acima de tudo transmite muita confiança para a torcida. Por isso mesmo e muito mais, trabalhou bem a cabeça do elenco após a vitória contra Costa Rica para mostrar que a caminhada do hexa exige futebol qualificado e bola na rede. A partir de hoje o clima é de decisão mesmo e quem vacilar vai ficar apenas na torcida. Agora resta ao torcedor esperar a bola rolar a partir das 15h.

Torcida na Apcef-PB

O presidente da Apcef-PB, Carlos Espínola, mais uma vez vai reunir os sócios numa grande torcida pelo Brasil, no jogo de hoje, contra a Sérvia. A concentração começa às 11h, com um super-telão e muita animação. No esporte, a Apcef-PB sempre mostra a sua força.

Positivo

No Clube dos Oficiais os sócios também estão mobilizados na torcida pelo Brasil. O presidente do COPM-BM, Coronel Francisco de Assis, vai reunir os associados a partir das 14h e avisa que o restaurante vai funcionar normalmente. Durante toda a Copa do Mundo, a diretoria promete reunir os sócios e convidados nos jogos do Brasil. Uma estrutura de bom nível está sendo montada para a programação de hoje.

Negativo

Acredito que o técnico Evaristo Piza vai ter trabalho para afastar o Botafogo desse quadro difícil. Um torcedor me chamou a atenção e tudo indica que é verdade. O elenco não deixa transparecer entusiasmo quando a bola rola e não passa confiança para a torcida. O que será que está acontecendo nos bastidores? A diretoria não tem deixado faltar nada, mas dentro de campo os resultados não correspondem.

Polígono

O professor João Augusto tem mais é que comemorar. No primeiro semestre o Colégio Polígono só acumulou bons resultados no voleibol, futsal e atletismo. Tudo isso nos Jogos Escolares da Paraíba. Tudo indica que o Polígono terá mais de um representante nos Jogos da Juventude do Brasil. Técnicos e atletas estão de parabéns.

No Foco

Correndo como gente grande,  Matheus Alves, único paraibano entre quase 900 atletas, ganhou medalha de bronze no Brasileiro de Atletismo Sub-20, em São Paulo. O garoto só precisa de mais apoio na corrida por grandes conquistas.

Campeões

No Circuito Loterias da Caixa realizado em São Paulo no último final de semana, a Paraíba esteve muito bem representada pelos atletas da Asdef, Ailton de Andrade e Maria Luzeneide. Eles foram campeões na modalidade de halterofilismo paralímpico. O professor Jailton Lucas é só alegria com os bons resultados.

26 . Jun . 2018

Sobe e desce

Em: Coluna

A campanha da Paraíba no Brasileirão começou com o Treze perdendo para o Iporá, em Goiás, mas como fez bem o dever de casa e venceu por 2x0, poderia perder por um gol de diferença para avançar na Série D. E foi o que deu: o Iporá fez 2x1, mas quem ficou com a vaga foi o Galo da Borborema, que começa a nova fase no domingo, pegando o Caxias-RS, no Almeidão, pois foi punido com perda de mando de campo e jogará em João Pessoa.

Aind apela Se´rie D, foi sufoco, mas o Campinense derrotou o Brasiliense, nos pênaltis e está a dois jogos da Série C do Campeonato Brasileiro de 2019. No tempo normal a Raposa não mostrou um grande futebol, mas fez 1x0 e levou a decisão para os pênaltis, onde garantiu vaga para a próxima fase da competição, onde terá o Ferroviário do Ceará como adversário.

Enquanto Treze e Campinense crescem na Série D do Campeonato Brasileiro, o Botafogo desce a ladeira na Série C e se não reagir a partir da próxima rodada, pode entrar na zona de degola, o que torna muito perigoso. O Belo ocupa a oitava posição na classificação, e para ganhar força o time de Evaristo Piza precisa vencer o Confiança, em Aracaju, no domingo e torcer para a Juazeirense perder para o Remo, em Belém.

25 . Jun . 2018

Na agonia

Em: Coluna

Assim como aconteceu no ano passado, o Botafogo começa a esboçar a possibilidade de apenas brigar para não ser rebaixado na Série C. Ainda tem chances de continuar sonhando com a Série B de 2018, mas dentro de campo o elenco ainda não passa aquela confiança total para a torcida. Mesmo com a mudança de técnico, pois saiu Leston Júnior que conversou muito e produziu pouco, e entrou Evaristo Piza que chegou prometendo novos conteúdos para melhorar o rendimento do time, mas até agora nada mudou..

Ainda é muito cedo para avaliar o potencial de Evaristo Piza, mas o tempo é inimigo do Botafogo, que começou bem na Série C e caiu de produção por conta da campanha irregular e cheia de defeitos. O problema é que a disputa pelo G-4 está cada vez mais acirrada e se o time botafoguense perder para o Náutico nesta segunda-feira, corre o risco de cair muito mais na tabela.

O quadro atual é complicado, mas nada que não tenha uma solução. Se o grupo assimilar rapidamente o conteúdo da experiência do técnico Evaristo Piza, o Botafogo pode crescer na Série C. O problema agora é saber que se com as contratações feitas, a qualidade do conjunto vai melhorar. Por enquanto, o cenário é de preocupação.

E toda desconfiança existe sobre o futuro do Botafogo na Série C, porque no ano passado o time chegou à última rodada agonizando e bem pertinho do rebaixamento. Não é isso que a torcida espera em 2018. No entanto, o desempenho da equipe tem mostrado que pouca coisa vai mudar em relação à temporada 2017.

Mais futsal

Na próxima semana a comissão organizadora da edição 2018 da Taça Cidade de João Pessoa de Futsal se reúne, com o objetivo de definir toda a programação. A disputa vai acontecer de 12 a 15 de outubro, com apoio da Federação Paraibana de Futsal.

POSITIVO

Douglas Costa não marcou gol, mas foi decisivo e importante na vitória de 2 x 0 do Brasil sobre a Costa Rica. Com a sua entrada o time brasileiro ganhou velocidade e exigiu mais trabalho da defesa adversária. No final Douglas Costa foi premiado com uma bela jogada e com um passe precioso para Neymar marcar e selar a vitória brasileira. Douglas Costa com certeza tem espaço no time titular de Tite.

NEGATIVO

Apesar dos apelos globais, o torcedor viu a Seleção Brasileira abusar nos erros de ataque e a falta de futebol de Neymar em quase 90 minutos de jogo. O time de Tite mostrou que também precisa de controle emocional, pois caso contrário vai acabar no prejuízo na sequência da competição. Tite e toda a sua comissão técnica vão ter muito trabalho para tornar esse time mais confiável. Falta muito futebol.

Mais apoio

Victor Ferraz não esquece mesmo as origens e sempre que tem uma folga visita o Projeto VF4, que tem suas atividades em João Pessoa. O objetivo é oferecer oportunidades para os garotos que sonham em se tornar jogadores de futebol. Ele também conta com o apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).

No foco 

Na edição 2018 do Prêmio Melhor do Esporte, a comissão organizadora vai reunir craques do handebol paraibano que comemoram 40 anos do título brasileiro. O doutor Heraldo Rocha faz parte dessa geração de ouro.

Grande ação

Além de investir na realização de importantes eventos esportivos, o Major Gentil, que é instrutor-chefe do NPOR do 15 BIMtz, também colabora com ação social em prol da Casa da Criança com Câncer. O projeto do major Gentil está precisando de apoio. Os contatos podem ser feitos pelo telefone 9.8101-1206.