Top Post

19 . Nov . 2017

Só Jesus na causa

Em: Coluna

Talentos não faltam. O que falta ao esporte da Paraíba é apoio para professores dedicados e atletas que sonham com grandes conquistas. Faz tempo que esse quadro negativo está em evidência, sem a menor reação daqueles que têm vez e voz nas câmaras municipais e na Assembleia Legislativa para mudar essa triste realidade.

Falta a capacidade de investir no esporte, sabendo que vai educar a juventude e afastá-la dos maus caminhos. Quando será que a Paraíba vai colocar tudo isso num plano ideal? O tempo vai passando e a cada ano fico sem acreditar, principalmente quando vejo políticos prometendo muito e não fazendo nada.

Acompanhei de perto a reta final dos Jogos das Escolas Estaduais. Senti no semblante de cada professor a vontade de crescer e vencer. Não só com a conquista de troféus e medalhas, mas com o reconhecimento daqueles que podem investir na nova geração, oferecendo o básico. A competição envolvendo só escolas estaduais foi um sucesso. Não faltou nada, a não ser o apoio de alguns diretores de escolas que ainda não acreditam na força do esporte.

Enquanto políticos e empresários não mudam a maneira de pensar e agir, vou ficar esperando que um dia a Paraíba pare de perder seus talentos para os grandes centros, e que eles também deixem de fazer longas viagens de ônibus para representar o Estado. Isso aconteceu nos anos 70 e volta em 2017, para insatisfação de quem sabe o desgaste provocado por essas viagens e o perigo por conta da violência que impera no país. Que o bom senso um dia prevaleça.

Cabo Branco

Muito bom o trabalho que o professor Saulo Caldas faz nas categorias de base do futsal do Cabo Branco. Conta com o apoio do presidente, Gilberto Ruy, e toda a sua diretoria. Em dezembro, estará com sua equipe no Prêmio Melhor do Esporte para comemorar os bons resultados.

Positivo

Diferente e agradável. Assim aconteceu a cerimônia de premiação dos Jogos das Escolas Estaduais, ontem de manhã, no auditório da Escola Técnica Estadual de João Pessoa, em Mangabeira. Além da entrega de troféus e medalhas, muitas atrações musicais para a garotada que prestigiou o evento. A Gerência Operacional do Desporto Escolar acertou na inovação. A festa foi um sucesso e agradou.

Negativo

Alguma definição sobre os estádios que serão utilizados no Campeonato Paraibano de 2018? Nada. Tudo indica que a Federação Paraibana de Futebol vai ter muita dor de cabeça para completar a tabela básica divulgada na semana passada. Tem clube preocupado porque vai ter que jogar longe de sua torcida. O quadro é preocupante, pois são pucos gestores que estão preocupados em colaborar com o futebol.

Na festa

O professor Adenilson Maia (União) prestigiou sexta-feira, a cerimônia de premiação dos Jogos das Escolas Estaduais da Paraíba. Destacou o trabalho realizado pelo professor José Geraldo, que pela quinta vez realiza o evento com muito sucesso, oferecendo oportunidades para professores e alunos que gostam de praticar esporte.

No Foco

O presidente da Apcef-PB, Carlos Espíndola, comemora mais um ano positivo no segmento esportivo. Será um dos homenageados no Prêmio Melhor do Esporte. Carlos Espínola e toda a diretoria já trabalham para 2018.

Interser

James e Cláudia Schmidhäussler, diretores da Clínica Interser, serão homenageados no Prêmio Melhor do Esporte, no próximo mês de dezembro, no Cabo Branco. Ambos tem ações importantes no segmento esportivo e apostam em melhores dias para os técnicos e atletas.

12 . Nov . 2017

Tudo como antes

Em: Coluna

A Federação Paraibana de Futebol divulgou a tabela do Campeonato Paraibano do próximo ano, mas sem os locais dos jogos, para não ficar diferente do que aconteceu no ano passado. Tudo errado como antes e pelo mesmo problema: os campos não atendem as exigências do Estatuto do Torcedor.

No ano passado quando aconteceu o mesmo dilema para divulgar a tabela, alertamos que o fato se repetiria para o Campeonato Paraibano de 2018. Não deu outra. Os campos não atendem o Estatuto do Torcedor e a FPF que tem prazo para divulgar a tabela, decidiu apresentar para os clubes e para a imprensa, sem os locais e no último minuto do tempo que tinha a sua disposição.

O futebol da Paraíba é uma brincadeira de mau gosto mesmo. O tempo passa, mas nesse segmento as mudanças são mínimas e o amadorismo não deixa de existir. É de fazer pena mesmo, quando a Paraíba é comparada aos Estados vizinhos. Sempre sai no prejuízo, pois profissionalismo que é bom não existe. Com isso as falhas continuam sempre em evidência.

O pior de tudo é que a FPF tinha conhecimento da situação dos campos, mas fez o maior mistério para divulgar uma tabela chamada de básica. Sinceramente, isso tem que acabar gente, pois o torcedor está cansado de tanta desorganização. Continuam brincando de fazer futebol na Paraíba, o que é lamentável. Com isso o torcedor paga caro para assistir pobres espetáculos. Ainda bem que o calendário ficou mais curto, o que ameniza a dor.

Futsal em alta

Na etapa João Pessoa dos Jogos das Escolas Estaduais o futsal tem mostrado um bom nível. A rodada de ontem, no ginásio do Centro de Educação da PM, a garotada mostrou qualidade e atraiu um bom público, A rodada definiu a fase semifinal que acontece na segunda-feira.

Positivo

O paraibano radicado no Rio de Janeiro, Samuel Igo, está na reta final do circuito latino americano que acontece em praias geralmente de ondas perfeitas a exemplo da que esse fim de semana decide a temporada. Na condição de vice-líder após segundo lugar na etapa anterior, Samuel é apontado como sério candidato ao titulo de 2017 que se prevê ser decidido hoje no Peru.

Negativo

Agora vai começar a corrida dos times que não querem perder mando de campo no Campeonato Paraibano do próximo ano. O Ministério Público promete agir com rigor mais uma vez e só vai liberar o campo que atender a maioria das exigências do Estatuto do Torcedor. O pior é que tem clube sabendo que vai ter que jogar longe da sua torcida, por falta de campo. É a realidade do nosso pobre futebol.

Na Taça Brasil

O time da Apcef-PB, comandado pelo professor Paulo Mendonça, entra na reta final dos preparativos para a Taça Brasil de Futsal Sub-11, que acontece de 21 a 25 deste mês, em João Pessoa. A diretoria da Apcef-PB, representada pelo presidente Carlos Espínola, está dando total apoio ao trabalho.

No Foco


O professor Jorge Carvalho, que tem relevantes serviços prestados ao voleibol paraibano, será um dos homenageados no Prêmio Melhor do Esporte, no mês de dezembro, no Cabo Branco. Ele merece.

Ivan Fernandes

O árbitro Ivan Fernandes (D) chega aos seus 68 anos com 48 dedicados a arbitragem no futsal. Ontem de manhã, Pitombão como é conhecido carinhosamente, estava em atividade nos Jogos das Escolas Estaduais, trabalhando com Elias Pereira (E) e Cláudia Silva.

08 . Nov . 2017

Sem pisar fundo

Em: Coluna

O Botafogo continua trabalhando com muita cautela na formação do elenco que vai tentar o bicampeonato e cumprir o calendário nacional. Na Maravilha do Contorno não existe pressa, muito menos desespero em função dos anúncios feitos pelos adversários. A diretoria encara tudo com naturalidade e procura fazer o melhor nos bastidores para atender bem a sua torcida.

Por enquanto foram contratados os laterais Felipe Cordeiro e Fábio Alves, o goleiro Remerson, o meia Allan Dias, além dos atacantes Nando e Tiago Faria. Tudo foi feito em cima de um planejamento que foi elaborado para acertar mais nas contratações, o que não aconteceu em 2017. Serviu de lição sim, pois agora os diretores estão analisando bem as indicações que são feitas, já que o objetivo é colocar um grupo de qualidade em ação para todo calendário.

Acredito que a partir desta semana a diretoria vai apressar o passo, pois o Campeonato Paraibano começa logo no início de janeiro e o grupo vai precisar de um entrosamento para mostrar qualidade dentro de campo. Os contatos avançam, mas a diretoria só divulga o nome quando o contrato é assinado, para evitar a falsa expetativa e ao mesmo tempo fugir dos leilões que já estão em evidência nos bastidores do futebol.

O Botafogo fala em contratar sim, mas até agora não falou naquele jogador bilheteria. Trabalha com muito cuidado, mas acredito que o objetivo é trazer pelo menos uma atração para que a torcida ganhe motivação. Só que até agora nenhum diretor acenou com essa possibilidade. Sendo assim, resta ao torcedor esperar com paciência para sentir o que vai acontecer até o final de novembro.

Jogos Estaduais

Agrada o bom nível da etapa João Pessoa dos Jogos das Escolas Estaduais. A competição está acontecendo desde a última segunda-feira numa realização da Secretaria de Estado da Educação, através da Gerência de Desporto Escolar. A cerimônia de premiação será no dia 14.

+POSITIVO

O professor José Geraldo, coordenador geral dos Jogos das Escolas Estaduais lembra que a reta final da competição de 2017 também está acontecendo paralelamente nas cidades de Campina Grande, Catolé do Rocha, Cajazeira e Itaporanga. O evento tem como meta fortalecer a prática esportiva nas escolas de todas as regiões de ensino da Paraíba, garante José Geraldo.

-NEGATIVO

É muito acanhada a estrutura que está sendo oferecida ao técnico Ramiro Sousa para trabalhar com a Seleção Sub-20 que vai representar a Paraíba no Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, a partir do próximo dia 29, no Rio de Janeiro. O material de treino deixa muito a desejar e Ramiro Sousa está torcendo por melhores dias. A FPF tem que trabalhar com profissionalismo.com a turma do sub-20.

Escolinhas

Tudo pronto para a programação de amistosos de amanhã, entre Clube dos Oficiais e Santos, nas categorias sub-7, sub-9 e sub-12. A bola rola a partir das 19h no campo do Clube dos Oficiais. As duas escolinhas continuam recebendo alunos novatos. Contatos pelos fones 9.8802-6121 (COPM) e 9.8859-5228 (Santos).

NO FOCO

O piloto paraibano, Léo Barbosa, único do Nordeste na Fórmula 3, será um dos homenageados no Prêmio Melhor do Esporte, em dezembro, no Cabo Branco. Léo faz bonito no cenário nacional. Vai longe!


Guto Clerot

O ex-secretário de esportes de João Pessoa, Guto Clerot, continua apoiando grandes eventos. Semana passada, ele recebeu o jornalista Marcelo José, na Sejer, e confirmou o apoio ao Ecopedal Turístico de João Pessoa, que será realizado dia 19. Acredita na força do esporte.

05 . Nov . 2017

Calado

Em: Coluna

Depois que fechou parceria com o São Paulo-PB para disputar o Paraibano de 2018, a diretoria do Auto Esporte trabalha em silêncio na formação do elenco, com o pensamento de fazer bonito na próxima temporada evitar aquela briga apenas para se manter na Primeira Divisão.

O dinheiro continua difícil no Auto Esporte, mas essa nova parceria deve facilitar a vida da diretoria na formação do elenco. Pelo menos é o que se espera com base no que foi conversado naquela entrevista coletiva em que o técnico Maia foi apresentado. O discurso foi animador e a torcida espera que funcione na prática já na pré-temporada.

E por falar em Maia ele também trabalha em silêncio nas indicações que estão sendo feitas para formar o elenco. Apresenta os nomes e deixa o resto por conta da diretoria, que tem a responsabilidade maior de contratar dentro da realidade financeira do clube. Essa tabelinha é boa e pode render bons frutos quando a pré-temporada for iniciada oficialmente. Pelo menos é essa a grande expectativa do torcedor que sonha com melhores dias para o time automobilista.

Mesmo administrando problemas, que não existem só no Auto Esporte, a diretoria está confiante para a próxima temporada. Cobra mais apoio dos conselheiros e aposta tudo que tem direito na parceria que fechou com o São Paulo-PB. É hora de unir forças sim, para que o melhor aconteça. Cabe ao torcedor esperar com confiança para sentir logo na pré-temporada como será o Auto em 2018.

Pedalando

No dia 19 vai acontecer o primeiro Ecopedal Turístico de João Pessoa. A concentração será às 6h, na Enduro Bike, em Mercado Central. A largada está programada para 7h30 e os ciclistas vão percorrer os principais pontos turísticos da Capital. Contato pelo telefone 98848-6930.

Positivo

A diretoria do Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar da Paraíba - COPM-BM - está preparando uma vasta programação para inaugurar o gramado sintético do campo de futebol da sede de Campina Grande. O evento deve acontecer ainda este mês. Os oficiais, e os alunos do Projeto Formando Cidadão serão contemplados com esse novo investimento da diretoria do COPM-BM.

Negativo

Até agora ninguém se pronuncinou oficialmente sobre as condições dos campos que deverão sediar jogos do Campeonato Paraibano do próximo ano. A maioria não atende as exigências do Estatuto do Torcedor, o que pode atrapalhar a Federação Paraibana de Futebol, na hora da confecção da tabela. O problema merece ser tratado com urgência, pois a competição vai começar em janeiro.

Natação

No dia 29 de outubro, foi realizado no Colégio Pio X, o Festival de Natação da instituição. A arbitragem foi efetuada pelos alunos do curso de Educação Fisica da Faculdade Uninassau da disciplina de natação , com responsabilidade da coordenação do curso e da professora Talita Leal. Foi nota 10.

No Foco

O professor José Geraldo, coordenador geral dos Jogos das Escolas Estaduais, é só otimismo para a etapa João Pessoa que começa na próxima segunda-feira. Professores e atletas também está motivados. Isso é bom.

Uninassau

A diretora da Faculdade Uninassau, Daniela Teixeira, e a coordenadora do curso de Educação Física, Tereza Carmem, também serão homenageadas no Prêmio Melhor do Esporte, no mês de dezembro, no Cabo Branco. Ambas acreditam na força do esporte e têm ações importantes.

01 . Nov . 2017

Futuro misterioso

Em: Coluna

Sábado passado, na arena do restaurante Picuí Praia, no Bessa, fui questionado por vários torcedores do Botafogo sobre o trabalho que a diretoria vem fazendo para a temporada 2018, onde um dos objetivos é a conquista do bicampeonato. Deixei bem claro que em relação ao planejamento que foi praticado em 2017 não existe quase nenhuma diferença.

Na opinião dos torcedores a diretoria precisa apressar o passo, pois os adversários estão se cuidado e o primeiro desafio está programado para começar em janeiro. O calendário do Botafogo exige um elenco de qualidade, o que deixou a desejar em 2017. Se o pensamento da diretoria não mudar, não podemos apostar em boas perspectivas para 2018, principalmente no cenário nacional com Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Brasileiro.

Assim que o Botafogo se livrou do rebaixamento na Série C, alguns diretores acenaram com a possibilidade de reduzir os investimentos para 2018. Isso é ruim, pois as disputas nacionais exigem muita qualidade dos profissionais que estarão em ação. Não sei como, mas a diretoria precisa encontrar um meio de contratar o necessário e errar menos, o que não aconteceu em 2017.

Por enquanto a diretoria trabalha com cautela e estuda bem o mercado para evitar erros em contratações. Em 2017 as falhas aconteceram nesse quesito e por isso mesmo todos agora estão com o freio de mão puxado. Ao torcedor que acompanhou bem o desempenho do time em 2017, resta esperar e torcer para que algo de novo possa acontecer, principalmente no cenário nacional.

Futsal

O presidente da Federação Paraibana de Futsal, João Bosco Crispim, viaja hoje para São Paulo, onde vai representar o Nordeste numa reunião de dirigentes de todo o Brasil. O encontro promete ser bem concorrido e Bosco promete exigir mais apoio para o futsal nordestino.

+POSITIVO

O professor Magno Cerqueira está ultimando os preparativos para fortalecer o Programa Esportivo Educacional - Pese - no núcleo do CT Ivan Tomaz, no Valentina de Figueiredo. Ele conta com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação. Os alunos antigos estão se matriculando. Logo depois será a vez dos novatos.

-NEGATIVO

E tem umas figurinhas carimbadas que ficam torcendo contra o esporte paraibano. Não entendem que estão cavando a própria sepultura na busca de interesses pessoais. O interessante é que as figurinhas vivem do esporte. A Paraíba está cheia de talentos em todas as modalidades, mas falta o reconhecimento e o apoio necessário para que possam aparecer com mais resultados.

Boa estreia

O professor Rogério Velinho comemora a boa estreia do Auto Esporte no Campeoanto Paraibano de Futebol Feminino. Fez 6 x 0 no Serrano. Os gols da vitória foram de Carla (3) Bruna (2) e Betânia. Ponto para o Clube do Povo que está começando um novo projeto no futebol feminino com a coordenação e a experiência de Velinho.

NO FOCO

O empresário James Schmidhäussler tem ações importantes no segmento esportivo e será homenageado no Prêmio Melhor do Esporte, no mês de dezembro. James sempre empresta sua experiência no esporte.


Voleibol campeão

O professor José Geraldo e todo o elenco do voleibol masculino do Unipê será homenageado no Prêmio Melhor do Esporte, programado para o mês de dezembro, no Cabo Branco. A campanha do Unipê foi um sucesso e resultado na conquista do título de campeão no voleibol masculino. Ponto para José Geraldo e seus comandados.

 

29 . Out . 2017

Começou a correria

Em: Coluna

Agora que a fórmula de disputa do Campeonato Paraibano foi definida e o regulamento conhecido e aprovado, começou a correria pra valer dos clubes na busca de reforços. Todo dia as novidades estão na mídia e isso deixa boas perspectivas para a próxima temporada, que tem início em janeiro. Ninguém perde tempo, pois sabe que a competição exige qualidade.

E por falar em qualidade ainda não apareceu aquela grande estrela para as disputas do Campeonato Paraibano. Botafogo, Treze e Campinense que são apontados como os maiorais ainda estão estudando o mercando e planejando ações para a próxima temporada. Isso não é bom, mas os dirigentes sabem onde o sapato aperta mais.

Mesmo com fórmula de disputa definida, a Federação Paraibana de Futebol vai ter dor de cabeça para divulgar a tabela do Campeonato Paraibano.

Vai percorrer o mesmo caminho de 2016, pois a maioria os campos não atende as exigências do Estatuto do Torcedor. Até o estádio Amigão, em Campina Grande está ameaçado de ficar de fora das primeiras rodadas, já que as reformas anunciadas ainda não foram iniciadas.

A grande preocupação é que a CBF ofereceu um calendário cruel para os Campeonatos Estaduais e ninguém tem saída para fugir dele. Por isso mesmo a FPF tem que correr contra o tempo e exigir os campos, pois caso contrário o prejuízo vai ser grande. Não tem como pensar em atraso. A bola vai rolar com quem tiver

Skate

No Parque Solon de Lucena (Lagoa), aconteceu ontem à tarde, a partir das 14h, a terceira etapa do Circuito Paraibano de Skate que contou com a categoria mirim, iniciante, amador um e amador dois. O evento tem o apoio da Prefeitura de João Pessoa.

POSITIVO

Quem está feliz da vida na Associação Atlética Paraíba - AAPB - é o goleiro Luiz Felipe, que marcou o gol do título na Taça Brasil de Futsal Sub-15, no último final de semana, em Anapólis Goiás. O time perdia na prorrogação por 1x0 e quando faltavam dois minutos para fim do jogo, apareceu Luiz Felipe para deixar a sua marca e comemorar o primeiro título nacional. A AAPB agora integra a elite do futsal nacional.

NEGATIVO

E durante a reunião que definiu a fórmula de disputa do Campeonato Paraibano as figurinhas carimbadas marcaram presença sempre com o objetivo de atrapalhar aqueles que têm propostas inteligentes e viáveis para uma competição. Sinceramente, a realidade do futebol profissional da Paraíba precisa de uma mudança radical urgente, inclusive alijando aqueles que são apelidados de dirigentes.

Escolinha de Futebol

A diretoria do Clube dos Oficiais, em João Pessoa, está oferecendo novas vagas para a Escolinha de Futebol, que atende sócios e não sócios,na faixa etária entre 5 e 13 anos. As aulas acontecem nas quintas-feiras e aos sábados. Os contatos podem ser feitos pelos telefones 9.8802-6121 e 9.9981-5263

NO FOCO

A empresária Patrícia Souza, da Concessionária Lifan em João Pessoa, tem ações sociais importantes no segmento esportivo e será homenageada na edição 2017 do Prêmio Melhor do Esporte, no mês de dezembro.

25 . Out . 2017

Valeu AAPB!

Em: Coluna

Depois de uma invejável campanha, a Associação Atlética Paraíba - AAPB - ainda comemora o título de campeã da Taça Brasil de Futsal, categoria sub-15, em disputa que foi promovida pela Confederação Brasileira de Futsal. Foi um título inédito para a AAPB e para o futsal paraibano. Agora todos fazem parte da Divisão Especial em nível nacional.

A AAPB está de parabéns pelo planejamento inteligente que colocou em prática na Taça Brasil. Reuniu meninos de talento e uma comissão técnica experiente com a base. Por isso mesmo chegou ao título com muita maestria, para a felicidade geral do presidente da Federação Paraibana de Futsal, João Bosco Crispim, que vibra com o crescimento da modalidade.

Além do professor Eduardo Amaral, a comissão técnica da AAPB contou com os professores Renan Lucena e Bruno Leonardo. Um trio de qualidade e que trabalha muito bem a base do futsal. Na quadra os campeões foram Rafa Queiroz, Pedro Perazzo, Izecson Gabriel, Jean Carlos, Paulinho, Diego, David, Delmir, Luiz Felipe, André, Gabriel, João Victor, Wesley e Caio Robson

No primeiro confronto na Taça Brasil de Futsal, a AAPB goleou a Associação Atlética Uirapuru (MT) por 5x0. No segundo jogo o time paraibano goleou a Associação Desportiva Arena (GO) por 4x0, no terceiro ganhou da Perdigão por 6x1 e na grande final o empate em 3x3 com a Associação Desportiva Arena (GO). Uma campanha pra homem nenhum botar defeito. E viva o futsal da AAPB e da Paraíba.

Jogos Estaduais

O professor José Geraldo, coordenador geral dos Jogos das Escolas Estaduais,disse que as inscrições para a etapa João Pessoa terminam sexta-feira e não haverá prorrogação no prazo. Os interessados devem comparecer ao Centro Administrativo bloco I 3º andar.

+POSITIVO

Mais uma vez o jornalista Fábio Bernardo está na cobertura dos Jogos Universitários Brasileiros, que estão acontecendo em Goiânia-GO. É um profissional qualificado e que sempre valorizou o desporto universitário. A segunda fase da competição com as modalidades coletivas começou ontem, e a Paraíba rem chances reais de novas conquistas em nível nacional.

-NEGATIVO

Antes de ir para Anapólis-GO para as disputas da Taça Brasil de Futsal, a diretoria da AAPB percorreu muitos corredores na busca de apoio para a viagem e para representar a Paraíba numa disputa nacional. Não conseguiu nada e o esforço concentrado foi grande dos pais dos atletas. Agora que o time foi campeão, tem um monte de figruinha carimbada querendo pegar carona no título. Lamentável.

COPM-BM x Santos

Um bom amistoso está programado para amanhã, a partir das 19h. As Escolunhas do Clube dos Oficiais e do Santos estarão em ação, com garotos na faixa etária entre 6 e 12 anos. O evento será realizado no campo do Clube dos Oficiais. Os professores Massilon Moreira e Francisco de Assis (Didi) prometem um desafio de bom nível.

NO FOCO


  • O professor Aluílson Costa está na reta final dos preparativos para a IX Travessia M´ster Apcef-PB, que será realizada no próximo dia 5 de novembro, na praia do Cabo Branco. Garante que vai ser um sucesso de público.

  • O Projeto Meninos de Santa Teresinha, que incentiva a prática de futsal, receberá em novembro, 59 pares de tênis doados pelo atacante Hulk.O projeto é idealizado pelo servidor do TJ da Paraíba, Humberto Morais e tem o apoio do Tribunal e da Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (Aemp).
23 . Out . 2017

Antecipou

Em: Coluna

O presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, saiu na frente. Preocupado com o calendário cruel que está sendo oferecido pela CBF ele decidiu unir os dirigentes do futebol sertanejo e antecipar uma proposta que possa ser melhor analisada por todos os clubes e encaminhá-la na reunião que está marcada para segunda-feira, na FPF.

Se depender da proposta de Aldeone Abrantes, que já conta com o apoio de outros filiados, o Paraibano será disputado em 16 datas, com os dez times divididos em dois grupos de cinco. O início seria no dia 14 de janeiro e o término 8 de abril. Na proposta também consta que os times cabeças de chaves seriam os dois melhores colocados em 2017, Botafogo e Treze. O restante seria dividido em dois grupos, com a manutenão dos clássicos.

Ainda bem que Aldeone Abrantes lançou essa proposta, que é válida e pode avançar a formatação do Paraibano de 2018. Tudo indica que a reunião desta segunda-feira será produtiva, desde que as figurinhas carimbadas não atrapalhem. O calendário do próximo ano será muito exigente e o melhor caminho é realizar uma disputa compacta e inteligente.

A grande preocupação está relacionada aos estádios. A discussão ainda está muito vaga e a maioria dos campos não atende as exigências do Estatuto do Torcedor. Isso com certeza vai gerar problema, como aconteceu este ano. A diferença é que existiam datas e em 2018 o calendário é muito curto. Sendo assim, a FPF precisa focar a situação dos campos para evitar prejuízo.

Escolas Estaduais

O professor José Geraldo, coordenador geral dos Jogos das Escolas Estaduais, disse ontem, que a segunda etapa está sendo fechada como foi planejada. Garante que o apoio que o Governo do Estado tem oferecido as escolas, está colhendo bons frutos.

Positivo

Muito válida a iniciativa da diretoria do Auto Esporte, em fechar com o técnico Maia e com o preparador físico Eduardo Silvestre. A dupla tem potencial de sobra para fazer a torcida feliz na próxima temporada, desde que os dirigentes ofereçam as condições básicas de trabalho. Os contatos para fechar com os primeiros reforços já estão acontecendo com a indicação da comissão técnica.

Negativo

O que mais se vê no esporte amador da Paraíba é a falta de apoio para que técnicos e atletas possam cumprir metas. A cada ano aumenta o descaso. Apesar dos importantes resultados que a Paraíba tem no cenário nacional, o reconhecimento não chega e isso tem atrapalhado e muito o surgimento de novos talentos. É lamentável saber que a Paraíba se afasta cada vez mais dos grandes centros.

Vasco em João Pessoa

O professor Renildo Linhares promoveu a abertura de um núcleo esportivo do Vasco da Gama-RJ, em João Pessoa.As atividades no campo da Assif-PB, no Bessa. Os treinos serão na terça-feira à noite e aos sábados pela manhã, com crianças de 5 a 15 anos. Contatos pelo telefone 98814-5720.

No foco

A professora Janaína Chianca, que tem relevantes serviços prestados ao basquete paraibano e hoje treina as equipes do Cidade Viva, será homenageada no Prêmio Melhor do Esporte, em dezembro no Cabo Branco.

Ontem, a Torcida do Ricão - do Botafogo-RJ - completou 17 anos de existência. Nesta segunda-feira a comemoração será durante o jogo contra o Corinthians. As festividades começarão às 19h, com bolo, salgados e cerveja de graça para os botafoguenses, na sede que fica na Rua Tito Silva, 466, em Miramar.

20 . Out . 2017

Noite feliz

Em: Coluna
Noite feliz

Noite feliz

Ao receber o Troféu Heitor Falcão na noite desta quarta-feira, senti a certeza do dever quase que cumprido ao longo dos 35 anos de dedicação ao jornalismo esportivo da Paraíba. Foi um momento emocionante, que tenho mesmo que agradecer ao colega Abelardo Jurema, pela homenagem, pela lembrança e pelo reconhecimento.

Foi uma noite de felicidade. E logo que foi postada a primeira foto nas redes sociais, lá estava Marcondes Brito curtindo. Foi ele que me deu a grande oportunidade de começar no jornal e no rádio. Vou reconhecer sempre e é assim que se deve fazer, quando alguém nos oferece uma oportunidade em vida. Obrigado mesmo Brito, foram belos e inteligentes ensinamentos.

Na presença da minha, esposa (Uyara), minhas filhas (Larissa, Laressa, Luanne e Lillian) do neto (Pessoa Neto) e da neta (Maria Eduarda) recebi o Troféu Heitor Falcão, ao lado de dois grandes amigos, José Vieira Neto e Jonas Batista. Pense numa grande emoção. Obrigado Meu Deus, Meu Senhor. Ainda tenho um pouco de estrada para percorrer no jornalismo esportivo e cumprirei a missão com a mesma seriedade de sempre, fazendo amigos e alcançando grandes conquistas.

18 . Out . 2017

Preocupante

Em: Coluna

O Auto Esporte ainda não tem nenhum planejamento definido para a próxima temporada. Até agora nenhum membro da diretoria se arriscou em dizer que tipo de investimento será feito para disputar o Campeonato Paraibano de 2018. O silêncio é grande e com isso aumenta a preocupação da torcida que espera por dias melhores, mas sem alimentar muita esperança.

Fica cada vez mais difícil de acreditar que o Auto viverá um novo momento em 2018. Tudo indica que a diretoria está administrando problemas pendentes e por isso mesmo fica impossibilitada de pensar em grandes investimentos. Com isso fica difícil pensar que o time automobilista estará na briga pelo título. Acredito que vai mesmo lutar apenas para se manter na Primeira Divisão.

A verdade é que a diretoria do Auto Esporte não está com respaldo financeiro para formar o time dos sonhos da torcida. Sem a força de grandes patrocinadores e contando apenas com o apoio de alguns abnegados, fica difícil pensar na formação de um grande elenco e com qualidade. Tudo vai acontecer em cima de uma realidade que é cruel para quem quer alimentar o sonho de uma grande conquista.

O tempo está passando e até agora o Auto Esporte não saiu do zero. O quadro é preocupante e até a estrutura da sede, em Mangabeira, ainda está muito acanhada. Seria bom que mais conselheiros se juntassem a diretoria, para que o time automobilista saísse desse marasmo. O torcedor gostaria de algo diferente em 2018, mas acredito que vai encarar um ano de sofrência.

Troféu Heitor Falcão

Amanhã é dia do Troféu Heitor Falcão. E lá estarei para receber a homenagem ao lado de profissionais como José Vieira Neto, Jonas Batista e Nilvan Ferreira. Tudo isso é fruto dos 35 anos de atividades no jornalismo esportivo da Paraíba. Agora é só comemorar.

+POSITIVO

A Associação Atlética Paraíba -AAPB - já está em Anapólis-GO para representar a Paraíba na Taça Brasil de Futsal, categoria sub-15. A competição termina no próximo sábado. O professor Eduardo Amaral viajou cheio de confiança, logo após as disputas da Taça Cidade João Pessoa de Futsal Nordeste. A AAPB é uma das referências do futsal paraibano. O trabalho de Eduardo Amaral e equipe é nota 10.

-NEGATIVO

Os dirigentes de futebol dos Estados vizinhos estão se reunindo e encontrando saídas viáveis para cumprir o calendário oferecido pela Confederação Brasileira de Futebol. A ordem é não deixar que os Estaduais morram, como deseja a CBF. Na Paraíba o processo continua devagar, quase parando, o que naturalmente não deixa boas perspectivas para a próxima temporada.

Sucesso

Bem que tentaram atrapalhar o bom andamento da Taça Cidade João Pessoa de Futsal Nordeste, mas a disputa encerrada sábado foi um sucesso. O evento realizado pela Gesports Consultoria e Marketing Esportivo contou com 59 equipes e 110 jogos. Nota dez para o profissionalismo do professor Rogério Velinho.

NO FOCO

O doutor Heraldo Arcela de Carvalho Rocha (gastroenterologista) será um dos homenageados no Prêmio Melhor do Esporte, no mês de dezembro. Fez parte da geração de ouro do handebol paraibano na década de 70.

Cuíca

Giorgio Wilton, mais conhecido como Cuíca (E) é coordenador técnico do Recife Soccer, um dos destaques da Taça Cidade João Pessoa. Elogiou o nível da competição e destacou o trabalho do professor Rogério Velinho (C). O Recife Soccer já é uma referência no futsal pernambucano e o projeto educa através do esporte.